19.4.17

CAMPEONATO REGIONAL SUL DE GOALBALL



Logo do Regional Sul de Goalball
- MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 19 DE ABRIL DE 2017 – QUARTA-FEIRA -
CAMPEONATO REGIONAL SUL DE GOALBALL
 
ADEVIMAR VAI DISPUTAR A COMPETIÇÃO

- A equipe da Associação dos Deficientes Visuais de Maringá (Adevimar) será uma das representantes da cidade no Campeonato Regional Sul de Goalball, que terá Maringá como sede entre os dias 21 e 23 de abril.
Ao lado da Adevimar, Maringá também estará representada pela equipe masculina da Associação Maringaense de Amigos do Centro de Apoio Pedagógico (Amacap).
A competição vai acontecer no Centro Esportivo do Jardim Alvorada, com a participarão de oito equipes masculinas e quatro femininas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os jogos vão acontecer nos dias 21 e 22, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h40. No dia 23 serão das 8h até as 10h30.
O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais - CBDV, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp).
Tato e audição
O Goalball - ou Golbol - é uma modalidade paralímpica surgida na Áustria e praticada por atletas com deficiência visual.
O objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas. A sua percepção é pelo tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para o uso da audição e, assim, os jogadores podem saber em que direção a bola está indo. É um jogo que precisa de muita concentração e, por isso, o silêncio da torcida e da equipe é de extrema importância.
O Brasil ficou na terceira colocação, no masculino, na disputa da modalidade durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Em Maringá, o Campeonato Regional Sul de Goalball será aberto ao público e durante as competições vão ser desenvolvidas ações pedagógicas sobre a prática da modalidade.
Os professores que tiverem interesse em levar seus alunos deverão entrar em contato com a Secretaria de Esportes e Lazer pelo telefone (44) 3220-5764 ou pelo e-mail sesp_paralimpico@maringa.pr.gov.br
- Mais informações: 3220-5764 (Sesp)
Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá