8.5.17

VÔLEI DE PRAIA - CIRCUITO SUL-AMERICANO



- MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 8 DE MAIO DE 2017 - SEGUNDA-FEIRA -
VÔLEI DE PRAIA - CIRCUITO SUL-AMERICANO
 
ÁLVARO E SAYMON LEVAM OURO EM MARINGÁ E BRASIL FICA COM TÍTULO GERAL
Rio de Janeiro (RJ) - O Brasil manteve a hegemonia no Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. Jogando em casa, na etapa brasileira do tour, Álvaro Filho e Saymon (PB/MS) ficaram com a medalha de ouro neste domingo (07.05) ao superarem os chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 sets a 0 (21/17, 21/18). A vitória conquistada em Maringá (PR), na arena montada na Vila Olímpica, deixou o país em primeiro no ranking geral, que soma a pontuação de todas as etapas.
- O dia começou com vitória dos brasileiros na semifinal contra a Argentina. Alvinho e Saymon, atuais campeões brasileiros, superaram Azaad e Capogrosso por 2 sets a 1 (17/21, 21/19, 15/7). Horas depois, na disputa com os chilenos, nova vitória. O Brasil encerra o Circuito Sul-Americano com 1100 pontos nas cinco etapas realizadas.
Saymon, Ernesto Vogado e Alvinho em Maringá
"Estamos muito felizes com essa conquista, em poder colaborar com mais um título para o Brasil. É motivo de orgulho defender nosso país. Só temos a agradecer nossa comissão técnica, nossos familiares e o apoio da CBV", declarou o paraibano Álvaro Filho.
- Nas cinco etapas disputadas o Brasil conquistou três ouros e dois bronzes. A disputa ainda continua no naipe feminino, que terá a etapa final realizada no próximo final de semana, na Argentina. O Brasil também lidera entre as mulheres, com 100 pontos a mais que a Argentina na liderança do ranking geral, muito perto do título geral.
"Conseguimos levar duplas Sub-23 nos torneios em que cada país poderia enviar até dois times, demos experiência e oportunidade para jovens atletas. Além da vivência, conseguiram somar pontos no ranking internacional. Esse título também visa o longo prazo e foi possível com a ajuda dos nossos patrocinadores e apoiadores", analisou Franco Neto, gerente de vôlei de praia da CBV e que acompanha a delegação em Maringá.
- O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada. Cada dupla pode disputar no máximo duas etapas, garantindo que mais times tenham oportunidade de somar pontos e adquirir experiência.
- Os critérios usados pela CBV na convocação são a posição do ranking de entradas do Circuito Brasileiro (a dupla inscrita com melhor colocação) e uma dupla Sub-23 escolhida por critérios técnicos pela entidade, visando dar oportunidade e experiência para jovens atletas. Na etapa ‘Finals’ de Maringá, porém, apenas uma dupla de cada país pode ser inscrita.
BRASIL NO CIRCUITO SUL-AMERICANO MASCULINO2017
1ª ETAPA - COQUIMBO (CHI)
ANA PATRÍCIA/REBECCA - OURO
JÔ/VITOR FELIPE - OURO
TAINÁ/VICTORIA - PRATA
ARTHUR LANCI/GEORGE - BRONZE
2ª ETAPA - ANCON (PER)
LILI/JOSI - OURO
OSCAR/HEVALDO - BRONZE
3ª ETAPA - ROSÁRIO (ARG)
OSCAR/HEVALDO - OURO
VAL/ÂNGELA - BRONZE
5ª ETAPA - MARINGÁ (BRA)
ÁLVARO E SAYMON - OURO
Fonte: CBV - Confederação Sulamericana de Voleibol