12.6.17

HANDEBOL FEMININO - TORNEIO QUATRO NAÇÕES



- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 DE JUNHO DE 2017 – SEGUNDA-FEIRA -
HANDEBOL FEMININO - TORNEIO QUATRO NAÇÕES
SELEÇÃO COMEMORA O TÍTULO DO TORNEIO EM SÃO BERNARDO
- São Bernardo do Campo (SP) - Invicta, a Seleção Brasileira conquistou o título do III Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol, neste domingo (11), e fez a festa da torcida verde e amarela. Ao derrotar Portugal, por 35 a 29 (17 a 13 no primeiro tempo), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), a equipe levantou o troféu e comemorou um passo importante na preparação para o Pan-Americano da Argentina, que começa no dia 18.
- Durante o torneio que teve início na sexta-feira (9), o Brasil passou com placares elásticos pelo Chile e República Dominicana, que ainda hoje, às 14h30, decidem quem fica com a terceira colocação.
- Ao seguir a estratégia proposta para essa etapa, Sérgio Graciano dividiu mais uma vez a Seleção em três grupos. Uma parte ficou de fora do confronto e outras duas em quadra para enfrentar as portuguesas. Desta vez, ele preferiu começar a partida com o grupo das atletas mais experientes. No início do primeiro tempo, Portugal conseguiu fazer uma certa pressão, atrapalhou a defesa brasileira e levou os primeiros minutos com bastante igualdade no placar, chegando até mesmo a ficar na frente. No final da primeira parte o Brasil conseguiu deslanchar. Encontrou espaço no ataque e abriu cinco gols.
- Na segunda etapa, as brasileiras seguiram com os contra-ataques com velocidade, principalmente explorando as pontas, e conseguiram manter a vantagem por volta dos cinco gols o tempo todo. O revezamento das equipes foi mantido, permitindo, assim, ao treinador seguir com a avaliação que precisa para definir as atletas que seguirão para o Pan-Americano.
- Com uma energia importante da torcida brasileira durante toda a competição, Graciano gostou muito da primeira experiência como técnico interino da Seleção. "Todo técnico tem como sonho e objetivo estar à frente da Seleção. Tenho muito orgulho de poder fazer parte do processo, estar em um torneio muito bem organizado como esse e com o público que veio torcer. Temos ainda um trabalho pela frente, visando o Pan-Americano e vamos ter bastante coisa para fazer ainda", comentou.
- Com um placar mais igualado do que nos primeiros dias, o Brasil precisou se acertar em alguns fundamentos para faturar a vitória. Porém, a dificuldade um pouco maior diante de Portugal foi positiva para que o técnico pudesse analisar diferentes aspectos. "Hoje a nossa primeira equipe não defendeu bem. No segundo tempo melhorou um pouco, mas ainda esteve abaixo do que esperamos delas defensivamente. A partir de quarta-feira teremos 16 atletas e começaremos a misturar as atletas e implantar a equipe ideal defensiva. Até aqui tivemos três grupos de trabalho e a partir de agora vamos trabalhar com a Seleção Brasileira", disse Graciano, explicando o sistema que tem sido utilizado desde o início da fase.
- A armadora Duda Amorim, como uma das mais experientes do time, também fez uma avaliação crítica sobre a atuação brasileira. "Acredito que hoje a nossa defesa deixou a desejar. Não foi um trabalho muito bom. Mas, é um novo ciclo que está vindo. Temos muitas meninas com talento, mas precisamos de muito trabalho juntas. O Graciano já está buscando isso e acho que com a chegada do Jorge Dueñas (técnico espanhol que assumirá a Seleção a partir de agosto) e a implementação de um trabalho mais coletivo vai ser bom para nós. Agora para o Pan acredito que temos equipe e energia para nos classificarmos. Isso é o mais importante. E, mais para a frente continuamos o resto do trabalho."
Gols do Brasil: Jéssica Quintino (6), Bruna (5), Samira (5), Ana Paula (4), Duda (3), Deonise (3), Amanda (2), Larissa Araujo (2), Mayara (2), Mariana Costa (2) e Regiane (2). Gols de Portugal: Mariana (8), Soraia (4), Sandra (3), Erica (3), Claudia (3), Maria (3), Cristiana (1), Patricia (1) e Adriana (1).
- Brasil e Portugal voltam a se encontrar nesta terça-feira (13), às 19h30, no mesmo local, em um amistoso que ainda faz parte da preparação da equipe nacional para o Pan.
RESULTADOS DE JOGOS DO TORNEIO
SEXTA-FEIRA - DIA 9 / JUNHO / 2017 – EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
PORTUGAL                                                                 26X14 REPÚBLICA DOMINICANA
BRASIL                                                                      40X13 CHILE
SÁBADO - DIA 10 / JUNHO / 2017 – EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
PORTUGAL                                                                31X26 CHILE
BRASIL                                                                      36X9 REPÚBLICA DOMINICANA
DOMINGO - DIA 11 / JUNHO / 2017 – EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
CHILE                                                                         27X21 REPÚBLICA DOMINICANA
BRASIL                                                                       35X29 PORTUGAL
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO TORNEIO
GRUPO ÚNICO                                                                                PG          VT           DE          PONTOS
BRASIL                                                                      6          3          0          111X51 = +60
PORTUGAL                                                                4          2          1          86X75 = +11
CHILE                                                                         2          1          2          76X92 = -26
REPUBLICA DOMINICANA                                          0          0          3          44X89 = -45
PROGRAMAÇÃO DE JOGO AMISTOSO FEMININO
TERÇA-FEIRA - DIA 13 / JUNHO / 2017– EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
19H30 - BRASIL                                                          X PORTUGAL
SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA
GOLEIRAS
- Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria), Gabriela Moreschi (Larvik-Noruega) e Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP).
ARMADORAS
 - Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC), Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França), Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria), Mariane Cristina Oliveira Fernandes (São Bernardo-SP) e Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).
CENTRAIS
- Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia), Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP) e Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).
PONTAS
- Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca), Larissa Fais Munhoz Araujo (Erd Noi Késilabda-Hungria), Larissa Inae da Silva (CS Magura Cisnadie), Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).
PIVÔS
- Regiane dos Santos Silva (São Bernardo-SP), Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP) e Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).
COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: Sérgio Luiz Graciano
Assistente técnico: Daniel Suarez (Cubano)
Assistente técnico : Cristiano Rocha
Médica: Pauline Bittencourt
Fisioterapeuta: Marina Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Massoterapeuta: Aparecida Rocha
Supervisor: Álvaro Herdeiro
Fonte: Federação Internacional de Handebol