23.7.17

FUTEBOL FEMININO - BRASILEIRÃO 2017



- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 de JULHO de 2017 - DOMINGO -
FUTEBOL FEMININO - BRASILEIRÃO 2017
SEREIAS DA VILA CONQUISTAM O TÍTULO
- O Santos é o campeão do Brasileiro Feminino Série A-1! Depois de vencerem o jogo de ida por 2 a 0, na Vila Belmiro, as Sereias da Vila bateram o Corinthians por 1 a 0, na Arena Barueri, e garantiram o título. Após o apito final e muita comemoração, as jogadoras subiram ao pódio para receber as merecidas medalhas das mãos do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
TÉCNICO E JOGADORAS SANTISTAS COMENTAM CONQUISTA
- No topo do futebol feminino nacional! O Santos conquistou nesta quinta-feira (20) o título de campeão do Campeonato Brasileiro Feminino Série A-1. O último capítulo da competição começou na Vila Belmiro. Em casa, a equipe santista derrotou o Corinthians por 2 a 0 diante de mais de 15 mil pessoas.
– É um time que mereceu desde o começo, que fez uma campanha muito boa. Lutamos até o final, ganhamos lá e ganhamos aqui. Esse time merece muito. E eu fico muito feliz que o público pode acompanhar o nosso futebol e não só o nosso, mas o crescimento do futebol feminino no Brasil – declarou a capitã Maurine.
- O ato final de uma campanha brilhante veio com a vitória fora de casa por 1 a 0. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Maria cruzou e a artilheira Sole Jaimes não desperdiçou: 1 a 0. Dona da única assistência do duelo, a meia comentou sobre campanha do time.
– Nós viemos de uma sequência de jogos muito boa. Nosso time estava muito focado, a gente sabia que seria muito difícil, mas em nenhum momento desistimos. A gente se falava o tempo todo, uma corrigia a outra. A nossa união, nossa garra e determinação fizeram a diferença – contou Maria.
- Na reta final, o Alvinegro praiano venceu cinco dos seis jogos que disputou durante o mata-mata e fez o que mais ninguém conseguiu ao longo do campeonato: vencer o Timão na Arena Barueri.
– Estamos muito felizes. Não foi fácil. Tivemos equipes super qualificadas pela frente, mas fomos merecedores. Sabíamos que a diferença que o Corinthians tinha que tirar era grande e que algumas oportunidades iam aparecer. Fomos felizes na primeira que apareceu. Usamos bem nossa estratégia para vencer aqui com muita humildade e respeito pelo adversário – analisou o técnico Caio Couto.
PRESIDENTE COMENTA A CONQUISTA
- O caminho do Santos até o título do primeiro Brasileiro Feminino Série A-1 começou em 2015, quando o presidente Modesto Roma Júnior remontou o time feminino do Peixe. As conhecidas Sereias da Vila ganharam o país no início da década quando tinham Marta, Cristiane e companhia no elenco. Depois da pausa de três anos na modalidade, o mandatário santista insistiu no retorno e agora comemora a primeira conquista nacional da nova geração.
– Retomamos o trabalho que tinha sido interrompido. E, depois de dois anos e meio, realmente conseguimos fazer o time voltar a ser vencedor. Lógico que não conseguimos fazer tudo em um ano, tem que ter o amadurecimento que culminou neste título – disse o presidente santista, em entrevista ao site da CBF.
- Com tradição no futebol feminino, o Santos é considerado referência para a modalidade no Brasil. Um dos maiores incentivadores da categoria, Modesto Roma Júnior enxerga isso com bons olhos e acredita que o exemplo já está sendo seguido por todos os clubes.
– Está sendo (referência). Você vê o Sport, de Pernambuco, o Vitória de Santo Antão e muitos outros, todos são profissionais. Tem o Kindermann, o Iranduba também, todos são trabalhos importantes e sérios para o futebol feminino. Então está repercutindo. Nós fazemos o que é possível ser feito. Não é o ideal ainda, mas a gente vai evoluindo a cada jogo, procuramos melhorar a cada dia. Sei que não é fácil para os clubes, assim como para nós também não é. Por mais que a gente busque a igualdade de gênero, sabemos que o homem é diferente da mulher. Então a gente analisa essa diferença para que as pessoas entendam que o futebol feminino tem uma dinâmica diferente da do masculino. E vejo que estamos evoluindo – concluiu.
- Em 2015, quando o futebol feminino voltou à Vila Belmiro, Caio Couto aceitou o convite para comandar o time e, desde então, segue o planejamento. A primeira conquista nacional desde a retomada do projeto é motivo de orgulho para o treinador.
– Era de grande importância para nós esse título, não por medalha ou troféu, mas porque o Santos, além do que estão vendo dentro das quatro linhas, tem muita coisa nos bastidores que não é do conhecimento geral de todos. Então esse título foi importante para todos, para sinalizar que estamos no caminho correto. E, de certa forma, queremos servir de exemplo positivo para todos os coirmãos. Ou seja, mostrar como o Santos encara a modalidade profissionalmente e dá apoio a essas atletas – exaltou o treinador Caio Couto.
RESULTADOS DOS JOGOS DE IDA DAS SEMIFINAIS
RIO PRETO – SP                                         2X1 CORINTHIANS - SP
IRANDUBA – AM                                          1X2 SANTOS - SP
RESULTADOS DOS JOGOS DE VOLTA DAS SEMIFINAIS
SANTOS - SP                                               3X2 IRANDUBA – AM
CORINTHIANS - SP                                    1X0 RIO PRETO – SP
RESULTADO DO JOGO DE IDA DA FASE FINAL
SANTOS-SP                                                 2X0 CORINTHIANS-SP
RESULTADO DO JOGO DE VOLTA DA FASE FINAL
CORINTHIANS-SP                                      0X1 SANTOS-SP
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Campeã:                                                        SANTOS-SP
Vice-Campeã:                                               CORINTHIANS-SP
Fonte: CBF – Confederação Brasileira de Futebol