31.10.17

JOJUPs - JOGOS DA JUVENTUDE



Jogos da Juventude
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 31 de OUTUBRO de 2017 - TERÇA-FEIRA -
JOJUPs - JOGOS DA JUVENTUDE
CURITIBA É A CAMPEÃ GERAL DOS JOJUPS EM LONDRINA
- A força da capital paranaense foi, mais uma vez, comprovada durante a disputa dos Jogos da Juventude do Paraná. Na 30ª edição dos JOJUPs, disputada em Londrina, a delegação de Curitiba foi a que alcançou o maior número de pontos no somatório geral, levando para casa o troféu de grande campeão da Divisão A.
- Contando com uma delegação de 292 atletas, além de um número expressivo de técnicos e dirigentes, a capital paranaense participou com suas equipes em 16 das 18 modalidades em disputa na Divisão A dos JOJUPs. Considerando apenas as classificações gerais de cada modalidade, os curitibanos garantiram presença em 22 pódios de 30 possíveis e, destes, 9 foram no lugar mais alto do pódio.
"Estamos muito felizes com nosso título", disse Roderley Ferreira, chefe da delegação de Curitiba nos Jogos da Juventude. "Foi um ano de dificuldades para todos e sabíamos que seria muito difícil chegar a esta conquista, mas os atletas se superaram. Precisávamos seguir de pontinho em pontinho para chegar ao topo, e todas as modalidades deram sua contribuição para que o título viesse mais uma vez para Curitiba", disse o dirigente.
- Roderley explicou as chaves do sucesso para o mérito de sua delegação. "Todos nós estamos com o sentimento de dever cumprido. Gostaria de agradecer primeiramente à Secretaria de Estado de Esporte e Turismo pela Organização dos Jogos da Juventude, que são sempre muito bem organizados, mas também agradecer o acolhimento da cidade de Londrina, que foi muito importante para nós".
- As últimas equipes a participarem da conquista curitibana foram as do basquetebol masculina e feminina, as quais por estarem classificadas à final, já estavam somando os pontos necessários para o título curitibano. Mas, segundo o Professor Daniel Lazier, técnico da equipe masculina, os garotos deram o seu máximo para ajudar na conquista. " A galera do basquete não sabia que Curitiba já era campeã-geral. A gente estava esperando este resultado e conversamos sobre isso no alojamento, e então tinha mais esta pressão na final para nossos atletas", disse Daniel, que elogiou a postura da equipe em quadra: "Eles deram o máximo pensando que o ouro no basquetebol seria determinante para o título!"
- Emerson Venturini, Supervisor de Esporte de Rendimento da SEET-PR e Diretor-Geral dos Jogos da Juventude do Paraná, comentou o sucesso do evento sediado em Londrina. "Mesmo sem ter realizado a competição nos últimos dois anos, ainda assim a gente teve um nível técnico muito bom aqui na competição, e isso se refletiu na classificação final, com 3 grandes cidades brigando pela 1ª colocação no quadro de pontuação".
- Venturini também elogiou o município-sede, que voltou a sediar os Jogos da Juventude após 28 anos de ausência. "É um projeto muito grande realizar um evento deste tamanho, com quase 4800 atletas e trazendo para cá quase 100 municípios do estado. Londrina está de parabéns, pois acolheu a toda a comunidade esportiva nestes últimos dias".
- Quem também comemorou a realização dos JOJUPs foi Fernando Madureira, presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). “O evento é um rito de passagem do principais atletas do estado da base para o profissional e conta com um nível de competição muito elevado. Tivemos o desafio de entregar um evento nesse patamar e preciso agradecer muito minha equipe, que se superou e deu todas as condições para que os atletas desenvolvessem ao máximo seu potencial nas competições", disse Madureira, que complementou: "Foram dias de muito trabalho e, chegando ao final, temos a certeza de termos feito o melhor e entregado uma grande edição de Jogos Oficiais do Paraná”.
- Enquanto Londrina passa a se preparar para sediar a edição de 2018 dos Jogos Abertos do Paraná, os JOJUPs seguem para Toledo, um município com muita tradição no esporte e que também já se prepara para dar continuidade a esta retomada dos Jogos da Juventude. "Toledo é uma das melhores cidades do Estado para se organizar eventos. Uma cidade de médio porte, mas que tem todos os equipamentos que a gente necessita para realizar Jogos desta magnitude", observou Emerson Venturini, que concluiu: "O esporte é superação. Tanto quem ganha como quem perde já começa a se preparar para a próxima edição, e tenho certeza que em 2018 a delegação de Londrina vai querer dar o troco, assim como Maringá, que sempre está junto nos primeiros lugares. Além disso, a delegação da cidade-sede vai se preparar muito bem, portanto vai ter mais gente aí brigando pelo pódio".
- Os Jogos da Juventude do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Londrina.
Fonte: Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná