9.2.18

SEET - VERÃO PARANÁ

Verão Paraná 2018
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 9 / FEVEREIRO / 2018 - SEXTA-FEIRA -
SEET - VERÃO PARANÁ
VerãoSEET FINALIZA ATIVIDADES NO VERÃO PARANÁ 
COM 150 MIL ATENDIMENTOS
- Foram 25 dias, de 11 de janeiro a 04 de fevereiro, de atendimentos da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) no projeto Verão Paraná. Ao todo, 12 balneários receberam os acadêmicos e profissionais de educação física, sendo cinco deles com postos fixos e sete com equipes itinerantes. Os fixos se concentraram em Pontal do Paraná, localizados em Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangrilá e Pontal do Sul. Os itinerantes visitaram: em Guaratuba, a Praia Central e Caieiras; em Matinhos os balneários Flamingo, Praia Grande, Albatroz e Gaivotas; e em Pontal o Canto das Pedras.
- Foram quase 150 mil atendimentos, com atividades que aconteceram, nos postos fixos, de quinta a domingo, das 08h às 12h e das 16h às 20h, e terças e quartas-feiras, das 14h às 20h, nas demais praias com as itinerantes. Quase 80 pessoas ligadas à SEET estiveram envolvidas, entre coordenação, monitores e pessoal de apoio.
"Foi um ano de muitos preparativos para que pudéssemos realizar esta segunda edição com o mesmo sucesso que vimos na primeira, em 2017. Além dos números expressivos, percebemos nos veranistas paranaenses e turistas que nos visitaram a alegria em interagir com a nossa equipe, com atividades que atenderam a todas as faixas etárias e levaram ao litoral de nosso estado mais esporte, saúde e entretenimento", comemorou o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício.
- As atividades diárias foram as mais variadas, com ginásticas, danças, recreação (para todas as faixas etárias), atividades esportivas (voleibol, futebol, minifutebol, peteca, entre outras), torneios esportivos, jogos recreativos (brincadeiras infantis, brincadeiras para a 3ª idade e englobando toda a família), gincanas, orientação e promoção de atividades físicas, caminhadas, atividades artísticas e de pinturas.
"Em 2017 tivemos uma retomada do projeto Verão Paraná, conquistada com muito trabalho e comprometimento, e que foi consolidada com excelência em 2018", enfatizou Marcia Simoni, coordenadora das ações da SEET no projeto. "As pessoas vinham até nós, ao longo de toda a temporada, e diziam 'que bom que vocês estão aqui de novo'. E que venha 2019, pois estaremos com a mesma garra e vontade de fazer ainda melhor. É o Governo do Paraná, através da SEET, entregando o melhor Verão que podemos realizar", concluiu.
- Além disso, eventos de maior porte foram organizados para entreter veranistas e moradores locais. Foram dois Jogos das Estrelas do Futebol, que reuniram ex-atletas que fizeram a história do esporte paranaense e brasileiro, a exemplo de Saulo, Roberto Costa, Ademir Alcântara, Paulo Rink entre outros. As partidas foram realizadas dias 22 de janeiro em Shangrilá e 27 em Caiobá, numa parceria com a É-Paraná.
- Destaque também para as apresentações de vôlei sentado, com atletas da seleção brasileira, que aconteceram dia 22 de janeiro em Ipanema, pela manhã, e em Santa Terezinha à tarde. "É um prazer imenso participar deste evento apresentando a nossa modalidade em um formado diferente, praticado na areia, e tendo a possibilidade de dividir a quadra com os veranistas", disse Daniel Jorge, atleta tricampeão parapan-americano e 4º colocado na Rio 2016.
- Já no dia 03, véspera do encerramento das ações da secretaria no litoral, a equipe do Curitiba Rugby desceu a Serra para apresentar o esporte e convidar os veranistas para uma prática lúdica com a finalidade de promover os fundamentos e regras da modalidade. Estiveram comandando esta ação os atletas das seleções brasileiras masculina e feminina, que competiram nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Gustavo "Rambo" Albuquerque e Haline Scatrut. No mesmo dia, à tarde, o desfile para escolher o Garotinho e a Garotinha de Ipanema movimentou as areias do balneário e à noite, em Shangrilá, um emocionante luau celebrou a participação da SEET no Verão Paraná, finalizada no domingo, dia 04.
"Foi de suma importância a presença dos professores nas praias, principalmente para a criançada, que se divertiram, brincaram e assim o dia passava com mais alegria e com mais qualidade de vida", comentou a veranista Silmara Franco. Valores reforçados por Fernanda Brito, residente em Ivaiporã, que passou as férias em Ipanema. Ela também aplaudiu o projeto: "Era visível o quanto eles estavam cuidando das pessoas. Os monitores sempre se apresentando com muito amor e atenção e isso floriu a praia. Quando não estavam aqui não tinha graça".

Fonte: SEET – Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná