30.3.18

SESP – MAIS INCENTIVO AOS ESPORTES

- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2018 - SEXTA-FEIRA SANTA -
SESP – MAIS INCENTIVO AOS ESPORTES
ATLETAS E EQUIPES CORRESPONDEM COM BONS RESULTADOS
- Os últimos bons resultados apresentados por atletas e equipes de alto rendimento que representam Maringá em competições de nível estadual, nacional e até internacional confirmam mais uma vez que o apoio oferecido pelo Poder Público  consolida o esporte amador do município como um dos mais bem estruturados do país.
- A mais recente boa performance dos representantes da cidade foi apresentada no último final de semana em Goiânia (GO), quando a armadora Caroline Duarte Costa - conhecida como Morena - conquistou o título do Campeonato Pan-Americano defendendo a Seleção Brasileira de Handebol, que também se classificou para o Mundial a ser disputado em julho na Hungria.
Morena é natural de Sarandi, tem 18 anos e desde 2016 treina e tem se destacado na Seleção Maringaense de Handebol Feminino.
- No ano passado, por exemplo, além de ser vice dos Jogos Abertos do Paraná e de defender Maringá na Liga Nacional, Morena foi campeã paranaense ao integrar o selecionado estadual da modalidade, que conquistou o primeiro lugar nas quatro categorias disputadas na competição.
TÊNIS DE MESA
- O bom desempenho e dedicação dos atletas ficaram evidentes também no último final de semana nas apresentações das equipes feminina e masculina de Tênis de Mesa de Maringá.
- As equipes maringaenses finalizaram a participação na primeira etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, na Acema, assegurando 18 medalhas no geral. Foram seis de ouro, cinco de prata e sete de bronze. A etapa reuniu 320 atletas, com idades entre 7 e 80 anos de cidades de todo o Estado.
- Além do empenho, dedicação e espírito coletivo, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, atribui os resultados expressivos obtidos pelas várias modalidades esportivas ao bom preparo físico e tático oferecido pelas comissões técnicas. “Outro fator essencial para os bons resultados é o apoio aliado aos investimentos feitos pela Prefeitura de Maringá aos atletas e equipes, por meio de uma criteriosa utilização dos benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte”, diz. Segundo o secretário, o município tem investido muito no trabalho de formação de base, tendo ampliado de nove para 25 o número de associações de modalidades atendidas pelos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.
“Os recursos oferecidos pelos programas de incentivo têm proporcionado boas condições para que os praticantes de esportes de alto rendimento possam se dedicar com maior intensidade aos treinos, ter uma boa alimentação e adquirir materiais esportivos de melhor qualidade. A somatória desse apoio extra tem refletido em vitórias e sucesso coletivo”, explica o secretário.
ESPORTES PARALÍMPICOS
- E o esporte amador maringaense tem brilhado também com as várias modalidades paralímpicas.
A conquista mais recente da categoria ocorreu no último final de semana com o Golball, uma modalidade paralímpica praticada por atletas com deficiência visual.
Atletas da seleção maringaense foram até Florianópolis (SC) e retornaram com a taça de campeão da Etapa Regional Sul de Golball, que reuniu times do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com o coordenador de Esportes Paralímpicos da Sesp, Silvio Podadeiro, a atenção especial que a atual administração municipal tem oferecido às equipes formadas por atletas com deficiência vem resultando, há pouco mais de um ano, em uma notável evolução em todas as modalidades.
“Já fomos vice-campeões dos Parajap′s no ano passado e, com o auxílio da Bolsa Atleta e apoio recebido pelas associações, a tendência é o esporte paralímpico maringaense se destacar cada vez mais”, afirma.
CONVÊNIO COM ASSOCIAÇÕES
- Nas competições estaduais e nacionais a cidade participa com as equipes de Bocha Paralímpica, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Paraciclismo, Handebol feminino, Paracanoagem e Natação - representadas pela União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM); Golfe 7 - representada pela Associação Maringaense de Autistas (AMA); Futebol e Voleibol Paralímpico - que tem como representante a equipe da Associação Maringaense dos Deficientes por Amputação (Assama); Goalball - pela Associação Maringaense de Amigos do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (Amacap); Xadrez - representado pelo Clube do Xadrez e com a equipe de Handebol masculino da Apae.
- Exemplos de evolução e aperfeiçoamento no esporte são o goleiro Vandeir da Silva e o zagueiro Ademir Cruz de Almeida - da Assama - que foram convocados para a Seleção Brasileira de Futebol para Amputados e já treinam em São Paulo para a disputa da Copa Sulamericana, prevista para o final deste ano no México.
- O atleta Ricardo de Souza também é sempre destaque individual no Atletismo, quando disputa as provas de Petra, uma bicicleta adaptada.
- Também são notáveis as participações das nadadoras gêmeas Débora e Beatriz Borges Carneiro, nascidas em Maringá e campeãs mundiais como atletas finalistas olímpicas.
ASCENSÃO PERMANENTE
- Para o diretor de Esportes da Sesp, Valdemar Silva - o “Dema” - o resumo dos bons resultados alcançados por Maringá nas competições de alto rendimento está no título de campeã geral dos 60º Jogos Abertos do Paraná, disputados no ano passado em Apucarana. “Em toda a história dos JAP′s a delegação maringaense sempre esteve no pódio. Ultimamente todas as modalidades estão em constante ascensão e até a nossa equipe de Bolão Feminino, que pouco aparecia, tem se destacado nas competições que participa. Tudo isso é reflexo do bom tratamento e incentivo que as equipes e atletas recebem do Poder Público e do empresariado da cidade”, analisa.
- Entre outros destaques individuais maringaenses nas competições de alto nível, nacional e internacional, desponta a atleta Tábata, campeã brasileira interclubes e eleita a melhor atleta do Brasil na categoria juvenil de Atletismo.
- A partir do auxílio do Bolsa Atleta, Tábata diz que sua carreira ganhou mais um importante impulso. Ela passou a integrar a seleção brasileira e se tornou campeã sul-americana no Equador, ganhou o 1º lugar no Mundial de Portugal - por equipes, entre os países de língua portuguesa - e conquistou o terceiro lugar no Troféu Brasil, a mais importante competição do atletismo brasileiro, que lhe garantiu participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
- Outros maringaenses que atingem visibilidade nacional são os atletas Artur Diego (Vôlei de Praia), Beatriz (Vôlei), Mariana (Handebol) e o paratleta Mauro Santoro, que também são incentivados pelo programa Bolsa Atleta.
“Novos desafios para consolidar esse empenho, garra e determinação dos atletas e equipes maringaenses vão acontecer neste ano, aqui mesmo em Maringá, com a disputa de duas das mais respeitadas competições do esporte amador estadual e nacional. Para o mês de julho está confirmada a realização dos Jogos Universitários do Paraná. Já em novembro, Maringá vai sediar também os Jogos Universitários Brasileiros de 2018”, comemora o secretário Valmir Fassina.
(CP/PMM)
- Mais informações: (44) 3220-5770 / 3220-5775 (Sesp)

Fonte: SESP – Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá