13.4.18

MARINGÁ - PROVA RÚSTICA TIRADENTES

- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 13 / ABRIL / 2018 - SEXTA-FEIRA 13 –
MARINGÁ - PROVA
RÚSTICA TIRADENTES
REFORÇO NA ESTRUTURA PARA RECEPCIONAR MAIS DE 6 MIL ATLETAS EM MARINGÁ
- O atleta que cruzar a linha de chegada da 44ª Prova Rústica Tiradentes não receberá apenas troféus e medalhas: pode levar prêmios para casa, como TV ou bicicleta, que serão sorteados ao final da prova. Além da gratuidade, ou seja, a dispensa de pagamento pela inscrição na prova, a corrida deste ano, que será realizada no dia 22 de abril, o sorteio de prêmios reforça as atrações do evento, que reunirá pelo menos 6 mil atletas.
- Na manhã desta quinta, 12, a Secretaria de Esportes (Sesp) reuniu, técnicos, professores, parceiros e voluntários no Auditório Hélio Moreira para detalhar aspectos inovadores da prova, o que inclui manual com as orientações gerais sobre a corrida.  “Trata-se de um documento que referencia a organização da prova”, disse a coordenadora de Esportes de Rendimento da Secretaria de Esportes, Maris Paes, que organizou o manual junto com profissionais da Sesp.
- O vice-prefeito, Edson Scabora, participou da reunião e sublinhou que o sucesso da prova Tiradentes é resultado de um extenso trabalho de organização, realizado com muita dedicação por dezenas de pessoas. “Não tenho dúvidas de que esta corrida evolui a cada edição, graças ao trabalho criativo e determinado de servidores, parceiros, voluntários e de muitas outras pessoas que se dedicam a fazer da Tiradentes uma prova de expressão nacional”, disse Scabora.
- O secretário de Esportes, Valmir Fassina, reforçou a importância da prova e destacou que o evento é muito exigente em organização, reconhecendo, no entanto, que a equipe da Sesp não é apenas qualificada na gestão dessa e de tantas outras atividades esportivas, mas principalmente motivada. “Trata-se de uma ação coletiva, que envolve não apenas o esporte, mas diversas outras secretarias e parceiros”, disse o secretário.
- A expectativa de maior número de participantes, até em função da gratuidade, terá a contrapartida de infraestrutura mais robusta, com três pontos de atendimento médico (dois no percurso e outro na largada/chegada) e ações mais intensa de limpeza. Durante reunião na manhçã desta quinta, Maris Paes destacou os diversos coordenadores, geralmente ′invísiveis′ na organização da prova,  para sublinhar a importância de cada num em todo o processo.
“Temos muita gente envolvida na organização e o esforço individual é que proporciona um resultado coletivo bem sucedido”, disse a coordenadora de Esportes, nominando as pessoas envolvidas em cada etapa. O manual de procedimentos apresentado pela Sesp durante a reunião constitui documento perene sobre a prova. “Esse documento servirá de orientação para a organização do evento”, disse.
RETIRADA DE KITs
- A retirada dos chips está confirmada para os dias 20 e 21 de abril, sexta e sábado, das 8h às 22 horas, no Auditório Hélio Moreira.
- No momento da retirada do chip cada participante deverá levar um quilo de alimento não perecível. Pode ser arroz, feijão, açúcar ou óleo de cozinha, que será doado ao Provopar-Maringá e repassado a entidades assistenciais do município.
- No dia da prova não haverá inscrição e nem entrega de chip.
LARGADA
- De acordo com o regulamento, a largada da prova será organizada por setores, que deverão ser apontados no momento da inscrição.
- Às 8 horas será a largada da prova principal e às 10h30 largarão as categorias menores.
No dia da prova não haverá inscrição e nem entrega de chip.
44ª EDIÇÃO
- A Prova Rústica Tiradentes é disputada desde 1975 em comemoração ao Dia de Tiradentes, apelido recebido pelo mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, que se tornou patrono dos policiais militares do Brasil.
- A corrida tem percurso de 10 mil metros. As categorias de disputa, para homens e mulheres, são a Baby (até 7 anos), Juvenil (16 a 19 anos), Categoria A (20 a 24 anos), Categoria B (25 a 29 anos), Categoria C (30 a 34 anos), Categoria D (35 a 39 anos), Categoria E (40 a 44 anos), Categoria F (45 a 49 anos), Categoria G (50 a 54 anos), Categoria H (55 a 59 anos), Categoria I (60 a 64 anos), Categoria J (65 a 69 anos) e Categoria K (70 anos e acima).
- O evento teve até hoje 33 vencedores diferentes na categoria masculina, sendo 25 brasileiros e 8 estrangeiros. Na categoria feminina, foram 26 ganhadoras, sendo 19 brasileiras e 7 estrangeiras.  (CP/PMM)
INFORMAÇÕES
- Outras informações sobre a prova deste ano podem ser acessadas no site www.maringa.pr.gov.br/provatiradentes (CP/PMM)
- Mais informações: (44) 3221-5756 (Secretaria de Esportes e Lazer)
Fonte: SESP - Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá