15.12.18

COB - HALL DA FAMA DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO


Resultado de imagem para COB - COMITE OLÍMPICO BRASILEIRO LOGOS
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 / DEZEMBRO / 2018 - SÁBADO -
COB - HALL DA FAMA DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO
COB FARÁ PREMIAÇÃO NA TERÇA-FEIRA - DIA 18/12
- O COB anunciou nesta quinta-feira a criação do Hall da Fama que vai homenagear os grandes nomes da história dos esportes olímpicos do nosso país. A classe inaugural, que será eternizada na próxima terça-feira (18) durante o prêmio Brasil Olímpico, contará com Torben Grael, Vanderlei Cordeiro de Lima e a dupla Sandra Pires e Jackie Silva.
- É fantástico ser homenageada. O esporte me preparou para a vida e sou muito agradecida a ele. Espero que a minha história e dos demais homenageados possa servir de inspiração para as novas gerações e desperte nos jovens atletas o desejo de também chegarem ao Hall da Fama do COB um dia - disse Sandra Pires, que ao lado de Jackie Silva conquistou a primeira medalha olímpica feminina para o Brasil.
OS HOMENAGEADOS
TORBEN GRAEL - VELA
- Um dos maiores nomes dos esportes brasileiros, Torben Grael tem cinco medalhas olímpicas conquistadas em cinco Olimpíadas diferentes: prata em Los Angeles (1984), bronze em Seoul (1988), ouro em Atlanta (1996), bronze em Sidney (2000) e ouro em Atenas (2004).
- Torben Grael já faz parte do Hall da Fama da Vela
VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA - MARATONA
- Medalhista de bronze em Atenas 2004, o maratonista foi parte de um dos momentos mais marcantes da história dos Jogos Olímpicos, quando um padre irlandês o atacou durante a prova. Vanderlei liderava a competição no momento, mostrou perseverança ao superar o ocorrido e ainda chegou no pódio. O brasileiro recebeu o Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração concedida pelo COI e até hoje é o único latino-americano com essa honraria.
SANDRA PIRES E JACKIE SILVA - VÔLEI DE PRAIA
- A dupla fez parte de um dos momentos mais marcantes da história do esporte brasileiro, conquistando o primeiro ouro feminino do nosso país contra outra dupla do Brasil, formada por Adriana Samuel e Mônica Rodrigues. Sandra ainda conquistou mais uma prata, no ano 2000, jogando ao lado de Shelda.
CRITÉRIOS PARA ENTRAR NO HALL DA FAMA
- Anualmente o comitê executivo do COB vai indicar nomes para entrar no Hall da Fama. Os critérios, anunciados pelo órgão, será os seguintes:
- O atleta deve ter, no mínimo, cinco anos de aposentadoria e ter participações relevantes em Jogos Pan-Americanos ou Olímpicos.
- Os técnicos devem ter, no mínimo, 10 anos atuando no alto rendimento e ter contribuído para participações relevantes em Jogos Pan-Americanos ou Olímpicos;
- Ter promovido o olimpismo, vivenciando ao longo da carreira os valores olímpicos de respeito, coragem, igualdade, determinação, superação e busca por excelência, servindo de inspiração para as novas gerações.
- Os homenageados terão suas mãos ou pés eternizados em um mural no Parque Aquático Maria Lenk e também terão um espaço no site oficial do COB com os seus perfis e conquistas.
- O Prêmio Brasil Olímpico será realizado no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro. nesta terça-feira (18) a partir das 18h30 com transmissão do SporTV.
Fonte: COB – Comite Olimpico Brasileiro