14.12.18

FUTEBOL - SÉRIE “D” - BRASILEIRÃO


Resultado de imagem para FUTEBOL - SÉRIE “D” - BRASILEIRÃO LOGOS 2019
    - MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14 / DEZEMBRO / 2018 - SEXTA-FEIRA -
FUTEBOL - SÉRIE “D” - BRASILEIRÃO
DEFINIDAS AS 68 EQUIPES NA SÉRIE “D” 2019

- A quarta divisão é composta pelos quatro clubes que caíram da Série C do Campeonato Brasileiro deste ano - Salgueiro, Juazeirense, Tupi e Joinville - mais 64 equipes classificadas pelos estaduais e copas organizadas pelas federações do país.
- A federação melhor ranqueada do futebol brasileiro - neste momento segue sendo a Federação Paulista de Futebol - tem direito a quatro vagas na competição. Os estados do segundo ao nono lugar no Ranking Nacional de Federações têm direito a três vagas - Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia. Os demais 19 estados disputam o torneio com dois clubes, cada.
VEJA AS EQUIPES DE CADA ESTADO NA SÉRIE “D” DE 2019
ACRE
- Os times que vão disputar a quarta divisão levando a bandeira do estado mais ao oeste do Brasil são o tradicional Rio Branco e o debutante Galvez, ambos da capital. O Estrelão vai para a sua sexta participação na Série D e conseguiu a vaga para o torneio com o título do Campeonato Acreano. Já o Galvez vai para a sua estreia na quarta divisão. O time foi vice-campeão estadual em 2018 e garantiu a vaga na Série D.
ALAGOAS
- Os times alagoanos na competição serão ASA, de Arapiraca, e Coruripe, que leva o nome de sua cidade. O Fantasma foi o terceiro colocado do Campeonato Alagoano e jogará a sua segunda Série D. Já o Hulk foi o quarto no estadual e participará pela quinta vez da quarta divisão.
AMAPÁ
- Ainda no Norte do país, temos os dois representantes do Amapá. Santos-AP e Ypiranga-AP vão levar a bandeira do estado na última série do futebol brasileiro. O Ypiranga-AP, de Macapá, foi o grande campeão amapaense em 2018, e vai disputar a quarta divisão pela segunda vez. Já o Santos-AP, também da capital, foi o vice e jogará a Série D pela sétima ocasião.
AMAZONAS
- Os amazonenses na competição deste ano serão Manaus e Fast Clube. Bicampeão estadual, o Manaus vai para a sua segunda participação na Série D. Já o mais tradicional Fast, que foi o vice, e já jogou três vezes a primeira divisão nacional, vai também para a sua segunda disputa da quarta divisão. Os dois times são manauaras.
BAHIA
- A Bahia só terá representantes do interior na Série D do Campeonato Brasileiro no ano que vem. A Juazeirense, de Juazeiro, caiu este ano da Série C e está de volta à quarta divisão. Será a quarta vez da equipe na competição. Dois times serão de Feira de Santana. O tradicional Fluminense de Feira e o jovem Bahia de Feira. O Tremendão foi quarto colocado no estadual e vai para a sua segunda participação da Série D, enquanto que o Touro tricolor foi o quinto no Baiano e disputará a quarta divisão pela sexta ocasião. O time que fecha a lista dos baianos é a Jacuipense, de Riachão do Jacuípe, quinto colocado no estadual e que vai constar sua terceira presença na competição nacional.
CEARÁ
- Longe da pompa do momento que vive o futebol cearense na elite do futebol brasileiro, com o acesso do Fortaleza para a Série A e a manutenção do Ceará na primeira divisão, Atlético-CE e Floresta tentam lá de baixo do futebol nacional seu lugar ao sol. O Atlético-CE, antigo Uniclinic, foi o terceiro colocado do estadual e ficou com uma das vagas para a Série D. Disputará a competição pela segunda vez. Já o Floresta, também da capital cearense, que foi quarto no estadual, vai estrear em uma série de Brasileiro.
DISTRITO FEDERAL
- O Distrito Federal terá dois representantes: o Sobradinho e o Brasiliense, campeão e vice, respectivamente, do Campeonato Brasiliense. O Brasiliense, da capital federal, vai para a sua terceira Série D, enquanto que o Sobradinho, que leva sua cidade no nome, jogará a quarta divisão pela segunda vez.
ESPÍRITO SANTO
- Serra e Vitória serão o Espírito Santo na última série nacional em 2019. O Serra, que leva o nome de sua cidade, venceu o Campeonato Capixaba e ano que vem vai jogar sua primeira Série D. Já o Vitória, da capital, também vai fazer a sua estreia na quarta divisão. O time conseguiu a classificação ao vencer a Copa Espírito Santo deste ano.
GOIÁS
- Goiás terá Iporá, Aparecidense e Anapolina representando o estado na Série D de 2019. A Aparecidense, de Aparecida de Goiânia, foi vice-campeã estadual e vai para a sua sétima quarta divisão. O tradicional Anapolina será o representante de Anápolis. A equipe ficou em quarto lugar no Goiano e vai para a sua quarta Série D. Já o Iporá, de Iporá, quinto colocado do Goiano, jogará a Série D apenas pela segunda vez.
MARANHÃO
- O Maranhão foi o estado que demorou mais para a conhecer um dos seus representantes na competição nacional do ano que vem. Com o título da Copa Federação Maranhense de Futebol, o Maranhão, de São Luís, foi o último a garantir sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. O time vai para a sua quarta participação do torneio. O outro representante maranhense será o tradicional Moto Club, também da capital, que foi o vice-campeão estadual e vai participar da quarta divisão pela quinta vez.
MATO GROSSO
- Do estado vizinho virão Sinop e União Rondonópolis. O Sinop, que leva sua cidade no nome, foi vice-campeão estadual e ficou com uma das duas vagas para a Série D, competição que disputará pela quarta vez. Já o União Rondonópolis, de Rondonópolis, ficou em quarto no estadual e vai jogar a quarta divisão pela segunda vez.
MATO GROSSO DO SUL
- Corumbaense e Operário-MS representarão o Mato Grosso do Sul no torneio nacional. O Corumbaense, de Corumbá, foi vice-campeão estadual e jogará a Série D pela segunda vez. Já o Operário-MS, de Campo Grande, foi o grande campeão do estadual e vai disputar a quarta divisão pela primeira vez.
MINAS GERAIS
- Assim como a Bahia, Minas Gerais também só terá times do interior do estado. O Tupi, de Juiz de Fora, caiu neste ano para a Série D. Vai em busca ano que vem do bicampeonato da competição nacional na sua quinta participação no torneio. Pelo estadual se classificaram URT, Patrocinense e Caldense. A URT, de Patos de Minas, foi a sexta colocada do Mineiro e vai jogar pela quarta vez a quarta divisão. A Patrocinense, de Patrocínio, foi a oitava colocada no estadual e vai fazer sua estreia na Série D. A tradicional Caldense, de Poços de Caldas, nona colocada no Mineiro, disputará a quarta divisão pela quinta vez.
PARÁ
- Com o Paysandu e o Remo na Série C do Campeonato Brasileiro em 2019, as vagas do Pará na Série D voltaram a ficar com equipes menores. Um deles, no entanto, tem a sua história na competição. O São Raimundo-PA foi o grande campeão da primeira edição da quarta divisão em 2009 e agora quer o bicampeonato brasileiro. O clube, de Santarém, foi o quarto colocado geral do Campeonato Paraense 2018, que teve na final o Re-Pa. A equipe disputará o campeonato nacional pela sexta vez. O Bragantino, de Bragança, foi o terceiro colocado do estadual e também ficou com uma vaga na Série D deste ano. Será a primeira vez que o clube disputará a competição.
PARAÍBA
- Outro clube tradicional e favorito vem da Paraíba. O Campinense, de Campina Grande, tem seus dois principais rivais na Série C, Treze e Botafogo-PB, e vai mais uma vez para a Série D com a responsabilidade de não mais ficar atrás dos conterrâneos. A Raposa foi vice-campeã paraibana e garantiu sua vaga na Série D, competição que jogará pela sétima vez. Terceiro colocado no estadual, o Serrano-PB será o outro paraibano na quarta divisão, onde fará sua estreia numa série de Brasileiro.
PARANÁ
- Foz do Iguaçu, Cianorte e Maringá serão os representantes do estado do Paraná na Série D do ano que vem. O Foz de Iguaçu, que leva o nome de sua cidade, foi o terceiro colocado no estadual e jogará sua terceira Série D, em 2019. O Maringá, que também leva o nome de sua cidade, foi quinto no estadual e vai para a competição pela quarta vez. O Cianorte, de Cianorte, ficou em sexto no Paranaense e jogará a quarta divisão nacional também pela quarta vez.
PERNAMBUCO
- O estado de Pernambuco terá quatro participantes no torneio. O mais conhecido deles é o Central, de Caruaru, clube que mais disputou a Série D do Campeonato Brasileiro na história: nove participações. A Patativa foi vice-campeã estadual deste ano. Em quinto lugar ficou o Vitória das Tabocas, de Vitória do Santo Antão, que fará sua estreia na Série D. O América-PE será o representante de Recife. Foi o sétimo no estadual e vai para a sua terceira disputa da quarta divisão. O Salgueiro, de Salgueiro, fecha a lista dos pernambucanos, oriundo do rebaixamento da Série C deste ano. O Carcará jogará a quarta divisão pela segunda vez.
PIAUÍ
- Os representantes piauiense serão Altos e River, que conseguiram suas vagas pelo campeonato estadual. O Altos, da cidade homônima, foi o grande campeão e agora vai disputar a Série D pela quarta oportunidade. Já o River, o maior campeão do estado, foi vice no Campeonato Piauiense deste ano e jogará o torneio pela quarta vez também.
RIO DE JANEIRO
- Os representantes cariocas no ano que vem serão Boavista, Itaboraí e Portuguesa-RJ. O Boavista, de Saquarema, foi o quinto colocado do Campeonato Carioca e ano que vem marcará presença na Série D pela quarta oportunidade. Da capital carioca tem a Portuguesa-RJ, que foi a sexta colocada do estadual. O time disputará a quarta divisão nacional pela terceira vez. Já o Itaboraí, de Itaboraí, conquistou a vaga por ter sido vice-campeão da Copa Rio. O Americano venceu o torneio e podia optar pela Série D ou Copa do Brasil. O time de Campos preferiu a Copa do Brasil e o Itaboraí herdou a vaga na Série D, que disputará pela primeira vez.
RIO GRANDE DO NORTE
- Do Rio Grande do Norte vem uma das equipes mais tradicionais da edição do ano que vem da Série D do Campeonato Brasileiro. Com status de um dos favoritos, o América-RN, de Natal, vai mais uma vez em busca do acesso. O Dragão foi vice-campeão potiguar e garantiu sua vaga na competição, que disputará pela terceira vez. Também de Natal, o Santa Cruz-RN será o segundo representante do estado. A equipe ficou em terceiro no estadual e vai para a sua primeira participação na Série D.
RIO GRANDE DO SUL
- Gaúcho, Avenida e Caxias serão os representantes gaúchos na Série D do ano que vem. O Avenida, de Santa Cruz do Sul, foi o quarto colocado do estadual e vai disputar a sua primeira Série D. Já o Caxias, de Caxias do Sul, entra como um dos favoritos ao acesso para a Série C do ano que vem. O tradicional clube ficou em quinto lugar no Campeonato Gaúcho e vai jogar a quarta divisão pela terceira vez. Já o Gaúcho, de Passo Fundo, conquistou a vaga por ter sido vice-campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol. Será a estreia do time na competição nacional.
RONDÔNIA
- Os representantes rondonienses serão Real e Barça. Inspirados em dois dos maiores clubes do mundo, Real Ariquemes e Barcelona vão em busca de elevar o futebol de Rondônia no cenário Nacional. O Real Ariquemes foi o campeão estadual em 2018, batendo o Barcelona na final. Os dois ficaram com as vagas do estado para a quarta divisão do ano que vem. O Real, da cidade de Ariquemes, vai para a sua terceira participação no torneio, enquanto que o Barcelona, de Vilhena, vai para a sua segunda.
RORAIMA
- De Roraima vem um dos Atléticos e um dos São Raimundos da edição de 2019 da Série D do Campeonato Brasileiro. O Atlético Roraima, da capital do estado, Boa Vista, foi vice-campeão estadual neste ano e vai para a sua segunda participação da Série D. A taça do Campeonato Roraimense, no entanto, ficou com o São Raimundo-RR, também de Boa Vista, que vai jogar a quarta divisão pela quarta vez em sua história.
SANTA CATARINA
- Os catarinense no ano que vem serão Hercílio Luz, Tubarão, Brusque e Joinville. O Joinville, que leva sua cidade no nome, é um dos favoritos para a competição e tem a vaga por ter sido rebaixado neste ano da Série C. O Tubarão, de Tubarão, foi o terceiro colocado do estadual e vai para a sua segunda Série D. O Brusque, que também leva o nome da sua cidade, foi o sétimo colocado do estadual e jogará a quarta divisão pela sexta vez. O Hercílio Luz, também de Tubarão, foi o oitavo do Catarinense. Vai disputar pela primeira vez a Série D.
SÃO PAULO
- O futebol do interior paulista estará bem representado na Série D, com Ferroviária, Novorizontino, Ituano e São Caetano. O Novorizontino, de Novo Horizonte, foi o quinto colocado no Paulistão e garantiu sua segunda participação na Série D. O São Caetano, de São Caetano do Sul, ficou em sétimo e vai para a sua segunda quarta divisão também. O Ituano foi 12º no estadual e vai para a sua quinta Série D. Já a Ferroviária, de Araraquara, ficou com o vice-campeonato da Copa Paulista e acabou com uma vaga na Série D, já que o campeão, Votuporanguense, preferiu disputar a Copa do Brasil. A Locomotiva vai para a sua segunda participação na quarta divisão.
SERGIPE
- Sergipe terá representantes da capital e do interior. Da capital será o Sergipe, o maior campeão estadual. O clube de Aracaju foi o campeão estadual e garantiu sua vaga na Série D do ano que vem. Fará sua sexta presença no torneio. Já o Itabaiana, que leva o nome de sua cidade, foi o vice-campeão sergipano e jogará a quarta divisão pela quinta vez.
TOCANTINS
- Fechando os representantes do Norte, os tocantinenses Palmas e Gurupi também vão jogar a Série D de 2019. O Palmas, da capital, conquistou a sua vaga com o título estadual e vai para a sua terceira participação na Série D. Já o Gurupi, de Gurupi, foi o vice e disputará a quarta divisão também pela terceira vez.
Fonte: CBF – Confederação Brasileira de Futebol