10.2.20

MARINGÁ - PROVA RUSTICA TIRADENTES

Resultado de imagem para MARINGÁ - 46ª PROVA RUSTICA TIRADENTES 2020 logos

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 / FEVEREIRO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
MARINGÁ - PROVA RUSTICA TIRADENTES
PROVA SERÁ DISPUTADA NO DOMINGO - DIA 19/4

- A tradicional Prova Rústica Tiradentes abrirá inscrição para edição 2020 no dia 13 de fevereiro, próxima quinta-feira. Será a 46ª edição da competição de rua realizada em abril atraindo atletas de outros países para Maringá. A Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) disponibilizará 8 mil vagas para a prova com inscrição feita pelo site da Prefeitura de Maringá. A perova será realizada no dia 19 de abril. "Prova Rústica Tiradentes vem crescendo ano a ano e pretendemos fazer a melhor prova da história esse ano", comenta diretor da SESP, Valdemar Silva "Dema".
- A competição tem perfil social, sendo que essa edição a inscrição será um quilo de alimento não perecível ou fralda geriátrica. Produtos arrecadados serão encaminhados pelo Provopar para entidades assistenciais.
A Prova Rústica Tiradentes é uma das principais competições esportivas do calendário esportivo maringaense. Prova é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) fazendo parte do calendário nacional desde 1997. A corrida de rua acontece desde 1975 e é realizada no mês de abril. Uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier "Tiradentes", patrono da Polícia Militar.
- O trajeto é de 10 mil metros passando pelo centro de Maringá e Parque do Ingá. Edição de 2019 teve 8 mil inscritos. Sendo atletas de mais de 200 cidades. Prova maringaense é tão destacada no atletismo que está na agenda dos corredores de ponta, como os quenianos. Como aconteceu no ano passado com atletas africanos sendo campeões e feminino. No masculino William Kibor venceu com tempo de 29′′50. Ele também já foi campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro. E no feminino queniana Salome Mosobo venceu com 33′′52.
HÁBITO
- Outro aspecto importante da Prova Rústica Tiradentes foi ter criado um costume e agenda de corridas de rua em Maringá, relacionando esporte com saúde.
- Há outras provas como Corrida da Polícia Militar, Circuito Maringaense de Corrida de Rua, Corrida de Iguatemi, Corrida do Alvorada, Prova Mandacaru, entre outras.
Fonte: SESP - Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá