20.3.20

OLIMPIADAS DE TOQUIO 2020


Resultado de imagem para jogos olímpicos logos japão 2020

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 18 / MARÇO / 2020 * SEXTA-FEIRA *
OLIMPIADAS DE TOQUIO
TOCHA OLIMPICA CHEGOU AO JAPÃO

cerimnia_atenas_ed.jpeg- A tocha olímpica chegou ao Japão nesta sexta-feira (data local), em um avião especial que aterrissou na base aérea militar de Matsushima, no nordeste do país, onde será realizada uma pequena cerimônia de boas-vindas.
- A tocha chegou ao país antes das 10h (local, 22h de quinta-feira em Brasília), após uma modesta cerimônia de entrega com portões fechados no Estádio Panatenaico de Atenas, em meio ao alerta nacional sobre a propagação da Covid-19. A pandemia inclusive vem colocando em xeque a realização dos Jogos na data prevista, de 24 de julho a 9 de agosto.
- Após a chegada ao Japão, a chama olímpica será exposta ao público durante uma semana em vários dos locais do nordeste do país mais duramente atingidos pelo terremoto seguido de tsunami de 2011, antes de iniciar um revezamento de 121 quilômetros. O comitê organizador pediu ao público para não se aglomerar para vê-la.
DATAS DO REVEZAMENTO DA CHAMA OLÍMPICA
- O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Helênico anunciaram, na última quarta-feira (12.09), as datas das cerimônias de acendimento e de entrega da chama olímpica, que farão parte do revezamento da tocha olímpica de Tóquio 2020.
- A tradicional cerimônia de acendimento da chama foi realizada em Olímpia, na Grécia, no dia 12 de março de 2020. No antigo Templo de Hera, uma alta sacerdotisa acenderá a chama usando os raios do sol e um espelho parabólico. A etapa grega do revezamento da tocha teve a duração de oito dias, até 19 de março. Depois disso, a cerimônia de entrega da chama aos representantes de Tóquio 2020 foi realizada no Estádio Panatenaico, em Atenas, também no dia 19.
- A chama seguiu para o Japão, aonde chegou hoje - em 20 de março, e será exibida por seis dias na região de Tohoku, nas prefeituras de Miyagi, Iwate e Fukushima, relembrando o terremoto e o tsunami que atingiram a região em março de 2011.
- O revezamento da tocha olímpica no Japão terá início em 26 de março, com o tema "Hope Lights Our Way" (A esperança ilumina o nosso caminho, em tradução livre). O percurso irá abranger todas as 47 prefeituras japonesas, com o objetivo de inspirar a nação a se unir em torno de mensagens de apoio, aceitação e encorajamento. O tour segue até 24 de julho, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
PROGRAMAÇÃO DO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA:
12 de março: Cerimônia de acendimento em Olímpia
12 a 19 de março: Etapa grega do revezamento (percurso ainda será anunciado)
19 de março: Cerimônia de entrega em Atenas
20 de março: Chama chega ao Aeródromo de Matsushima, em Miyagi
20 a 21 de março: Exibição na prefeitura de Miyagi
22 a 23 de março: Exibição na prefeitura de Iwate
24 a 25 de março: Exibição na prefeitura de Fukushima
26 de março a 24 de julho: Etapa japonesa do revezamento da tocha, a partir de Fukushima
CANCELAMENTO NÃO ESTÁ NA AGENDA
- Os organizadores do maior evento poliesportivo do mundo têm afirmado repetidamente que os Jogos vão começar em 24 de julho, conforme programado, mesmo com a rápida disseminação do vírus semelhante à gripe que paralisou eventos esportivos em todo o mundo.
- O novo coronavírus, que surgiu na China no final do ano passado, já matou mais de 10 mil pessoas ao redor do mundo, provocando receios de que a Olimpíada possa ser adiada ou cancelada.
"O cancelamento não está na agenda. Estamos comprometidos com o sucesso desses Jogos", afirmou.
- Uma força-tarefa do COI, que incluiu a Organização Mundial da Saúde, determinou que era muito cedo para tomar uma decisão sobre como gerenciar o impacto da pandemia na Olimpíada.
"Não sabemos qual será a situação", disse ele.
"É claro que estamos considerando cenários diferentes, mas somos contrários a muitas outras organizações esportivas ou ligas profissionais, pois estamos a quatro meses e meio dos Jogos."
"O que torna essa crise tão única e tão difícil de superar é a incerteza. Hoje, ninguém pode dizer quais são os desdobramentos amanhã, em um mês, que dirá em mais de quatro meses", acrescentou.
- Espera-se que o Japão receba 600 mil espectadores e atletas estrangeiros no evento, que conta com investimentos de bilhões de dólares por patrocinadores e pelo menos 12 bilhões de dólares gastos em preparativos.
- Bach disse que a decisão final sobre os Jogos não será determinada por interesses financeiros. Proteger a saúde de todos os envolvidos e conter o vírus são os principais objetivos, segundo ele.
"Graças às nossas políticas de gerenciamento de risco que estão em vigor há quatro anos e ao nosso seguro, o COI poderá, em qualquer caso, continuar as operações e continuar a cumprir nossa missão", afirmou.
- Nos últimos dias, vários atletas, incluindo a atual campeã olímpica de salto com vara, Katerina Stefanidi, acusaram o COI de colocar em risco a saúde dos atletas ao pedir que eles continuem treinando enquanto muitos países estão no modo isolamento.
- Bach, medalhista de ouro olímpico em esgrima, disse que compreende os atletas.
"Para um atleta, a pior coisa na preparação é a incerteza que distrai os treinamentos e os preparativos", declarou. "Eu disse a 220 atletas em teleconferência na quarta-feira que não podemos fingir que temos respostas para todas as suas perguntas."
"Estamos na mesma situação que vocês e o resto do mundo. É uma situação excepcional e única, que exige soluções excepcionais", completou ele.

Fonte: COI - Comitê Organizador Tóquio 2020