19.4.20

FUTEBOL - CBF - DIREITOS DE TV


CBF - Confederação Brasileira de Futebol

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 19 DE ABRIL DE 2020 * DOMINGO  DIA DO INDIO **
FUTEBOL - CBF - DIREITOS DE TV
CBF DEFINIU VENDA DE DIREITOS DE TV INTERNACIONAL

- Em reunião realizada na sexta-feira - dia 17/4 por videoconferência, a CBF e representantes de 31 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro decidiram quais serão as empresas para quem serão vendidos os direitos internacionais de transmissão do torneio.
- As empresas escolhidas foram a Global Sports Rights Management (GSRM) para direitos internacionais para TV aberta, TV fechada, pay per view e streaming; um consórcio formado pela Zeus Sports Marketing e pela Stats Perform para exibição em sites de apostas. Os valores da negociação não foram divulgados.
- Segundo uma nota divulgada na noite desta sexta-feira - dia 17/4 pela CBF, o processo agora entra numa segunda fase, "quando as empresas selecionadas passarão por validação do escopo de trabalho, atendimento às normas de governança e conformidade, apresentação das garantias financeiras e formalização dos instrumentos contratuais".
- Até que esta fase esteja rigorosamente cumprida, os clubes e a CBF não consideram o processo concluído. Ainda de acordo com a CBF, a intenção dos clubes é fechar contratos com duração de quatro anos (2020-2023).
CONCEITO DE VENDA DE DIREITOS INTERNACIONAIS ACERTA NA MOSCA
- Finalmente há consenso entre os clubes de que a venda deve estar ligada a menos dinheiro, mais exposição, para que o Brasileirão ganhe prestígio e dinheiro no próximo contrato.
- Por mais de uma década, os clubes de futebol confrontavam-se com ideias de exposição do Campeonato Brasileiro, de um lado, e de ganhar migalhas de outro. No meio do caminho, houve propostas importantes, como a da Prevent, que oferecia perto de R$ 800 milhões. Uma parte grande dos clubes desconfiava da oferta. Sempre se duvidou das garantias do dinheiro.
- Mais tarde, em 2017, a CBF convocou os clubes da Série A para um processo de concorrência. Quem ganhou, a BR Foot, teve o compromisso de injetar R$ 550 milhões. Não pagou uma parcela de R$ 100 milhões em dezembro de 2018 e acabou processada pela CBF.
FootyCrowd - FootyCrowd - Blog do PVC - Esporte O blog tem por ...- Durante todos estes anos, havia discussões entre ganhar mais dinheiro ou oferecer uma degustação, por menor valor e maiores condições de abrir mercado para o futuro. No processo vencido pela BR Foot, que inicialmente nem estava na licitação, o Flamengo e o Athletico Paranaense preferiam uma oferta de um fundo de Luxemburgo, que oferecia menos dinheiro e, supostamente, mais divulgação.
- A proposta atual só será definida em reunião na próxima sexta-feira. Deve oferecer perto de US$ 40 milhões por um contrato de quatro anos. Pode-se julgar o valor pequeno, mas o conceito está correto.
- Não existe valor para o futebol brasileiro no exterior. Não há exposição e o Brasileirão só passa em emissoras de tevê da Europa ou da Ásia como complemento de grade, muitas vezes de madrugada. Ao vivo, passa na Inglaterra, quando há férias na Europa.
- A ideia agora é unir os 19 clubes da Série A, exceção ao Athletico Paranaense, receber um dinheiro pequeno, mas com garantia, e expor o Campeonato Brasileiro. Também melhorá-lo. Qualquer grande torneio deve ser visto como uma plantinha. É preciso olhar todos os dias e regar os lugares secos,
- Observar onde tem água demais. Cuidar do que dá certo e melhorar o que está errado.
- Se o Brasileirão for cuidado assim, daqui a quatro anos, o valor será maior.
- Foi o que aconteceu com a Premier League. Nos primeiros anos, ela se expunha quase de graça. Quando o mundo começou a se apaixonar pelas partidas de Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Tottenham e Manchester City, o preço subiu. Hoje, só a Liga Espanhola rivaliza com a inglesa tantos nos valores internos, quanto nos direitos internacionais.
Fonte: globoesporte.com/PVC