15.4.20

FUTEBOL - CBF - PROTOCOLO MÉDICO


PROMOVOL EVENTOS e LIGA METROPOLITANA DE FUTSAL DE MARINGÁ ...Fique por dentro do que faz um ortopedista - BoaConsulta

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE ABRIL DE 2020 * QUARTA-FEIRA * DIA MUNDIAL DA ARTE *
FUTEBOL - CBF -
 PROTOCOLO MÉDICO
ESTUDO FINALIZA PROTOCOLO MÉDICO

- Comissão finaliza protocolo médico e aguarda aprovação da diretoria da CBF para distribuição aos clubes. Documento foi elaborado após série de reuniões de comissão formada por médicos do Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Avaí e Ponte Preta. Apesar de diretrizes, não há previsão da bola rolar.
- A CBF finaliza os últimos ajustes para divulgar protocolo médico de prevenção ao coronavírus para retorno ao futebol. O documento não prevê data para a bola rolar, mas apenas determina cuidados mínimos para dar segurança a atletas e todos envolvidos em clubes e nos jogos.
-O protocolo foi montado com a coordenação do presidente da Comissão Nacional de Médicos da CBF, Jorge Pagura, que reuniu os chefes dos departamentos médicos do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar, que também é da Seleção, Marco Azizi, do Fluminense, que participou da comissão técnica da seleção masculina sub-23, do Flamengo, Márcio Tannure, do Avaí, Luis Fernando Funchal, e da Ponte Preta, Roberto Nishimura. O infectologista Sergio Wey, do Hospital Albert Einstein, orientou os médicos.
- Os médicos consultaram protocolos que já estão sendo utilizados nas federações da Espanha, de Portugal e em alguns clubes do Japão e da Alemanha, como o Bayern de Munique e o Bayer Leverkusen.
- Cada médico escreveu parte do documento e depois passou para Pagura consolidar as sugestões e discutir as ideias. O documento já foi enviado para a presidência da CBF, que agora passa pelo departamento jurídico e de competições para última análise.
- Alguns dos pontos definidos no protocolo:
* Testes de coronavírus
* Medição de temperatura
* Treinos com grupos separados
* Uso limitado de instalações do clube, com cozinha e vestiário fechados
* Tratamento médico e fisioterapia com cuidados especiais
* Corredor de segurança no local de treino
* Contratação de empresas de desinfecção e descontaminação
- Confira mais detalhes:
TESTES DE CORONAVÍRUS
- O grupo de trabalho levantou custos para aquisição de aparelhos para testes de coronavírus. O Flamengo já se antecipou e comprou 600 equipamentos. Há expectativa da CBF e das federações assumirem essa compra de testes - o que ainda depende de disponibilidade de produtos.
MEDIÇÃO DE TEMPERATURA
- Outro aliado tecnológico na prevenção do coronavírus, aparelhos de medição de temperatura à curta distância - sem necessidade de encostar no atleta, como já acontece em alguns aeroportos - serão fundamentais para o retorno aos treinos.
- Na Alemanha, os jogadores foram orientados a chegarem ao CT de 10 em 10 minutos. A temperatura deles era medida ainda no carro. Caso um atleta esteja com temperatura alta, ele pode nem descer do carro e ser encaminhado para quarentena em casa. No Brasil, alguns clubes vão adotar procedimento semelhante, com intervalo maior de chegada dos atletas no local de treino.
TREINOS SEPARADOS
- Como treinar evitando contato entre jogadores? Não é simples, muito menos cômodo, mas a ideia é separar jogadores por turno de trabalho e até por campos, se houver estrutura para isso. A grosso modo, como se o treino de goleiros, sempre separado, seja replicado em treino para laterais, treino para zagueiros, treino para meias, treino para atacantes.
- As orientações de treinos podem ser feitas em videoconferência e, em caso de uso da academia (prática que atenderia a mesma norma, ou seja, em grupos pequenos), um preparador físico orientava o atleta através de chamada de vídeo.
USO DE INSTALAÇÕES DO CLUBE
- Outro item que depende muito da estrutura do clube, mas em regra o protocolo tem duas ordens:
* Cozinhas e Rouparias fechadas, para evitar exposição de mais pessoas a possível contaminação.
* Vestiários fechados ou boxes exclusivos para atletas.
TRATAMENTO MÉDICO E FISIOTERAPIA
- Com máscaras e luvas apropriadas no contato com os jogadores. Sem conversa e contato físico. Ao fim da sessão de tratamento, higienização do local de trabalho.
- A mesma organização de treinos e uso de academia também vale para o trabalho de recuperação e tratamento. Ou seja, um médico cuida de determinado grupo. Outro fisioterapeuta de outro. Caso haja alguma contaminação nesse grupo, o isolamento em quarentena será necessário apenas para este grupo de pessoas.
Fonte: globoesporte.com