30.4.20

INTERLAGOS - SUSPENSA A LICITAÇÃO


Logotipo das Secretarias | Secretaria Especial de Comunicação ...Nova identidade visual do Autódromo de Interlagos – Autódromo de ...

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 29-ABRIL-2020 – QUINTA-FEIRA * DIA NACIONAL DA MULHER *
INTERLAGOS - SUSPENSA
A LICITAÇÃO
Imagem aérea do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos — Foto: Reprodução/FOM
PREFEITURA SUSPENDEU LICITAÇÃO DE CONCESSÃO DE INTERLAGOS

- A Prefeitura de São Paulo suspendeu o processo de licitação que concederia o autódromo de Interlagos, na Zona Sul da capital, à exploração pela iniciativa privada, conforme publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (28).
- A gestão Bruno Covas (PSDB) informou que a decisão de interromper a concorrência pública se deve à conclusão do Tribunal de Contas do Município (TCM) de que o certame "não possui condições de prosseguimento".
- O Complexo Interlagos possui aproximadamente 1 milhão de m² e é composto pelo Autódromo José Carlos Pace, Kartódromo Ayrton Senna, pista de off-road, pista de apoio perimetral, arenas e prédio administrativo. O projeto previa que a futura concessionária modernizasse e fizesse a gestão da área, em troca do direito de explorar as áreas adjacentes, construindo prédios ou mesmo um shopping center junto ao circuito.
- Em janeiro deste ano, o Tribunal de Contas do Município (TCM) apontou a necessidade de mudanças no projeto. Em fevereiro, a Prefeitura disse que tinha feito as alterações no documento e já republicado o edital. O TCM respondeu que na verdade apenas 10 dos 25 apontamentos feitos foram esclarecidos, e a Prefeitura enviou as pendências.
- No sábado (25/4), no entanto, o Tribunal de Contas publicou no Diário Oficial que o processo de licitação ainda “não possui condições de prosseguimento” e listou novamente todas as pendências que devem ser corrigidas, entre elas, a necessidade de:
- Justificativa para a realização do negócio, com a comprovação de que ele reequilibraria financeiramente a manutenção do local, com dados, projeções de receitas e despesas;
- Justificativa para os valores e o prazo de pagamento dos R$ 6 bilhões da outorga onerosa por 35 anos de concessão;
- Clareza jurídica sobre o enquadramento do projeto;
- Clareza sobre o que será investido pela futura concessionária no prazo de 35 anos, com um projeto básico de obras e intervenções previstas;
- Um critério mais elaborado sobre a escolha da concessionária, pois se baseia apenas no maior valor oferecido, quando o complexo projeto exige capacidade técnica;
- Os parâmetros que serão utilizados para medir o desempenho do trabalho e garantir os resultados prometidos, além da apresentação das penalidades previstas em caso de descumprimento;
- Melhorar a caracterização do espaço do Complexo de Interlagos, incluindo as áreas onde poderão ser construídos novos empreendimentos.
- O TCM indica ainda que pode não ser adequado firmar um contrato de concessão por 35 anos em meio a uma pandemia de coronavírus, que pode mudar o equilíbrio econômico do governo municipal e da concessionária contratada.
- Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que realmente decidiu suspender temporariamente o processo de licitação, "por determinação do TCM, que sugere aprimoramentos nos documentos. Para manter o diálogo junto ao órgão, a Prefeitura está em fase de análise dos questionamentos realizados para que posteriormente seja remarcada a licitação."
Fonte: globoesporte.com