8.5.20

BASQUETE MASCULINO - LIGA NACIONAL - 2019/2020


NBB Liga Nacional de Basquete Logo Vector (.CDR) Free Download  TecnopopLiga Nacional de Basquete - LNB

* MATÉRIA ATUALIZADA - ATÉ DIA 8-MAIO-2929 - SEXTA-FEIRA - DIA DO TURISMO *
BASQUETE MASCULINO -
 LIGA NACIONAL - 2019/2020
LNB ENCERRA TEMPORADA DO NBB 2019/2020

- A temporada 2019/2020 do NBB está oficialmente encerrada. A decisão foi divulgada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e teve como base a situação atual do país no combate ao novo coronavírus.
Cesta - Esporte e Lazer | Magazine Luiza- Por meio de videoconferência, representantes da entidade e dos 16 clubes participantes concordaram em assembléia que não há mais possibilidade de retomar a competição a tempo e com todas as medidas se segurança necessárias. Na votação, os times foram unânimes na escolha pelo encerramento. As partidas estavam suspensas desde o dia 15 de março.
- Para chegar ao cancelamento definitivo, uma equipe de trabalhado formada pela LNB apresentou nas últimas duas semanas relatórios detalhados para um possível reinício do NBB.
- Além de questões econômicas, logísticas e estratégicas, também foram pontuadas medidas de saúde e preservação da integridade física dos atletas. Entre elas, um período de, pelo menos, 40 dias de preparação antes dos jogos, e a possibilidade de testagem em massa e isolamento de todos os envolvidos na organização.
- Apesar das possibilidades apresentadas, a maioria dos clubes avaliou que as condições ainda não são favoráveis, especialmente porque cada estado se encontra num momento diferente de combate à pandemia, o que inviabilizaria os treinamentos e colocaria em risco a saúde dos envolvidos.
- Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição.
- É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível – lamentou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.
- Também ficou decidido na assembléia que a classificação final da fase regular da temporada será mantida para definir, somente, quais equipes irão representar o Brasil nas competições internacionais na próxima temporada. Flamengo, Franca, São Paulo e Minas eram os líderes antes do encerramento.
- Tanto Baskteball Champions League Americas quanto a Liga Sul-Americana ainda não definiram seus regulamentos para a definição oficial de quantos times brasileiros serão convidados para cada disputa.
- Vale lembrar que os esforços da LNB e dos clubes era para o campeonato terminar em quadra. Antes da paralisação, inclusive, foram disputadas rodadas com os portões fechados.
- Nos mais de 50 dias desde o congelamento do calendário, a entidade manteve videoconferências semanais com as lideranças dos clubes para reavaliar as possibilidades e adotar as medidas cabíveis em cada momento.
- O primeiro passo foi dado no dia 26 de março, com o fim da fase regular. Ainda haviam rodadas em aberto, mas todos concordaram com o encerramento, mantendo-se as posições de antes da paralisação.
- O NBB, então, seria retomado a partir dos playoffs oitavas de final, ainda em formato a ser definido.
- No período foram aprovados, também, auxílios para as equipes os prestadores de serviço da arbitragem e uma redução de 20% nos salários dos executivos da LNB nos próximos meses para redução de gastos.
- Com o encerramento anunciado, o NBB ficará pela primeira vez em 12 edições sem ter um campeão. Além de Flamengo, Franca, São Paulo e Minas, os quatro melhores na fase regular do campeonato, Mogi, Pinheiros, Corinthians, Botafogo, Rio Claro, Unifacisa, Paulistano e Bauru (que desistiu da disputa) também estavam classificados para a fase de playoffs. Brasília, São José, Basquete Cearense e Pato Basquete estavam eliminados e já tinham encerrado a temporada.
Fonte: NBB – Liga Nacional de Basquete