1.5.20

VIVA MELHOR - RECEITAS DISPONIVEIS

Água com frutas vermelhas — Foto: Istock Getty Images


* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 1º / MAIO / 2020 * SEXTA-FEIRA * DIA DO TRABALHO *
VIVA MELHOR -
RECEITAS DISPONIVEIS
RECEITAS MILAGROSAS PARA EMAGRECER OU PREVENIR DOENÇAS

- Beber água em jejum, pura, com limão ou outros ingredientes, não é receita milagrosa para emagrecer ou prevenir doenças.
- Porém, trata-se de uma prática importante para começar o dia, um hábito saudável e pontapé inicial para garantir a hidratação diária, importante principalmente para quem já começa o dia se exercitando, para evitar desidratação e queda de desempenho.
- Ademais, é uma ótima forma de ajudar a despertar o organismo, incluindo o trato gastrointestinal, para realizar as suas funções.
- A água pura já proporciona esses ganhos. Mas alguns ingredientes podem ser adicionados para incluir compostos e nutrientes benéficos que devem estar presentes em uma alimentação saudável e balanceada, como o EU Atleta ensina a seguir.
- Nos casos em que a pessoa tem dificuldades para beber água no dia a dia, essa é uma alternativa interessante. Ao adicionar um sabor agradável, é possível estimular esse consumo.
DICAS GERAIS PARA TOMAR ÁGUA EM JEJUM
- Comece o dia com um copo de 250 ml, seja de água pura ou aromatizada com o ingrediente de sua preferência.
- Essa prática ajudará o seu corpo a despertar e a começar a hidratar as células do trato gastrointestinal.
- Beba a água em uma temperatura agradável para você. Em locais quentes, é indicado que esteja gelada.
- Assim, ajuda a regular a temperatura corporal.
- Aposte nas águas saborizadas durante o dia, e não apenas em jejum.
- Assim, as substâncias benéficas de ingredientes como limão, gengibre, canela e frutas vermelhas estarão presentes ao longo do seu dia.
- Para ajudar quem quer começar o dia com um hábito saudável e cuidando da hidratação, a seguir, com o apoio a médica do esporte e nutróloga Karina Hatano, o EU Atleta destaca algumas sugestões para serem adicionadas à água e seus benefícios.
- Medida de água para todos os ingredientes: 250 ml
- Termogênicos naturais: o que são e para que servem os alimentos que ajudam na queima de calorias.
- Chá gelado: receitas refrescantes com hibisco, mate, gengibre e outras ervas para o verão.
ÁGUA COM LIMÃO
- Adicione 1/4 de limão espremido para dar um toque de vitamina C à primeira água do seu dia.
- Adicione 1/4 de limão espremido para dar um toque de vitamina C à primeira água do seu dia.
- Adicione 1/4 de limão espremido para dar um toque de vitamina C à primeira água do seu dia.
- Quantidade recomendada: 1/4 de limão espremido;
- Benefícios: fonte de vitamina C e antioxidantes, contribui para fortalecer o sistema imunológico.
- Alerta especial: água com limão em jejum não é indicado para pessoas que tenham a produção de ácido gástrico elevada e sofram com problemas como gastrite e dispepsia, pois pode causar danos ao estômago.
LARANJA
- Quantidade recomendada: casca de meia laranja;
- Benefícios: além de rica em vitamina C, a casca dessa fruta conta com substância associada à melhora do metabolismo e emagrecimento, estando presente em medicamentos com esse objetivo.
FRUTAS VERMELHAS
- Quantidade recomendada: no caso do morango, pique uma unidade e adicione à água. Já ao optar por framboesa ou amora, a dica é incluir uma ou duas unidades picadas ou espremidas.
- Benefícios: as frutas vermelhas são ricas em vitamina C e antioxidantes.
HORTELÃ
- Quantidade recomendada: três a quatro folhas picadas.
- Benefícios: seu principal benefício é o estímulo à imunidade respiratória, fortalecendo-a para casos de gripe, resfriado ou dor de garganta.
GENGIBRE
- Quantidade recomendada: uma colher de chá de gengibre ralado;
- Benefícios: esse é um alimento termogênico, ou seja, que contribui para aumentar o gasto energético e a queima de gordura corporal.
CANELA
- Quantidade recomendada: um pedaço de canela em pau;
- Benefícios: além de propriedade termogênica, contribui para ajudar a diminuir a vontade de comer doce. Por isso, quem tem compulsão por alimentos ricos em açúcar, inclusive pela manhã, pode adicionar um pau de canela ao beber a água em jejum.
O QUE DIZEM OS MÉDICOS
- Segundo a médica do esporte Karina Hatano, pós-graduada em Nutrologia, não dá para afirmar que é obrigatório consumir água logo ao acordar, ainda em jejum.
- Contudo, Hatano afirma que esse é um hábito saudável e muito incentivado para se começar um novo dia e despertar o organismo.
- Ela explica que não é possível alcançar resultados como perda de peso, mesmo ao acrescentar ingredientes termogênicos.
- Adicionar limão, fruta rica em vitamina C e antioxidante, é interessante. Só essa dose não fortalecerá o sistema imunológico, mas é um bom começo.Isso se a pessoa não sofre com problemas como gastrite e dispepsia, também conhecida como má digestão, que podem ser agravados ao consumir limão em jejum.
ÁGUA PURA
- A água pura, sem nada, já é benéfica e o mais indicado. Em relação a emagrecimento, não vai mudar nada mesmo ao acrescentar algum ingrediente que seja termogênico e aumente a queima de gordura no corpo, como gengibre.
- A quantidade que se usa é insuficiente para estimular a queima de caloria – completa Hatano, acrescentando que algumas pessoas adicionam bicarbonato de sódio para despertar o ritmo intestinal, porém não há evidências científicas desse benefício e essa prática deve ser evitada por indivíduos com ácido úrico elevado, gota ou que sofrem com flatulência e diarreia.
- O endocrinologista Ricardo Oliveira, membro da Comissão Temporária para Estudo de Endocrinologia e Exercício (CTEE) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), observa que beber água em jejum ajuda a começar o dia com um saldo positivo de ingestão hídrica. Mas enfatiza que não se pode esperar que, ao ser quando enriquecida com ingredientes fontes de substâncias importantes para o corpo, terá algum benefício adicional. Para ele, a vantagem principal dessa opção aromatizada é quebrar a monotonia do paladar.
- Pode parecer besteira, mas muita gente se esquece de beber água e o intestino e o organismo não funcionam direito. Mas não haverá nenhum resultado mágico. Ao beber água em jejum, a pessoa vai começar o dia hidratada. E essa é uma boa forma de começar o dia. Desperte, se alongue e beba água – sugere o médico endocrinologista.
Fonte: Eu Atleta