8.6.20

FÓRMULA 1 - RETORNO SEM PÚBLICO


F1 calendari classifiche delle gare con foto e video qui FORMULA 1 F1 carros de corrida de cores diferentes cruzando a linha de ...

* MATÉRIA ATUALIZADA - ATÉ DIA 6-JUNHO-2020 – SEGUNDA-FEIRA * DIA DO CITRICULTOR *
FÓRMULA 1 -  RETORNO SEM PÚBLICO
Largada do GP da Bélgica de 1970, em Spa-Francorchamps — Foto: Getty Images
MELHOR SEM PÚBLICO DO QUE NÃO CORRER EM 2020

- A notícia da semana no automobilismo, sem dúvidas, foi o anúncio da nova primeira parte do calendário da Fórmula 1 em 2020. A maior categoria do esporte a motor chegou a tentar organizar o GP da Austrália, em Melbourne, no fim de semana do dia 15 de março. Mas a pandemia da Covid-19 acabou forçando o cancelamento do evento a minutos do início do primeiro treino livre. Desde então, as fábricas foram fechadas e a organização começou a trabalhar com o novo cenário. As oito primeiras corridas do campeonato foram anunciadas na última terça, com algumas medidas inéditas.
- Serão oito corridas na Europa: duas na Áustria e Inglaterra; Hungria, Espanha, Bélgica e Itália completam essa primeira fase. Essa sequência de corridas já fará com que a temporada se torne válida à luz do regulamento esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que exige pelo menos oito GPs por ano. A partir daí, a categoria precisará de mais sete provas para chegar ao mínimo para o lado comercial: os contratos falam em 15 GPs para ocorrer pagamento integral dos patrocinadores e dos donos de direitos de transmissão. Para ter segurança sanitária, a categoria já cogita mais duas ou três datas na Europa, onde a pandemia já arrefeceu: Mugello e Imola, na Itália; Hockenheim, na Alemanha; e Algarve, em Portugal, já estão em contato.
- Para tornar viável essa primeira sequência de corridas no campeonato, a organização da Fórmula 1 tomou medidas sanitárias bem rígidas. Primeiramente, não teremos público nos autódromos e os GPs serão realizados com o mínimo possível de pessoas para a operação das equipes, do circuito e da transmissão oficial de TV. Além disso, todo o pessoal autorizado a viajar para as corridas será testado para a Covid-19 previamente e durante os eventos. As viagens serão realizadas, em sua ampla maioria, em voos fretados e, por último, medidas de distanciamento social serão implantadas nos autódromos.
- Melhor correr sem público do que não correr. Não é o ideal, mas é o possível - disse Ross Brawn, diretor esportivo da F1, em abril.
- Essa frase de Ross Brawn diz muito sobre os objetivos da Fórmula 1 em 2020. Cancelar a temporada inteira seria um desastre em termos comerciais para a própria categoria e para as equipes. A crise financeira causada pela pandemia da Covid-19 já está sendo bastante nociva para os times independentes. A McLaren, por exemplo, teve um aporte de £300 milhoes (R$ 2 bilhões) dos acionistas e busca mais £275 milhoes (R$ 1,7 bilhão) para equilibrar o resto das finanças. A Williams, ainda que a pandemia não seja a principal responsável pela crise (leia mais aqui), também não está bem das pernas. Para manter a F1 com um futuro sustentável economicamente, era essencial entrar na pista neste ano.
- Só que é óbvio que não daria para fazer isso sem o mínimo de segurança sanitária. Com a diminuição de casos na Europa nos últimos meses, a Fórmula 1 conseguiu viabilizar uma espécie de bolha. Ou seja: um controle rígido da saúde das pessoas que farão os eventos. Mas o mais importante para isso foi a restrição geográfica, em um primeiro momento, ao continente europeu. A Nascar fez o seguinte movimento para voltar em maio nos Estados Unidos: restringiu o número de pessoas e fez eventos na região de Charlotte, onde fica a maioria das equipes, ampliando o calendário aos poucos.
PRIMEIRA PARTE DO CALENDÁRIO DA FÓRMULA 1 EM 2020
DATA       CORRIDA                     CIRCUITO                     HORÁRIOS

5/7             GP DA ÁUSTRIA           SPIELBERG                      10H10
12/7           GP DA ESTÍRIA             SPIELBERG                      10H10
19/7           GP DA HUNGRIA          HUNGARORING              10H10
2/8             GP DA INGLATERRA   SILVERSTONE                 10H10
9/8             GP 70 ANOS DA F1        SILVERSTONE                 10H10
16/8           P DA ESPANHA              BARCELONA                    10H10
30/8           GP DA BÉLGICA           SPA-FRANCORCHAMPS  10H10
6/9             GP DA ITÁLIA               MONZA                               10H10

- Foi exatamente o que a Fórmula 1 fez: regionalizou o calendário, com viagens curtas, para ir ampliando a cobertura geográfica aos poucos. Estão previstas oito corridas em dez fins de semana, com o mesmo pessoal. A expectativa é que a segunda sequência do calendário atenda a corridas na Eurásia: Rússia e China (com possibilidade de rodadas duplas); a terceira, nas Américas: México, EUA e Brasil; e a última, no Oriente Médio: Barein (rodada dupla) e Abu Dhabi (encerramento do campeonato). Todas as datas não foram reveladas a princípio justamente por causa da evolução da pandemia, já que vários países e continentes estão em momentos diferentes da crise sanitária. Em vez de anunciar o novo calendário todo e depois cancelar as corridas, melhor ir anunciando por fases. Boa medida.
- Em suma: se a gestão da crise sanitária por causa da pandemia antes do GP da Austrália foi péssima, tudo o que foi feito pela Liberty Media, dona da Fórmula 1, na sequência foram medidas muito bem acertadas. A meu ver, cancelar o campeonato inteiro seria uma medida errada, ainda mais se outras modalidades fossem (e já estão sendo) retomadas ao longo do ano. Depois, a cautela de anunciar medidas assertivas para minimizar riscos. E, por último, a ideia de revelar o calendário por fases. O erro da Austrália, a meu ver, foi compensado pelos acertos dos últimos meses.
- Afinal, para o bem da categoria, é como disse Ross Brawn: melhor correr sem público do que não correr. E que volte a Fórmula 1.
GP NO BRASIL
Mesmo preocupado com Covid-19, Ross Brawn acredita em corrida no Brasil:
Diretor técnico da F1 - Ross Brawn
- Após o anúncio da definição do novo calendário da temporada 2020, com as oito primeiras corridas já confirmadas na Europa, a Fórmula 1 deixou em aberto sobre quais provas serão realizadas fora do Velho Continente este ano. Diretor técnico da categoria, Ross Brawn disse na última quinta-feira que está confiante que países como o Brasil, que passam por um momento delicado em relação ao controle do Covid-19, estarão em uma situação melhor para poder receber um GP mais para frente.
- A primeira prova do calendário será o GP da Áustria, dia 5 de julho. As outras 7 provas em solo europeu serão disputadas na Inglaterra (2 GPs), Áustria (outra), Hungria, Espanha, Bélgica e Itália.
- O Brasil está no meio de um período muito difícil. O México também está no meio de um período muito difícil. Mas estamos otimistas de que essas situações melhorarão e, portanto, seremos capazes de construir um programa em torno disso - explicou Brawn, em entrevista à BBC.
- Na última semana, a Fórmula 1 confirmou as informações de que pretende realizar entre 15 e 18 corridas na temporada 2020. Não há um calendário preciso após a 8ª prova, mas uma projeção de como o campeonato será disputado, seguindo um planejamento logístico entre os continentes.
Fonte: FIA / globoesporte.com / Rafael Lopes