21.1.21

BASQUETE - CAMPEONATO BRASILEIRO MASCULINO

 



* MATÉRIA ATÉ DIA 21 / JANEIRO / 2021 * QUINTA-FEIRA * DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO *

BASQUETE - CAMPEONATO

BRASILEIRO MASCULINO

1ª SEDE SERÁ DE 7 A 13/2 

NO RIO DE JANEIRO

 

- Falta um mês para o começo do Campeonato Brasileiro 2021 de basquete masculino. A hora tá chegando e antes de os times entrarem em quadra, o momento é de preparação, inclusive para as sedes que receberão turno e returno das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia. Por conta da pandemia a Covid-19, o campeonato será jogado em formato de sedes, com o Rio de Janeiro, Goiânia, Brusque e Ponta Grossa recebendo partidas na primeira fase da competição.

- A Conferência Gerson Victalino terá sua sede do turno em Goiânia, com o Vila Nova/AEGB como anfitrião, entre os dias 7 a 14 de fevereiro de 2021. O returno será entre os dias 7 a 14 de março de 2021, com o Botafogo sendo o mandante.

- Já a Conferência Hélio Rubens Garcia terá a Liga Esportiva Ponta Grossa como sede, entre os dias 22 de fevereiro de 2021 a 1º de março de 2021. O returno será na casa do AD Brusque, entre os dias 22 a 29 de março de 2021.

- Todas as equipes deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela Confederação Brasileira de Basketball e pelas áreas de saúde dos municípios e Governo Federal.

- O Campeonato Brasileiro adulto masculino de 2021 será disputado em sistema de sedes. A novidade foi aprovada pelos clubes e visa dar mais segurança aos atletas e todo o ecossistema do basquete diante dos últimos gráficos da pandemia da COVID-19, que cresce praticamente em todo o Brasil e dificulta projeções.

- As equipes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia irão se enfrentam em jogos de turno e returno, em sedes, sem mexer no formato da competição. Oitavas de final, quartas e o Final Four terão suas sedes definidas futuramente.

EQUIPES

- Com 12 equipes de três regiões do país, a competição conta com Botafogo, União Corinthians e o Vila Nova, todos com títulos nacionais em sua história. De Santa Catarina, confirmaram presença o Joinville Basquete, o Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete. Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro.

- No Rio Grande do Sul, o União Corinthians irá voltar ao basquete profissional, mesmo caminho faz o Vila Nova, de Goiás, que também terá o Vultures Anápolis. Osasco será o representante de São Paulo e o Botafogo fecha a lista no Rio de Janeiro.

CONFERÊNCIA GERSON VICTALINO

BOTAFOGO

BASKET OSASCO

ANÁPOLIS VULTURES

VILA NOVA/AEGB

BASQUETE BLUMENAU

BLACK STAR JOINVILLE

CONFERÊNCIA HÉLIO RUBENS GARCIA

PONTA GROSSA/NBPG

ADRM/MARINGÁ

LONDRINA BASKETBALL

BASQUETE BRUSQUE

UNIÃO CORINTHIANS

JOINVILLE BASQUETE

Fonte: CBB – Confederação Brasileira de Basquete