27.1.21

JOGOS OLIMPICOS NO JAPÃO EM 2021

 


* MATÉRIA ATÉ DIA 27 / JANEIRO / 2021 * QUARTA-FEIRA * DIA DO ORADOR *

JOGOS OLIMPICOS NO JAPÃO EM 2021

INCERTEZAS CERCAM A REALIZAÇÃO 

DOS JOGOS OLIMPICO

 

MEMBRO DO COMITÊ ORGANIZADOR DIZ QUE REALIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO "DEPENDE DOS EUA"

- Nas últimas semanas, o Japão viu crescer a quantidade de casos de coronavírus no país e o número de japoneses que são contrários às Olimpíadas de Tóquio. Ainda assim, cresceu, também, o otimismo entre os organizadores dos Jogos e do Comitê Olímpico Internacional. Mas, para Haruyuki Takahashi, membro do Comitê Organizador, a realização dos Jogos depende do apoio dos Estados Unidos e de seu novo presidente, Joe Biden.

- Em entrevista ao jornal “Wall Street Journal”, Takahashi afirmou que os Jogos ganharão um apoio importante caso Biden se mostre favorável à realização do megaevento, com início no dia 8 de julho de 2021.

- Biden está enfrentando uma situação difícil com o coronavírus. Mas, se ele fizer uma declaração positiva sobre as Olimpíadas, ganharemos um forte impulso. Depende dos Estados Unidos. Eu odeio dizer isso, mas Thomas Bach e o COI não são os únicos que podem tomar a decisão sobre os Jogos. Eles não têm esse nível de liderança – afirmou.

- Desde sua posse, na semana passada, Biden não falou publicamente sobre as Olimpíadas. Em todas as edições dos Jogos, os Estados Unidos têm o maior número de atletas. Além disso, representam ao COI o seu contrato mais lucrativo de transmissão na TV. Ainda assim, em resposta aos comentários de Takahashi, o COI afirmou ao jornal que os comentários do dirigente japonês “são obsoletos”.

- É lamentável que o Sr. Takahashi não conheça os fatos. Primeiro: é o USOPC (Comitê Olímpico dos Estados Unidos) que decide sobre a equipe olímpica e paralímpica dos Estados Unidos. Segundo: o USOPC nunca deixou dúvidas sobre sua participação – disse o COI, em comunicado ao jornal.

- Takahashi, ex-executivo de uma agência de publicidade, recebeu US$ 8,2 milhões (cerca de R$ 43,6 milhões) do comitê que liderou a candidatura de Tóquio para os Jogos de 2020, de acordo com registros financeiros revisados pela agência de notícias “Reuters”. Ele reconheceu o recebimento do pagamento, mas negou qualquer impropriedade. Após seu envolvimento na campanha, Takahashi foi nomeado para o conselho do comitê organizador de Tóquio 2020.

- Ontem - terça-feira (dia 16/1), Thomas Bach voltou a incentivar que os atletas sejam vacinados antes das Olímpiadas. O presidente do COI, no entanto, negou que a vacina vá ser obrigatória.

- Nós encorajamos todos os participantes olímpicos e paraolímpicos que recebem a vacinação a aceitá-la, também como um ato de solidariedade com os anfitriões japoneses e seus companheiros participantes – afirmou.

DIANTE DE DÚVIDAS SOBRE TÓQUIO, CHEFE DE COMITÊ

DIZ QUE JOGOS DE PARIS NÃO SERÃO ALTERADOS

- Enquanto o mundo esportivo debate sobre um possível cancelamento das Olímpiadas de Tóquio em meio à pandemia de coronavírus, o Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris se apressa para afirmar que seguirá seu planejamento até 2024. Tony Estanguet, chefe dos Jogos, em entrevista ao jornal “Le Monde” afirmou que a edição seguinte do megaevento não sofrerá alterações.

- De acordo com as discussões com o COI, não tenho a impressão de que haverá outro adiamento. O impacto para Paris 2024 é, no entanto, bastante limitado, temos nosso próprio calendário. No ano passado, não fomos afetados pelo adiamento. Nossos Jogos serão realizados em 2024, aconteça o que acontecer em Tóquio. Eu espero fervorosamente, como muitos, que esses Jogos ocorram porque criarão uma forte dinâmica - particularmente com a cerimônia de entrega, mas Paris 2024 não está ligado ao destino de Tóquio – disse o dirigente.

- Na última semana, uma matéria do jornal “The Times” afirmou que as autoridades japonesas haviam chegado a um consenso de que seria impossível realizar as Olimpíadas. O COI e o Comitê Organizador, porém, logo se apressaram a negar. Estanguet diz acreditar que os Jogos irão acontecer de fato.

- Desde o início desta crise, o mundo do esporte vem se adaptando. É claro que os organizadores das Olimpíadas de Tóquio só vão organizar os Jogos se as condições permitirem. Trabalharam em diferentes soluções para se adaptarem a este contexto sanitário, com ou sem ventiladores, montagem de testes e sistema de bolhas. Tudo foi pensado para que esses Jogos sejam realizados com altíssimo nível de segurança sanitária – afirmou.

- Com o aumento dos pedidos de cancelamento, a pressão para explicar a realização das Olimpíadas em meio a uma pandemia está crescendo sobre o Comitê Japonês e Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo reportagem publicada pelo diário japonês "The Mainichi", os organizadores devem lançar um guia na próxima semana. A publicação deve fornecer um passo a passo sobre como os atletas e milhares de outras pessoas entrarão e sairão com segurança de Tóquio.

- Os guias serão direcionados a atletas, patrocinadores, oficiais, mídia e locutores. As regras podem exigir quarentena no país de origem. Um teste negativo será necessário antes de entrar no avião. Haverá mais testes na chegada ao Japão, transporte em veículos designados e mais testes diários na Vila dos Atletas, que - como as arenas - se transformará em uma "bolha".

- Tanto os organizadores quanto o COI têm sido vagos há meses, abrindo a porta para especulações sobre um cancelamento ou outro adiamento. Alguns membros da comunidade médica japonesa estão alarmados, temerosos de que os hospitais - que já estão lutando com pacientes locais - fiquem lotados quando as Olimpíadas começarem, em 23 de julho de 2021.

- As Paralimpíadas seguem em 24 de agosto de 2021.

COI DEVE LANÇAR GUIA COM ORIENTAÇÕES PARA 

ENTRADA NO JAPÃO DURANTE OS JOGOS OLÍMPICOS

- Com o aumento dos pedidos de cancelamento, a pressão para explicar a realização das Olimpíadas em meio a uma pandemia está crescendo sobre o Comitê Japonês e Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo reportagem publicada pelo diário japonês The Mainichi, os organizadores devem lançar um guia na próxima semana. A publicação deve fornecer um passo a passo sobre como os atletas e milhares de outras pessoas entrarão e sairão com segurança de Tóquio.

- Os guias serão direcionados a atletas, patrocinadores, oficiais, mídia e locutores. As regras podem exigir quarentena no país de origem. Um teste negativo será necessário antes de entrar no avião. Haverá mais testes na chegada ao Japão, transporte em veículos designados e mais testes diários na Vila dos Atletas, que - como as arenas - se transformará em uma "bolha".

- Tanto os organizadores quanto o COI têm sido vagos há meses, abrindo a porta para especulações sobre um cancelamento ou outro adiamento. Alguns membros da comunidade médica japonesa estão alarmados, temerosos de que os hospitais - que já estão lutando com pacientes locais - fiquem lotados quando as Olimpíadas começarem, em 23 de julho. As Paralimpíadas seguem em 24 de agosto.

- Há também um público japonês cético. Pesquisas recentes sugerem que 80% querem que os jogos sejam adiados novamente ou cancelados.

- Tóquio e Japão viram um aumento do vírus nos últimos meses, e grande parte do país está sob um pedido de emergência. O Japão atribuiu pouco mais de 5.000 mortes ao COVID-19 e controlou o vírus muito melhor do que a maioria dos países.

Fonte: COI - Comite Olimpico internacional