29.5.21

SESP - PLANEJAMENTO PARA O ESPORTE DE BASE

 


* ATUALIZADA ATÉ DIA 29 / MAIO / 2021 - SÁBADO * DIA MUNDIAL DA ENERGIA *

SESP - PLANEJAMENTO 

PARA O ESPORTE DE BASE

ASSOCIAÇÕES ESPORTIVAS DE MARINGÁ 

TERÃO DE SE ENQUADRAR

 

- O secretário Robson Xavier e a superintendente, Nayara Caruzzo se reuniram, na quarta-feira, 5, com representantes de Associações Esportivas de Maringá conveniadas com a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp). Durante o encontro foi apresentado o Plano de Gestão 2021/2024 desenvolvido pela pasta.

“Este planejamento é resultado de quatro meses de estudos e debates com vários segmentos do esporte amador em Maringá e leva em consideração o pedido do prefeito Ulisses Maia de utilizar o esporte e o lazer no apoio às questões sociais”, frisa o secretário Robson Xavier. Os vereadores Mario Verri e Paulo Biazon, que têm apoiado as ações da secretaria de Esportes e Lazer,  participaram da reunião.

- O Plano de Gestão prevê o financiamento do esporte de base por meio da promoção dos projetos de iniciação esportiva nas escolas municipais e estaduais, em períodos de contraturno, e nos centros esportivos. “Com isso, ampliaremos o número de jovens beneficiados e atenderemos a necessidade dos bairros”, esclarece o secretário. 

- A mudança na filosofia reflete no valor das verbas, administradas pela Sesp, repassadas às várias associações esportivas da cidade. “Sabemos que não vamos contentar a todos. Mas, com certeza as verbas que dispomos não sairão do esporte. Elas continuarão no contexto esportivo e possibilitarão o atendimento de mais pessoas”, garante Xavier.

-  O secretário explica que, no caso das associações, ao receber a verba da Sesp, elas é que definem quanto e como investir na formação, pagamento de treinadores e atletas e custeio da modalidade (materiais, viagens, etc.). Entretanto, a constatação é que somente as associações com maiores recursos advindos do repasse da SESP tinham condições financeiras de investir no esporte de base, uma vez que as modalidades com menores recursos financeiros não tinham condições para investimento nas categorias iniciais.

- Assim, com a mudança na filosofia de trabalho, a Sesp vai direcionar 10% dos recursos de oito modalidades que atualmente recebem acima de 200 mil/ano, para a formação de atletas de base. Xavier acrescenta que os 10% serão destinados para formação e desenvolvimento de atletas de base o que possibilitará, no futuro, a diminuição na importação de atletas. “É muito mais importante para a sociedade desenvolver atletas e cidadãos do que trazer esportistas já formados”.

- Esse trabalho de inclusão e investimentos será facilitado pois vários técnicos das próprias associações poderão ser contratados por meio do fundo criado com os recursos do percentual de 10%. “Desta forma, indiretamente parte destes 10% tem a possibilidade de voltar para as próprias associações que indicarão os técnicos”, reforça o secretário. Ele também destaca que o plano de desenvolvimento do esporte, além da ampliação de repertório motor e preparação para iniciação esportiva, busca formar cidadãos éticos, com valores sobre honestidade, solidariedade, cooperação, disciplina, espírito de equipe, socialização, entre outros, “fundamentais para a formação integral de uma pessoa”.

- Durante o encontro com associações nesta quarta-feira, a Secretaria de Esportes e Lazer também deixou claro o papel de cada entidade na relação com o município. “Explicamos os aspectos burocráticos, como chamamentos, prazos e procedimentos necessários para o bom andamento do convênio, e quais as contrapartidas esperadas”, frisa a superintendente da secretaria, Nayara Caruzzo. Fonte: SESP - Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá