6.1.22

CORRIDAS - STOCK CAR RETROSPECTIVA DE 2021

 



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 6 / JANEIRO / 2022 – QUINTA-FEIRA – DIA DE SANTO REIS

CORRIDAS - STOCK CAR

RETROSPECTIVA DE 2021

 

- O ano de 2021 na Stock Car ficou marcado por importantes mudanças no formato da categoria. A longa parceria de transmissão com a Globo na TV aberta, que existia desde 1999 e vinha com cada vez menos espaços na grade, foi encerrada e o campeonato ganhou uma nova casa: a Band, o que também implicou em alterações importantes no formato do fim de semana. A

- No primeiro ano da gestão de Fernando Julianelli, que assumiu o posto de diretor-executivo, substituindo Carlos Col, a Stock Car também ganhou outras alternativas de transmissão além da TV aberta, como a manutenção do SporTV como parceiro na TV por assinatura e o YouTube surgindo como opção no streaming, de graça. Sem contar outros acordos digitais para a exibição do campeonato no resto do mundo.

- Ainda sofrendo pelo impacto da pandemia de Covid-19, o início do campeonato aconteceu sem a presença do público e o calendário teve dois desfalques relevantes: as ausências da Corrida de Duplas e da Corrida do Milhão, os principais eventos da categoria. A prova milionária não era realizada desde 2009.

- E para se encaixar novamente nas transmissões em TV aberta, o formato das corridas sofreu um tremendo baque. A corrida 1 passaria a ter 25 minutos, enquanto a corrida 2 seria de apenas 20. O esquema funcionou apenas na abertura da temporada, em Goiânia, com provas que acabaram marcadas mais por interrupções do que as disputas em si.

- Outro fato que chamou atenção no novo formato é o intervalo curtíssimo entre as corridas, nas quais os pilotos seguiam nos carros em "voltas frias" e promoviam a inversão dos 10 primeiros colocados ainda em pista para a largada da segunda disputa. A ideia também foi para se encaixar na janela de televisão.

- A partir da etapa de Interlagos, em maio, as corridas tinham a duração de 30 minutos cada. Não chegou a ser como o formato dos anos anteriores, com 40 + 30, mas manteve sucesso e seguiu sendo utilizada até o fim da temporada, inclusive na final, que tradicionalmente era marcada por ser uma etapa única.

- O calendário também ficou marcado pelas rodadas duplas em dias consecutivos. Ainda batalhando para manter a programação em bom número, a categoria realizou corridas nos sábados e domingos no Velocittá, em junho, e em Goiânia, em setembro.

- Afastado desde 2019, o público retornou aos autódromos já na reta final da temporada, primeiramente na etapa de Santa Cruz do Sul, em novembro, e também na final, em Interlagos, no mês de dezembro. A organização anunciou, em ambas ocasiões, a obrigatoriedade de ao menos uma dose da vacina contra Covid-19.

- E a Covid-19 acabou mudando o grid ao longo da temporada. Ricardo Maurício, que entrou em 2021 como atual campeão, foi forçado a perder a rodada dupla de Interlagos, em maio, pela infecção, e foi substituído pelo português António Félix da Costa, que chegou a vencer uma das corridas. Gustavo Frigotto e Sérgio Jimenez também foram forçados a perder provas pela doença.

- Além de Da Costa, outras participações especiais no grid em 2021 foram de Eduardo Barrichello e Pietro Fittipaldi. Dudu substituiu o argentino Matías Rossi nas etapas de Cascavel e Curitiba por conta das restrições de entrada e saída da Argentina que atrapalharam o dono do carro #117. Já o ex-F1 Pietro substituiu Tony Kanaan na etapa de Goiãnia, já que o campeão da Indy 500 de 2013 tinha obrigações contratuais nos Estados Unidos.

Fonte: Stock-Car Brasil