2.1.11

CORRIDA RÚSTICA SÃO SILVESTRE

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 2 de JANEIRO de 2011 * DOMINGO




MARILSON GOMES DOS SANTOS VENCE A
CORRIDA DE SÃO SILVESTRE 2010
- SÃO PAULO - Marilson Gomes dos Santos fez a festa da torcida brasileira no último dia do ano. Com uma atuação segura e consistente, ele venceu nesta sexta-feira a 86.ª Corrida Internacional de São Silvestre, para a alegria do público que lotou as ruas de São Paulo para acompanhar a prova. E passou a ter três títulos na história da competição, repetindo os feitos de 2003 e 2005.
- Maior fundista brasileiro na atualidade, Marilson não disputava a São Silvestre há quatro anos. Dessa vez, porém, resolveu encarar o desafio e virou a principal aposta para acabar com o domínio africano - os quenianos venceram as três edições anteriores da prova. Assim, ele acabou se tornando o maior campeão do Brasil desde que a corrida passou a ser internacional, em 1945.
- Dono de dois títulos da tradicional e famosa Maratona de Nova York (em 2006 e 2008), Marilson confirmou seu favoritismo ao imprimir um ritmo forte durante o percurso de 15 quilômetros da prova. Esteve sempre entre os primeiros colocados e começou a abrir vantagem na liderança depois da metade do trajeto, sem ter a sua vitória ameaçada por nenhum dos adversários.
- 'Consegui vencer outra vez', comemorou Marilson, que dedicou a vitória na São Silvestre ao seu primeiro filho, que está previsto para nascer agora em fevereiro. 'O Miguel já está chegando dando sorte', disse o atleta, bastante cansado após completar o percurso com o tempo de 44min07 - o recorde ainda é do queniano Paul Tergat, que fez 43min12 na edição de 1995.
- Comprovando sua superioridade, Marilson conseguiu grande vantagem sobre o segundo colocado na prova, o queniano Barnabas Kiplagat Kosgei, que marcou 44min49. Dono do título nas duas edições anteriores, o também queniano James Kwambai ficou em terceiro lugar. O brasileiro Giovani dos Santos terminou na quarta posição, enquanto o queniano Emmanuel Bett completou o pódio.
OS CINCO PRIMEIROS COLOCADOS DA SÃO SILVESTRE 2010:
1.º - MARILSON GOMES DOS SANTOS (BRASIL), 44MIN07S
2.º - BARNABAS KOSGEI (QUÊNIA), 44MIN49S
3.º - JAMES KIPSANG (QUÊNIA), 45MIN15S
4.º - GIOVANI DOS SANTOS (BRASIL), 45MIN34S
5.º - EMMANUEL BETT (QUÊNIA), 45MIN41S
SIMONE SE PREPARA PARA CORRER SOB PRESSÃO
NA PRÓXIMA SÃO SILVESTRE
- A brasileira Simone Alves da Silva precisou corrigir alguns repórteres depois de obter a segunda colocação da 86ª São Silvestre. "Eu não sou a Nonata! Sou a Simone!", ela explicava, com um sorriso no rosto. A confusão era justificável: a baiana de 26 anos não estava entre as favoritas da mais tradicional prova de rua do País. Seu feito em São Paulo foi uma surpresa.
- Famosa após ser a melhor brasileira da São Silvestre, Simone acredita que terá mais dificuldades para se destacar na edição de 2011 da corrida. "Sabe o que é? Quando você corre sem ser favorita, sem ninguém sequer te conhecer, fica mais fácil. Com certeza, as cobranças virão no ano que vem. Preciso me preparar para entrar pressionada", conscientizou-se.
- Embora não fosse cotada a subir no pódio da prova neste ano, Simone garante que treinou como uma verdadeira campeã. O prestígio da São Silvestre incentivou a atleta nos últimos meses. "Trabalhei muito com o meu técnico, sempre pensando nessa corrida. A São Silvestre é difícil, contando com muitas brasileiras e estrangeiras de qualidade. Mas eu acreditava em mim", disse.
- As expectativas da própria Simone aumentaram com o vice-campeonato. A marca dela (50min25s) seria a melhor da história da São Silvestre se a queniana Alice Timbilili não tivesse cravado um tempo ainda melhor na sexta-feira (50min19s). "É claro que quero brigar pelo título em 2011. Vai ser difícil, com pressão, mas vamos buscar!", sorriu a brasileira.
AS CINCO PRIMEIRAS COLOCADAS DA SÃO SILVESTRE 2010:
1 ALICE TIMBILILI (QUE) 50MIN19S
2 SIMONE ALVES DA SILVA (BRA) 50MIN25S
3 EUNICE KIRWA (QUE) 51MIN42S
4 CRUZ NONATA DA SILVA (BRA) 51MIN51S
5 DIANA JUDITH (EQU) 52MIN35S
Fonte: A Gazeta Esportiva