15.10.13

16ª SEMANA INTEGRADA DE ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO



Evento debate cobertura jornalística de grandes campeonatos
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE OUTUBRO DE 2013 * TERÇA-FEIRA
16ª SEMANA INTEGRADA DE ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO
EVENTO DEBATE COBERTURA JORNALÍSTICA DE GRANDES CAMPEONATOS
- Catalogada na lista de Centros de Treinamento (Cts) para a Copa do Mundo de 2014, Maringá recebe grandes nomes do jornalismo esportivo na próxima semana. Com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), a 16ª Semana Integrada de Estudos da Comunicação (Siecom), da Faculdade Maringá, será realizada entre os dias 21, 22 e 23. As palestras, ministradas pelos jornalistas Mauro Cézar Pereira e Alec Duarte, debaterão o tema “Imprensa em Jogo: Grandes Coberturas Esportivas”.

- Experiente na cobertura de Copas do Mundo, o comentarista do canal ESPN, Mauro Cézar Pereira, abre o evento na próxima segunda-feira (21). Conhecido por análises mais abrangentes sobre o futebol, o jornalista vai debater a postura e os desafios dos veículos de comunicação durante os grandes eventos esportivos (Copa e Olímpiada) no Brasil.

Na terça-feira (22), os recursos tecnológicos e o uso de novas mídias na cobertura jornalística serão assuntos abordados por Alec Duarte. Jornalista e coordenador de pós-graduação na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) de São Paulo, Duarte soma passagens pela Folha de São Paulo, Agência Estado e G1.

- A terceira noite de debates, na quarta-feira (23), reunirá jornalistas esportivos da região em uma mesa redonda. Acadêmicos e profissionais de Maringá, reconhecida pela formação de talentos nacionais, vão confrontar opiniões acerca da pergunta: “quais as possibilidades e as perspectivas do jornalismo esportivo local?”.

- De acordo com a organização, o objetivo da Siecom é instigar jornalistas e universitários à reflexão sobre assuntos recorrentes na profissão. “O jornalismo esportivo ocupa cada vez mais espaço dentro das redações, algo repensado pelas linhas e diretrizes editoriais. Com ênfase para a Copa e a Olimpíada, vimos a necessidade de promover um debate saudável sobre as várias vertentes do tema, o que inclui, obviamente, o papel e as responsabilidades do jornalista enquanto mediador de informações”, ressalta o coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Maringá, Raul Tavela Zermiani.

- As palestras serão realizadas no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a partir das 19h30, entre a segunda e a quarta-feira. Nos dois últimos dias do evento (quinta e sexta-feira), haverá a apresentação de pesquisas e trabalhos durante a Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Jicc), na sede da instituição de ensino.

A 16ª Semana Integrada de Estudos da Comunicação (Siecom) é uma realização da Faculdade Maringá. O evento tem o apoio da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), Cocamar, Firula Sport Bar, CVC Viagens e Eletro Ipanema.

INSCRIÇÕES

- O evento terá certificação de 20 horas/aula para os acadêmicos participantes. Os cadastros, que têm custos diferenciados para profissionais e estudantes de outras instituições, devem ser realizados até domingo (20).

O boleto deve ser pago na secretaria da Faculdade Maringá até segunda-feira (21), antes do início das palestras. Outras informações podem ser conhecidas pelo telefone 3027-1100, ou ainda, pelo site: www.faculdadesmaringa.br/v4/divulgacao/siecom/.

Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá