5.11.14

TAÇA PARANÁ DE VOLEIBOL 2014



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 5 DE NOVEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA - DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
TAÇA PARANÁ DE VOLEIBOL 2014
TERMINOU COM SUCESSO A COMPETIÇÃO
- Chegou ao fim neste domingo, dia 2 de novembro, a 14ª edição da Taça Paraná Asics de Voleibol, o maior campeonato de base do voleibol brasileiro que neste ano reuniu quase 2 mil atletas representando 125 equipes de 9 estados brasileiros. A competição aconteceu em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e durante 5 dias movimentou o calendário esportivo paranaense.
- Os jogos foram disputados em quatro categorias: sub-14, sub-16, sub-18 e sub-21. As partidas atraíram uma multidão em seis ginásios espalhados pela cidade. Na festa de encerramento, realizada no ginásio Afonso Pena, o público contou com a presença da bicampeã olímpica e líbero da seleção brasileira, Fabi. “Estar aqui é um dever. Mais que isso, é um prazer contribuir de alguma forma para incentivar nossos jovens a praticar voleibol. Daqui certamente sairão muitos atletas para a seleção brasileira. Estou muito feliz por ver essa criançada toda. Eu também participei de campeonatos de base lá no começo, pena que a Taça ainda não existia. Isso certamente teria feito parte da minha história”, disse Fabi, que também elogiou a organização do evento. “Vejo que tudo está correndo bem, muito bem organizado. Hoje temos uma escassez de campeonatos nacionais das categorias menores e aqui, através do esporte, certamente teremos atletas e cidadãos muito melhores”, afirma.
- Para o coordenador-geral, Josmar Coelho, a cada ano que passa a Taça Paraná se firma como a principal competição do voleibol brasileiro. “Começamos com quatro equipes há 14 anos e hoje somos considerados o maior e mais importante campeonato de base do país. A credibilidade que conquistamos não tem preço! Obviamente que isso é honroso para toda a nossa equipe, mas também é motivo de buscarmos cada vez mais o aperfeiçoamento. A cada edição, uma nova aprendizagem. Essa é a Taça Paraná, um campeonato democrático e que busca desenvolver este esporte tão maravilhoso, no qual o Brasil construiu uma história tão linda”, aponta Josmar.
- O superintendente da Confederação Brasileira de Voleibol, Neuri Barbieri, também comemorou o sucesso do evento. “Que alegria enorme saber que por mais um ano a Taça Paraná foi um sucesso. Tivemos jogos de elevado nível técnico e sei que muitos treinadores de clubes e até das seleções de base estiveram aqui em São José dos Pinhais observando os atletas. Tenho certeza que daqui sairão grandes craques para o futuro do voleibol brasileiro”, cravou Neuri.
- Todo campeonato é importante. O orgulho em colocar a medalha de ouro no peito é inesquecível. Contudo, o título inédito conquistado na manhã deste domingo pelas anfitriãs na categoria Sub-21 teve um sabor especial. Segundo o treinador de São José dos Pinhais, Alex Paiva, a conquista inédita coroa um ano inteiro de trabalho. “Estávamos com a cabeça na Taça Paraná desde o começo do ano. Este é o nosso primeiro título na competição que veio brindar a grande atuação dessa equipe. Vencemos uma das escolas mais tradicionais do vôlei brasileiro e isso nos enche ainda mais de alegria. É o último ano delas e tinha que ser assim, nos últimos anos sempre batemos na trave. Agora vamos dar uma acalmada, descansar porque a noite o churrasco promete”, avisa o treinador.
- A Taça Paraná de Voleibol é patrocinada pela Asics, organizada pela Prospection Eventos e realizada pela Federação Paranaense de Voleibol. A 14ª edição do torneio contou com apoio da Secretaria de Esporte do Paraná, Confederação Brasileira de Voleibol, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, Nutry e Segasp Sports.
RODADA DECISIVA DEFINE CAMPEÕES DA TAÇA PARANÁ
- Oito jogos foram decisivos na manhã deste domingo em São José dos Pinhais com os confrontos que definiram os campeões da 14ª edição da Taça Paraná de voleibol.
- Na categoria sub-14 feminino, a equipe do Botafogo ficou com o título ao vencer por 3 sets a 2 a equipe do Fluminense. Na decisão do terceiro lugar, a FUBE, de Santa Catarina, conquistou o bronze ao derrotar por 2 sets a 0 a equipe do Flamengo. Na sub-14 masculina o título inverteu de lado e ficou com o Fluminense, que no “repeteco” das finais vingou as meninas rubro-negras ao vencer os botafoguenses por 3 sets a 0. O bronze ficou com a equipe do Sogipa, do Rio Grande do Sul, ao derrotar o Flamengo por 2 sets a 1.
- Na categoria sub-16 domínio absoluto da equipe do Tijuca Tênis Clube. No feminino as meninas derrotaram as conterrâneas do Flamengo por 3 sets a 1, enquanto que a terceira colocação ficou com o Fluminense ao derrotar o Círculo Militar do Paraná por 2 sets a 0. No masculino da categoria sub-16 o título do Tijuca veio após vencer os paranaenses do Águia/Neo Master por 3 sets a 0. A terceira posição ficou com a AVP/Dental Uni do Paraná, que derrotou o Colégio Sinodal do Rio Grande do Sul por 2 sets a 1.
- Na categoria sub-18 feminina quem levou a melhor foi o Fluminense, que na final derrotou por 3 sets a 0 a equipe do CML/Avates, do Rio Grande do Sul. O bronze ficou com as gaúchas do GNU que venceram o Flamengo por 2 sets a 0. Na decisão da categoria masculina, o primeiro lugar foi para os paulistas do São Caetano ao derrotar por 3 sets a 2 os gaúchos da Sogipa. O bronze da categoria ficou com o Minas Tênis Clube, que derrotou o ADV/Marisol de Santa Catarina por 2 sets a 1.
- Finalmente, a categoria Sub-21, a que mais se aproxima do nível profissional, as meninas da casa (São José dos Pinhais) fizeram bonito e ficaram com o título ao vencer por 3 sets a 1 a forte equipe do Flamengo. A terceira colocação da categoria ficou com o Minas Tênis Clube, que derrotou o Brasília Vôlei por 2 sets a 1. No masculino, o título ficou com a equipe do SESI/Vila Leopoldina que derrotou o Sada/Cruzeiro por 3 sets a 0. O SESI/Santo André ficou com o bronze ao derrotar por 2 sets a 1 o ACE/Nova Geração de Bragança Paulista.
- No ano passado foi o Sada/Cruzeiro quem ficou com o título ao derrotar pelo mesmo placar os atuais campeões. O fato foi lembrado pelo técnico campeão do SESI, Gersinho. “Ano passado o SESI venceu o SADA na chave mas perdeu a final por 3 a 0. Esse ano o SADA venceu o SESI na chave mas perdeu por três a zero na final. Acho que o jogo poderia ser um pouco mais equilibrado, o adversário sentiu a recepção, nós também pecamos no terceiro set. No final nossa equipe fez valer a experiência, já que somos um pouco mais velhos”, avaliou. E não vai dar nem tempo de comemorar muito. “Agora vamos curtir o título e ainda hoje cair na estrada. No final de semana já temos a fase final do paulista e agora é focar para continuarmos bem na competição”, disse Gersinho.
PRINCIPAIS COLOCAÇÕES DE CADA CATEGORIA
SUB-14 FEMININO
1. Botafogo (RJ)
2. Fluminense (RJ)
3. Fube (SC)
4. Flamengo (RJ)
SUB-14 MASCULINO
1. Fluminense (RJ)
2. Botafogo (RJ)
3. Sogipa (RS)
4. Flamengo (RJ)
SUB-16 FEMININO
1. Tijuca Tênis Clube (RJ)
2. Flamengo (RJ)
3. Fluminense (RJ)
4. Círculo Militar (PR)
SUB-16 MASCULINO
1. Tijuca Tênis Clube (RJ)
2. Águia/Neo Master/Café Lontrinha (PR)
3. AVP/Dental Uni (PR)
4. Colégio Sinodal (RS)
SUB-18 FEMININO
1. Fluminense (RJ)
2. CML/Avates (RS)
3. GNU (RS)
4. Flamengo (RJ)
SUB-18 MASCULINO
1. São Caetano/Abrapefe (SP)
2. Sogipa (RS)
3. Minas Tênis Clube (MG)
4. ADV/Marisol/FME (SC)
SUB-21 FEMININO
1. São José dos Pinhais (PR)
2. Flamengo (RJ)
3. Minas Tênis Clube (MG)
4. Brasília Vôlei (DF)
SUB-21 MASCULINO
1. SESI/Vila Leopoldina (SP)
2. SADA/Cruzeiro (MG)
3. SESI/Santo André (SP)
4. ACE/Nova Geração/Bragança (SP)
Fonte: Federação Paranaense  de Voleibol