11.12.14

FPFS - CHAVE OURO: BALANÇO FINAL


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUINTA-FEIRA – DIA DO ENGENHEIRO E ARQUITETO

CHAVE OURO: BALANÇO FINAL

FEDERAÇÃO OFICIALIZOU A CLASSIFICAÇÃO FINAL E A ARTILHARIA

- Neste começo desta semana, a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) divulgou, por meio dos boletins oficiais 470 e 474/2014 as classificações finais e a artilharia da 20ª edição do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CAMPEÃO - POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE

VICE-CAMPEÃO - MUFFATÃO/SOL DO ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL

3º COLOCADO - CRESOL/MARRECO FUTSAL

4º COLOCADO - UMUARAMA FUTSAL

5º COLOCADO - COPAGRIL/SEMPRE VIDA/MARECHAL C. RONDON

6º COLOCADO - CIAGYM MARINGÁ/FUTSAL

7º COLOCADO - FOZ CATARATAS FUTSAL

8º COLOCADO - NOTAVEL MOVEIS/AMPÉRE FUTSAL

9º COLOCADO - KEIMA/OPERÁRIO FUTSAL

10º COLOCADO - SÃO LUCAS/GRUPO IVO

11º COLOCADO - LOJAS LM/CASALI/CAMPO MOURÃO/FECAM

12º COLOCADO - AEC/CAMIFRA/RPINFO/COOPERTRADIÇÃO

13º COLOCADO - ACF - ASSOC CASCAVELENSE DE FUTSAL

NÚMEROS

- Foram 131 jogos disputados, com 759 gols (resultando na boa média de 5,79 gols por partida). Os anfitriões venceram 57 vezes, contra 51 dos visitantes e 23 jogos terminaram empatados.

- A maior goleada aconteceu no jogo ACF 1x14 Cascavel, pela primeira fase. O maior número de gols em uma única partida aconteceu no mesmo jogo (15 gols), empatada com o jogo Copagril 13x2 ACF, também pela primeira fase.

- Por outro lado, apenas um jogo terminou sem gols: Marreco 0x0 São Lucas, realizado na última rodada da primeira fase.

DESTAQUES POSITIVO E NEGATIVO

- Uma das principais características da Chave Ouro, nos últimos anos, tem sido grande equilíbrio entre as equipes participantes. Nesta edição porém, duas equipes destoaram da tendência das últimas temporadas: uma de modo positivo e outra de modo negativo.

- O destaque positivo foi o campeão, Guarapuava Futsal, que fez uma campanha acima das demais, perdendo apenas um jogo em toda a competição (4x2 para o Marreco, em Francisco Beltrão, na primeira fase). Os guarapuavanos fizeram o maior número de pontos (63 em 26 jogos, 12 a mais que o segundo colocado, o Cascavel Futsal) e tiveram o melhor aproveitamento de pontos possíveis (81%). A equipe guarapuavana também teve o ataque mais positivo (100 gols marcados e média de 3,84 por jogo) e a menor média de gols sofridos (1,69 gols sofridos por partida).

- Por outro lado, a decisão do arbitral, de não haver rebaixamento na competição deste ano, contribuiu para que algumas equipes ficassem com um nível muito mais baixo que as demais. Foi o caso da ACF que, com problemas financeiros, teve saída de jogadores logo após o primeiro mês de competição. Com isso, o time cascavelense degringolou no certame, terminando a primeira fase sem somar um ponto sequer. A ACF também teve o pior ataque (apenas 8 gols e média de 0,66 por partida) e a pior defesa (93 gols sofridos em 12 jogos disputados, média de 7,75 por jogo).

ARTILHARIA

- A briga pela artilharia seguiu acirrada até o último jogo da final. Simi Saiotti, do Guarapuava poderia ter alcançado o pivô Barbosinha, que defendeu o Marreco Futsal (18 gols) e vai vestir a camisa da Copagril no ano que vem, mas o pivô do time guarapuavano ficou com a vice-artilharia, com 17 gols, empatado com Banana, outro jogador que era do Marreco Futsal e está se transferindo para a Copagril.

- Também se destacaram na artilharia o ala Éder, do Umuarama e o pivô Sidnei, ao Ampére, ambos com 16 gols marcados. Completam a lista dos principais artilheiros, Dilvo (Keima) e Rodriguinho (Ampére), com 13 gols; Arrepio (Cascavel), Marquinhos (Guarapuava), Rangel (Maringá) e Yuri (Umuarama), com 12 gols marcados; Diego Fávero (Guarapuava), Jamur (Guarapuava), Pedro (Umuarama) e Schneider (Umuarama), com 11 gols; André Maluko (Guarapuava), Caça (Cascavel), Márcio (Copagril) e Pirulito (Cascavel), com 10 gols anotados, conforme o boletim da FPFS.

REVELAÇÃO

- Além dos craques que mais balançaram as redes no decorrer da temporada, quem também se destacou, nesta edição, foi um dos responsáveis por evitar os gols. O goleiro Ale Falcone, do Guarapuava, foi uma das maiores revelações do futsal nacional em 2014. O atleta foi contratado para ser a terceira opção do time guarapuavano, mas, nos treinamentos, o jogador logo chegou à condição de segundo goleiro. A chance de virar titular veio com uma contusão do experiente Danilo Krüger, ainda na primeira fase, em partida contra o São Lucas. Ale Falcone assumiu a meta, e com boas atuações, seguiu como titular até o jogo final, na vitória de 7x2 sobre o Cascavel Futsal.

- As boas atuações também chamou a atenção de outras equipes do futsal nacional. Em 2015, Ale vai vestir a camisa da tradicional equipe de Carlos Barbosa-RS.

SEIS VEZES CAMPEÃO

- A competição deste ano também consagrou o treinador Eduardo Pacheco Coelho, o Baiano, como maior vencedor da história da Chave Ouro. Agora o técnico (contratado pela equipe do Keima Futsal, de Ponta Grossa) soma seis títulos estaduais: quatro com a equipe de São Miguel do Iguaçu (1998, 1999, 2000 e 2002) e dois com o Guarapuava Futsal (2010 e 2014). Já o técnico Nei Victor, do Cascavel Futsal, é o segundo com maior número de títulos. Foram cinco conquistas, nos anos de 2003, 2004, 2005, 2011 e 2012 e quatro vice-campeonatos, nos anos de 2007, 2010, 2013 e 2014, todos pela equipe de Cascavel.

2015

- Como não houve rebaixamento neste ano, as treze equipes que participaram na competição deste ano têm vaga garantida na temporada 2015. Da Chave Prata, já subiram os finalistas: Caramuru, da cidade de Castro, e Itaipulândia Futsal. Uma terceira vaga será definida entre as equipes de Dois Vizinhos e Assaí, no próximo sábado, quando se encerra a disputa da Chave Prata.

- A expectativa, no entanto, fica por conta da confirmação ou não das equipes do certame. Isso porque, a ACF e o Ciagym Maringá, por exemplo, enfrentaram grandes dificuldades financeiras durante 2014 e passaram a ser dúvidas para a competição do ano que vem.

Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão