22.12.14

MUNDIAL JÚNIOR MASCULINO DE HANDEBOL 2015



CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
MUNDIAL JÚNIOR MASCULINO DE HANDEBOL 2015
COMPETIÇÃO QUE RECEBERÁ 24 PAÍSES SERÁ DISPUTADA DE JUNHO A JULHO DE 2015
- Porto Alegre (RS) - Os fãs do handebol no Brasil já podem se preparar para receber mais um grande presente. O Pais, que acabou de ser a sede do Mundial Masculino e Feminino de Handebol de Areia, em Recife (PE), no qual foi novamente campeão nos dois naipes, irá acolher mais um grande evento nos meses de junho e julho de 2015. A Federação Internacional (IHF) confirmou, nesta quinta-feira (31), a vinda do Campeonato Mundial Júnior Masculino para o Rio Grande do Sul, um dos Estados que está entre os grandes berços da modalidade. A categoria é extremamente importante, já que grande parte dos atletas que irão disputar a competição tem possibilidade de estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. As cidades designadas como sede são: Caxias do Sul, Campo Bom, Farroupilha e Santa Maria.
- O handebol tem conquistado cada vez mais espaço dentro do Brasil, e pelas recentes conquistas e pelo árduo trabalho que vem fazendo, a modalidade é uma das que estão sendo vistas com grandes possibilidades de medalhas em 2016. O caminho até lá ainda contempla uma série de ações que visam não só a preparação das equipes, mas também a conquista de um público cativo e fiel, ainda maior do que já existe hoje, que deve apoiar o esporte em um dos momentos mais importantes da história e o Mundial Júnior faz parte disso.
- Para o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, o Estado reúne as condições perfeitas para abrigar a competição. "O Rio Grande do Sul tem uma tradição muito forte no esporte. A logística entre estas cidades é muito facilitada. Desde o início estamos contando com o professor Luis Celso Giacomini, coordenador executivo da comissão de organização que tem feito um grande trabalho em prol da realização do evento. Essa competição e muito importante porque quase todas as seleções contam com atletas que irão jogar as olimpíadas do Rio de Janeiro. Além disso, teremos várias atividades de aquecimento como cursos e o campeonato Pan-Americano, que é classificatório para o Mundial, que também podemos realizar em uma das sedes escolhidas", declarou.
- Nesta quinta-feira (31), como parte da visita de inspeção, na qual estavam presentes o primeiro vice-presidente da Federação Internacional de Handebol, Miguel Roca, e o presidente da comissão de organização de campeonatos da instituição, Leon Kalin, foi feita uma visita ao governador Tarso Genro, que reiterou o interesse do Rio Grande do Sul em receber o Mundial. "O nosso Estado mais uma vez acolhe um evento internacional. Nós estamos totalmente equipados e preparados para receber este campeonato, haja vista nossa participação na Copa do Mundo de futebol. As autoridades internacionais que estiveram aqui puderam ver o o nível de organização que temos. Recebemos essa proposta de maneira muito acolhedora. Da nossa parte, vamos transformar isso também em um ato de promoção e mostrar a capacidade receptiva que temos", disse o governador.
- Os representantes da IHF também se mostraram muito satisfeitos com o que viram durante os quatro dias de inspeção. "O handebol no Brasil está crescendo muito. O País tem feito um grande trabalho e conquistado títulos muito importantes. Estamos aqui para garantir que os participantes tenham as melhores condições possíveis. Este e um campeonato que irá dar muito renome ao Estado. Tem sido uma visita muito extensa. Vimos as cidades que têm possibilidades e ficamos bem otimistas. Alguns locais terão que fazer algumas adaptações, mas nada que seja um elemento negativo para a vinda do campeonato. É uma competição muito interessante, ainda mais pela idade, porque muitos atletas têm condições de estar no Rio em 2016", acrescentou Miguel Roca.
- O presidente da comissão de organização de campeonatos da IHF, Leon Kalin, lembrou quais são os próximos passos para a realização do Mundial. "Nossa vinda aqui coincide com nossa visita ao Rio para os Jogos Olímpicos. Tenho um grande respeito ao trabalho do presidente da CBHb, Manoel Luis Oliveira. Temos aqui muitas pessoas capacitadas para trabalhar na realização do Mundial. Ficou claro que temos que fazer melhorias em alguns ginásios, mas nada que seja empecilho para a realização. Esse é o nosso papel, como responsáveis  por esse projeto. Em março deveremos ter outra visita de inspeção."
- O Mundial Júnior irá contar com a presença de 24 Seleções dos cinco continentes e deve movimentar não só o setor esportivo, mas também turístico e educacional dos municípios envolvidos.
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol