12.3.15

CBFS: ELEIÇÃO DO DIA 31 TEM MAIS UM CANDIDATO


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 DE MARÇO DE 2015 – QUINTA-FEIRA – DIA DO BIBLIOTECÁRIO

CBFS: ELEIÇÃO DO DIA 31 TEM MAIS UM CANDIDATO

APOIADO POR FALCÃO, EX-JOGADOR LANÇA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CBFS

Falcão, Neto, Rodrigo, Tiago, Vanessa e Ramon eleições CBFS (Foto: Reprodução Instagram)
- Ex-jogador de futsal, administrador de empresas e atual presidente da AABB-SP, Nilton Cifuentes Romão lançou nesta quarta-feira a sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). Conhecido como Ramon, ele é apoiado pelos principais jogadores da seleção, como Falcão, Neto, Rodrigo, o goleiro Tiago e a craque da seleção feminina, Vanessa Pereira, a Vanessinha. A eleição na entidade máxima do futsal brasileiro está marcada para o dia 31 de março, em Fortaleza. Votam no pleito os líderes das 27 federações estaduais filiadas.

- Até o momento, o único candidato era o presidente da Federação Mineira de Futsal, Marcos Madeira, que tem o apoio do atual mandatário da CBFS, Renan Tavares. Apesar de ter sido opositor de Tavares nos últimos meses, Madeira e este último chegaram a um acordo, formando uma chapa mesclando partidários de ambos. O atual mandatário está na presidência da CBFS desde junho do ano passado.

- Nascido em 1959, em São Paulo, Ramon jogou no Palmeiras, Corinthians, Gercan, AABB-SP e nas seleções paulista e brasileira. Considerado um líder dentro de quadra, passou a exercer a função de treinador após a aposentadoria em 1995. Seu último trabalho como técnico foi em 2006. Além dos principais jogadores da seleção, Ramon tem o apoio do presidente da Federação Paulista de Futsal, Ciro Fontão de Souza.

ENTENDA O CASO

- Renan Tavares poderia ocupar a presidência da CBFS até o fim de 2017, quando se encerraria o mandato de Aécio de Borba Vasconcelos, destituído do cargo no ano passado. A antecipação das eleições se dá pelo fato de a entidade estar incapacitada de negociar patrocínios com empresas estatais, por conta da reprovação do balanço referente ao período entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. Devido às dificuldades financeiras, a CBFS desistiu de organizar a Copa América, que aconteceria esta semana, em São Bernardo do Campo (SP).

- Patrocinador master da seleção até o fim de 2013, os Correios não renovaram a parceria após a reprovação do balanço, já que a lei brasileira não permite que estatais patrocinem confederações esportivas que não estejam em dia com as suas contas. O máximo que a entidade conseguiu no ano passado foi fechar patrocínios pontuais para os compromissos da seleção. Assim foi no amistoso contra a Argentina no Mané Garrincha, em setembro, e no Grand Prix de Futsal, em novembro. Em ambas as ocasiões, os Correios estamparam sua marca na camisa brasileira, assinando contrato como patrocinador dos dois eventos.

- Desde que assumiu o cargo, Renan tentou, de várias maneiras, aprovar o balanço reprovado. Em agosto do ano passado, a CBFS realizou nova assembleia que decidiu voltar atrás na decisão anterior e aprovar as contas referentes ao período entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. No entanto, a reunião não contou com representantes das federações opositoras, o que fez com que o caso fosse parar na Justiça.

- No mesmo mês de agosto, o juiz da 7ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Fernando Luiz Pinheiro Barros, concedeu liminar anulando a aprovação do balanço. Em dezembro, a CBFS conseguiu anular a liminar na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, ficando apta a voltar a negociar com patrocínios. A alegria, no entanto, durou pouco tempo, já que a oposição contestou a validade da liminar, o mérito voltou a ser julgado e o balanço foi definitivamente reprovado pela Justiça.

Fonte: globo esporte