26.3.15

CBFS: MAIS POLEMICA PARA AS ELEÇÕIES



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 DE MARÇO DE 2015 – QUINTA-FEIRA – DIA DO CACAU

CBFS: MAIS POLEMICA PARA AS ELEÇÕIES

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CBFS REBATE FALCÃO: "ELE NÃO TEM COERÊNCIA"

- Criticado pelo craque, que afirmou que "não vai haver seleção" devido aos rumos que a eleição tomou, Marcos Madeira diz que camisa 12 não tem conhecimento de causa

ENTENDA O CASO

Falcão Brasil Colômbia Grand Prix futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
FALCÃO ESTA REVOLTADO COM ACORDO PARA AS ELEIÇÕES
- O clima no futsal segue pegando fogo a seis dias da eleição à presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). Dois dias depois de o craque Falcão anunciar um novo boicote dos principais jogadores à seleção, o presidenciável Marcos Madeira rebateu o craque, afirmando que o mesmo "não tem coerência". Madeira será o candidato único à presidência da CBFS, uma vez que Nilton Romão, apoiado por Falcão, desistiu de concorrer ao pleito em protesto à aliança entre o grupo de Madeira e atual diretoria da CBFS, que será representada por Louise Bedé, indicada para o cargo de vice-presidente de competições.



- Está havendo uma celeuma toda sem nenhuma necessidade. Os jogadores provavelmente estão sendo contaminados por pessoas que não sabem nada sobre a situação da CBFS. Você para falar algo tem que estar ciente. Não estou caindo de paraquedas aqui, tenho 40 anos de futsal. Quando o Renan e Louise assumiram a CBFS, o Falcão gritou e falou um monte de coisas como fez agora. Um mês depois, estavam todos juntos. Ele não tem coerência, pois agora ele está contra o grupo que apoiava - disse Madeira, que deixará a presidência da Federação Mineira para assumir a CBFS.

Marcos Madeira, presidente Federação Mineira de Futsal (Foto: Quésia Melo)
MARCOS MADEIRA (DE VERMELHO)
- Líder da oposição à administração de Renan Tavares - que assumiu a CBFS em junho do ano passado após a renúncia de Aécio de Borba Vasconcelos - Madeira se aproximou da atual diretoria da entidade nas últimas semanas, o que culminou na revolta de jogadores e lideranças do futsal. Na segunda-feira, toda a comissão técnica da seleção brasileira resolveu pedir demissão em conjunto, em protesto contra a aliança, estourando enorme crise política na modalidade.

- Costuramos essa aliança na tentativa de acabar com a crise. O futsal não pode ficar do jeito que está, sem patrocinador e sem jogos da seleção. Essa foi a solução mais imediata que nós encontramos. Se não fizéssemos esse acordo, não conseguiríamos marcar a eleição para a próxima semana e ficaríamos presos até 2017, quando se encerraria o mandato do Renan - disse Madeira, que indicou o presidente da Federação Gaúcha de Futsal, Dárcio de Castro, para o cargo de supervisor de seleções, ocupado até segunda-feira por Reinaldo Simões.

- Apesar das críticas a Falcão, Madeira ainda crê em um acordo com os principais jogadores do país para que estes voltem a atuar pela seleção.

- Não temo uma evasão de atletas da seleção, porque é factível que vamos conversar sobre toda essa situação. Creio que eles vão entender todo esse processo e aproveito para conclamar a todos que querem o bem do futsal para nos unirmos por uma melhoria - finalizou o presidenciável.

- A eleição à presidência da CBFS ocorre na próxima terça-feira, dia 31, na sede da entidade, em Fortaleza. Participam da votação os presidentes das 27 federações estaduais filiadas.

ENTENDA O CASO

- Atual presidente da CBFS, Renan Tavares poderia ocupar o cargo até o fim de 2017, quando se encerraria o mandato de Aécio de Borba Vasconcelos, destituído no ano passado. A antecipação das eleições se dá pelo fato de a entidade estar incapacitada de negociar patrocínios com empresas estatais, por conta da reprovação do balanço referente ao período entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. Devido às dificuldades financeiras, a CBFS desistiu de organizar a Copa América, que aconteceria na primeira semana e março, em São Bernardo do Campo (SP).

Renan Tavares vice-presidente competições CBFS (Foto: Reprodução Facebook)Renan Tavares deixará a presidência da CBFS na próxima terça-feira (Foto: Reprodução Facebook)

- Patrocinador master da seleção até o fim de 2013, os Correios não renovaram a parceria após a reprovação do balanço, já que a lei brasileira não permite que estatais patrocinem confederações esportivas que não estejam em dia com as suas contas. O máximo que a entidade conseguiu no ano passado foi fechar patrocínios pontuais para os compromissos da seleção. Assim foi no amistoso contra a Argentina no Mané Garrincha, em setembro, e no Grand Prix de Futsal, em novembro. Em ambas as ocasiões, os Correios estamparam sua marca na camisa brasileira, assinando contrato como patrocinador dos dois eventos.

- Desde que assumiu o cargo, Renan tentou, de várias maneiras, aprovar o balanço reprovado. Em agosto do ano passado, a CBFS realizou nova assembleia que decidiu voltar atrás na decisão anterior e aprovar as contas referentes ao período entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. No entanto, a reunião não contou com representantes das federações opositoras, o que fez com que o caso fosse parar na Justiça.

- No mesmo mês de agosto, o juiz da 7ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Fernando Luiz Pinheiro Barros, concedeu liminar anulando a aprovação do balanço. Em dezembro, a CBFS conseguiu anular a liminar na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, ficando apta a voltar a negociar com patrocínios. A alegria, no entanto, durou pouco tempo, já que a oposição contestou a validade da liminar, o mérito voltou a ser julgado e o balanço foi definitivamente reprovado pela Justiça. 
Fonte: globo.com

 CHAPA ÚNICA PARA A PRESIDÊNCIA

- Uma única chapa foi registrada, formada por Marcos Antonio Madeira (Presidente), Weber Magalhães (Vice-Presidente Geral), Louise Bedê (Vice-Presidente de Competições) e Nei de Oliveira (Vice-Presidente Administrativo).

- No dia 31 de março, na cidade de Fortaleza, Ceará, onde fica a sede da CBFS, três assembleias serão realizadas. A primeira, a Assembleia Geral Ordinária, terá a apresentação do relatório administrativo e financeiro referente ao exercício de 2014. Em seguida será feita uma Assembleia Eleitoral, e, por fim, uma Assembleia Geral Extraordinária para posse dos novos membros.

Fonte: CBFS - Confederação Brasileira de Futebol de Salão