23.3.15

CBFS: SELEÇÃO ENTRA EM CRISE



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE MARÇO DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA – DIA DA METEOROLOGIA
CBFS: SELEÇÃO ENTRA EM CRISE
DESCONTENTE COM ALIANÇA POLÍTICA, COMISSÃO TÉCNICA DEIXA A SELEÇÃO
- Indignados com a aproximação de futuro presidente da CBFS com atual diretoria, profissionais decidem não continuar em suas funções a um ano e meio do Mundial
Reinaldo Simões futsal (Foto: Divulgação/CBFS)
REINALDO SIMÕES
- A crise do futsal brasileiro ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira. Em protesto contra a iminente eleição de Marcos Madeira à presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), todos os membros da comissão técnica da seleção brasileira decidiram entregar seus cargos. Com isso, o Brasil está sem treinador a um ano e meio do Mundial da Colômbia, uma vez que o técnico Serginho Schiochet comunicou que não continua à frente do selecionado canarinho.
- A decisão foi tomada em conjunto após diversas conversas ocorridas no último final de semana. Segundo o supervisor de seleções, Reinaldo Simões, o motivo da insatisfação é o fato de Madeira - candidato único à eleição da CBFS - ter se aliado à situacionista Louise Bedé, que será a vice-presidente de competições na futura diretoria. A eleição está marcada para o dia 31 de março, terça-feira, em Fortaleza. Possuem direito a voto os presidentes de todas as 27 federações filiadas.
Serginho Schiochet brasil grand prix (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
SERGINHO COLOCOU O CARGO A DISPOSIÇÃO
- Essa aliança não tem cabimento algum. Não podemos apoiar isso, pois o Madeira sempre foi opositor e crítico ferrenho à atual diretoria e, de uma hora para outra, resolve compor uma chapa com pessoas que já estão lá. Isso é um retrocesso muito grande. Coloquei o meu cargo à disposição no sábado e todos os demais membros da comissão técnica resolveram tomar o mesmo caminho. Não há clima para se trabalhar dessa forma - afirmou Reinaldo.
- Até o momento, a seleção brasileira ainda não jogou em 2015. Por conta das dificuldades financeiras, a CBFS desistiu de organizar a Copa América, marcada para a primeira semana de março. Sem patrocinador master desde o fim de 2013, a entidade tem uma dívida estimada em R$ 6 milhões.
- Além de Louise, a chapa de Marcos Madeira terá como candidato a vice-presidente geral, o diretor da CBF para a Região Centro-Oeste, Weber Magalhães. Completa a futura diretoria Nei de Oliveira, candidato a vice-presidente administrativo.
ENTENDA O CASO
- Atual presidente da CBFS, Renan Tavares poderia ocupar o cargo até o fim de 2017, quando se encerraria o mandato de Aécio de Borba Vasconcelos, destituído no ano passado. A antecipação das eleições se dá pelo fato de a entidade estar incapacitada de negociar patrocínios com empresas estatais, por conta da reprovação do balanço referente ao período entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. Devido às dificuldades financeiras, a CBFS desistiu de organizar a Copa América, que aconteceria na primeira semana e março, em São Bernardo do Campo (SP).
- Patrocinador master da seleção até o fim de 2013, os Correios não renovaram a parceria após a reprovação do balanço, já que a lei brasileira não permite que estatais patrocinem confederações esportivas que não estejam em dia com as suas contas. O máximo que a entidade conseguiu no ano passado foi fechar patrocínios pontuais para os compromissos da seleção. Assim foi no amistoso contra a Argentina no Mané Garrincha, em setembro, e no Grand Prix de Futsal, em novembro. Em ambas as ocasiões, os Correios estamparam sua marca na camisa brasileira, assinando contrato como patrocinador dos dois eventos.
- Desde que assumiu o cargo, Renan tentou, de várias maneiras, aprovar o balanço reprovado. Em agosto do ano passado, a CBFS realizou nova assembleia que decidiu voltar atrás na decisão anterior e aprovar as contas referentes ao período entre novembro de 2012 e dezembro de 2013. No entanto, a reunião não contou com representantes das federações opositoras, o que fez com que o caso fosse parar na Justiça.
- No mesmo mês de agosto, o juiz da 7ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Fernando Luiz Pinheiro Barros, concedeu liminar anulando a aprovação do balanço. Em dezembro, a CBFS conseguiu anular a liminar na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, ficando apta a voltar a negociar com patrocínios. A alegria, no entanto, durou pouco tempo, já que a oposição contestou a validade da liminar, o mérito voltou a ser julgado e o balanço foi definitivamente reprovado pela Justiça.
Fonte: globo.com