18.3.15

FUTSAC - UM ESPORTE PARANAENSE



 FPFSAC
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 18 DE MARÇO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA NACIONAL DO DeMOLAY

FUTSAC - UM ESPORTE PARANAENSE


Estaduais
ESPORTE GENUINAMENTE PARANAENSE, PODE SER HOMOLOGADO EM 2015

- Uma quadra, uma rede, uma bolinha. Um ou dois jogadores de cada lado. Está tudo pronto para uma partida de futsac,  um esporte inventado em Curitiba e que mistura futebol, tênis e futevôlei.

- Disputado em três sets de 21 pontos, o objetivo do futsac é não deixar a bolinha cair no seu campo. Para dividir a quadra de 5 m x 10 m, uma rede de 1,5 metro de altura. Em Curitiba já existem 75 atletas federados, afirma o inventor do esporte e presidente da Confederação Brasileira de Futsac, Marcos Juliano Ofenbock. Em todo o país, são aproximadamente 300 adeptos inscritos em federações.

“A vantagem é que, apesar de existir o piso oficial, o futsac pode ser jogado em vários tipos de quadra, como grama sintética e cimento”, ressalta Marcos. “Isso facilita a atração de novos adeptos”, acredita. Além da paranaense, já existem outras duas federações, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – e uma quarta em formação, a sergipana. O esporte também está organizado na Suíça, África do Sul e Paquistão.

- A expectativa é de que o futsac seja o primeiro esporte inventado e homologado no século XXI. De acordo com Marcos, o Ministério do Esporte estuda apresentar o futsac como esporte demonstração nas olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Antes mesmo disso, a intenção é “expandir a prática pelo Paraná”, diz o inventor. De acordo com Marcos, com R$ 4 mil é possível adaptar uma quadra para a disputa do futsac, como fez a prefeitura de Japira, município de cerca de cinco mil habitantes, no norte pioneiro.

PARCERIA

- Em visita ao secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, o inventor e o presidente da Federação Paranaense de Futsac, Mário Rodrigo Ofenbock, solicitaram parceria na divulgação para levar a prática a outros municípios do estado. O secretário abriu espaço para uma apresentação durante o III Encontro de Gestores Públicos do Esporte, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, em Campo Mourão. “Assim os gestores municipais podem conhecer melhor o futsac e, se desejarem, levar o esporte para os seus municípios”, disse. “Um esporte genuinamente paranaense tem que ser valorizado”, completou o secretário.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

- O futsac também é o primeiro esporte que alia responsabilidade social e preservação ambiental em sua própria origem. As bolinhas oficiais são saquinhos recheados com plástico granulado da reciclagem de garrafas pet e revestidos de crochê, produzidos por integrantes da Associação Curitibana de Crochê – um complemento para a renda familiar.

- Ficou curioso? Você pode obter mais informações na sede da federação, na rua Reinaldino S. de quadros, 1512-A, Alto da XV, em Curitiba. Fone: (41) 3077-1447 ou e-mail: contato@futsac.com. Ou, ainda, pelo site: www.futsac.com.br

Fonte: SEET - Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná