9.5.15

CBB - LIGA OURO DE BASQUETE MASCULINO



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 9 DE MAIO DE 2015 – SÁBADO – DIA DA EUROPA
CBB - LIGA OURO DE BASQUETE MASCULINO
Caxias Basquete, Campeão da Liga Ouro 2015CAXIAS–RS É O GRANDE CAMPEÃO
- Caxias enfrenta calor, cansaço e arquibancadas lotadas para derrotar o Sport na Ilha do Retiro e se sagrar Campeão da Liga Ouro 2015.
- No jogo 4 da serie final da Liga Ouro 2015, o Caxias Basquete (RS) se sentiu em casa no Ginásios Marcelino Lopes, em Recife. Enfrentando a alta temperatura da torcida do Sport Club do Recife (PE), mais o intenso calor dentro das quatro linhas, os gaúchos aplicaram a forte defesa característica durante o campeonato e levantaram a taça da Liga Ouro 2015, podendo agora preitear uma vaga na próxima edição do NBB.
- Assim como foram todos os encontros da serie, mais uma vez as equipes mediram forças, brigaram por cada bola e emoção não faltou ao quarto e último jogo da Liga ouro 2015. Com uma defesa bem montada e liderando os 40 minutos jogados, o Caxias venceu por 70 a 62.
- A torcida do Sport fez uma linda festa lotando o Ginásio Marcelino Lopes e não parou de cantar os 40 minutos, tentando empurrar seu esquadrão a vitória. Dentro de quadra, o Sport não conseguiu traduzir esse incentivo e acabou falhando em momentos decisivos da partida.
- O Caxias veio vacinado contra o que iria enfrentar e no aquecimento deixou toda a tensão da decisão. Logo que a bola subiu, o time gaúcho dominou as ações do jogo e marcando muito bem começou vencendo por 23 a 7.
“Hoje, diferente do outro jogo, estivemos com a vantagem e jogando na liderança conseguimos cadenciar melhor nosso jeito de jogar. Nossa defesa fez a diferença aparecendo em momentos complicados. Jogamos dentro do que estamos acostumados, corrigimos nossos erros e saímos vencedores”, explicou o emocionado treinador do Caxias, Rodrigo Barbosa.
- No último quarto, o time da casa chegou a ficar apenas uma posse de bola atrás, 61 a 58. Com dois erros da linha de três, o Sport deu chances ao adversário que a essa altura segura a de bola e ataca no limite de seu tempo.
- Os dois últimos pontos de quadra do Caxias vieram das mãos do armador Cauê Verzola, segundo maior pontuador da partida com 15 pontos e ainda 5 rebotes e 4 assistências. O armador foi considerado o MVP das Finais e comentou a vitória de sua equipe por 70 a 62.
“Nosso forte é o grupo, temos boas opções para jogar e pela minha posição, ter a bola na mão mais tempo, eu acho que consegui me destacar. É difícil explicar, mas as coisas deram certo para mim e para o nosso time. Trabalhamos muito, estamos focados e conseguimos o título”, concluiu o melhor jogador das finais, Cauê Verzola.
- O cestinha do jogo veio dos dois garrafões, Mafra, do Sport e Arthur, do Caxias, ambos com 17 pontos. Destaque para a importante atuação do ala/pivô Bruno Ferreira, 11pontos e 11 rebotes.
- Além da taça, o Caxias Basquete ganha também a chance de jogar a próxima edição do NBB. O clube precisar passar por algumas avaliações, mas está credenciado a compor a elite do basquete brasileiro.
O JOGO
- A bola subiu o ginásio Marcelino Lopes fervia em apoio ao Sport. O Caxias pareceu não ouvir um sim das arquibancadas e com o armador Cauê Verzola de mão quente no primeiro quarto, 11 pontos anotados, começou voando na frente. O Leão ficou acuado, não conseguiu atacar nos 10 minutos iniciais e sofria com a forte defesa gaúcha. Os visitante, a vontade em quadra, começaram liderando por 23 a 7.
- Trocando seus jogadores, o treinador Ricardo Oliveira buscava uma formação que se encaixasse melhor. Vindo do banco, o ala/armador Feliz, com 6 pontos, apareceu bem e deu mais mobilidade ao ataque rubro-negro somou 20 pontos. O Caxias sentiu o crescimento de seu adversário, mas jogou com tranquilidade e mesmo  tendo sua vantagem diminuída, no intervalo ainda vencia com uma boa diferença no marcador, 36 a 27
- Na volta dos vestiários, o cansaço e o calor apareceram, diminuindo o ritmo e o aproveitamento das equipes.  O Caxias tentava cadenciar o ritmo do jogo e conseguia liderava o marcador. Foi no minuto final, quando o Leão perdia o quarto por 7 a 5, que a bola caiu e em dois contra-ataques o time da casa virou o placar (3/4 9 a 7) e encostou no marcador, 36 a 43.
- No período final, uma guerra dentro das quatro linhas. A torcida empurrava o Sport, que encostou e em menos de dois minutos deixou a diferença em 4 pontos. 58 a 54. O Caxias pensava, retardava o ritmo do jogo, e buscava atacar sempre nos segundo finais. O armador rubro-negro  Victinho, pões fogo no ginásio quando puxou um contra-ataque e deixou o jogo em uma posse de bola de diferença. 61 a 58.
- Mas o MVP, Cauê Verzola apareceu nos minutos finais, ficou coma bola na mão e ajudou somando pontos. Muito controlado no fim do jogo, o Caxias ficou com a vitória por 70 a 62 e levantou o troféu da Liga Ouro 2015
RESULTADOS DOS JOGOS DA FINAL – PLAYOFFS – MELHOR DE 5 JOGOS
SEXTA-FEIRA – DIA 1º/MAIO/2015 – EM CAXIAS DO SUL - RS
JOGO 1 – 17h - CAXIAS DO SUL - RS                          85 X 63 SPORT – PE
DOMINGO – DIA 3/MAIO/2015 – EM CAXIAS DO SUL - RS
JOGO 2 – 11h - CAXIAS DO SUL - RS                          70 X 67 SPORT – PE
QUARTA-FEIRA – DIA 6/MAIO/2015 – EM CAXIAS DO SUL - RS
JOGO 3 – 20h - SPORT – PE                                          76 X 68 CAXIAS DO SUL - RS
SEXTA-FEIRA – DIA 8/MAIO/2015 – EM CAXIAS DO SUL - RS
JOGO 4 – 20h - SPORT – PE                                          62 X 70 CAXIAS DO SUL – RS
CLASSIFICAÇÃO FINAL
CAMPEÃO:                                                                          CAXIAS DO SUL – RS                       3 VITORIAS
VICE-CAMPEÃO:                                                SPORT – PE                                       1 VITÓRIA
Fonte: CBB - Confederação Brasileira de Basquetebol