1.6.15

LNB - LIGA NACIONAL DE BASQUETE MASCULINO



Logo NBB 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 1º DE JUNHO DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA – DIA DA IMPRENSA

LNB - LIGA NACIONAL DE BASQUETE MASCULINO

FLAMENGO-RJ VENCE E FATURA O TÍTULO NACIONAL

- Flamengo domina Bauru novamente, vence Jogo 2 fora de casa e conquista seu quarto título do NBB, o terceiro de maneira consecutiva.

- O Flamengo manteve sua soberania no maior campeonato de basquete do país. Na manhã deste sábado (30/05), a equipe carioca voltou a vencer o Paschoalotto/Bauru na série Final do NBB 7 e conquistou seu terceiro título seguido da competição nacional. Mesmo com forte presença da torcida bauruense no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), o time rubro-negro não deu chances aos paulistas, triunfou por 77 a 67 e fechou o confronto decisivo da temporada 2014/2015 do NBB em 2 a 0.

- Além dos títulos das três últimas edições da competição, o Flamengo também foi campeão do NBB 1 e agora é a equipe com mais títulos do campeonato nacional na história. Em sete temporadas disputadas, o clube da Gávea levou a melhor em quatro oportunidades, enquanto que o UniCEUB/BRB/Brasília é o dono dos outros três troféus.

“É muito difícil se manter no topo. Estamos em um grande clube e isso nos motiva muito a continuar trabalhado. Só quem estava lá dentro sabe o quanto foi difícil essa temporada. A gente jogou mal em alguns jogos, mas sabíamos do nosso potencial e entramos com tudo nos playoffs. E no mata-mata jogamos um basquete digno de campeão. Isso é um time e isso é Flamengo”, disse o capitão Marcelinho, único atleta a participar dos quatro títulos do time carioca no NBB.

- Assim como no Jogo 1, o time do técnico José Neto começou a construir sua vitória no primeiro quarto e abriu 14 pontos de frente (25 a 11). Com muita autoridade, os rubro-negros não deram qualquer chance de reação ao Bauru nas duas parciais seguintes e pouco a pouco foram ampliando a diferença no placar. No último período, os paulistas até chegaram a esboçar uma reação, mas o rubro-negros mostraram autoridade nos minutos finais e venceram.

- Os destaques individuais do tri e tetracampeão Flamengo no duelo deste sábado ficaram por conta do armador Laprovittola, autor de 19 pontos, sete rebotes e quatro assistências, do ala/pivô Olivinha, responsável por 17 pontos e oito rebotes, e do ala/armador Vitor Benite, que deixou a quadra com 15 pontos e seis rebotes.

- Do lado bauruense, o principal atleta em quadra foi o ala norte-americano Robert Day, que marcou 23 pontos e foi cestinha da partida, com direito a seis arremessos convertidos da linha de três pontos em nove tentativas (66,7% de aproveitamento). O vice-campeonato conquistado no NBB 7 é a melhor participação bauruense na história da competição nacional.

“Chegamos atrasados na partida. Começamos a jogar só no fim do terceiro quarto e já era tarde demais. Nessa reta final de temporada, na maioria dos jogos fomos muito mal no primeiro quarto e hoje foi igual. Jogar atrás no placar é muito difícil, ainda mais contra um time como o Flamengo”, disse Day.

O JOGO

Ginásio Neusa Galetti, em Marília
- Com uma bola de três pontos certeira de Robert Day logo na primeira posse, Bauru inaugurou o placar. Mas quem mandou no primeiro quarto foi o Flamengo. Sem se incomodar com a forte pressão da torcida bauruense, o time rubro-negro contou com grandes participações de Olivinha, Benite e Laprovittola e um ótimo trabalho defensivo para abrir larga vantagem no placar nos dez minutos iniciais da partida.

- No embalo do trio, que marcou 21 dos 25 pontos da equipe na parcial – Olivinha (8), Laprovittola (7) e Benite (6), o clube da Gávea apresentou um ótimo aproveitamento ofensivo durante todo o quarto. Enquanto isso, do outro lado, Bauru teve dificuldades diante da forte defesa flamenguista, acertou apenas cinco dos 21 arremessos de quadra que tentou e não teve forças para acompanhar o ritmo dos rivais. Desta maneira, os visitantes não desperdiçaram a chance e fecharam o período inicial com 14 pontos de frente: 25 a 11.

- No início do segundo período, o Flamengo passou a tomar decisões precipitadas e não manteve sua alta produção. No embalo de boas jogadas de Ricardo Fischer, Bauru conseguiu baixar a diferença no placar para dez pontos (32 a 22) e deu mostras de que colocaria fogo no jogo. Mas a tentativa de reação dos paulistas foi interrompida pela dupla de armadores do time carioca. Com cinco pontos seguidos, Benite voltou a ser o protagonista do ataque rubro-negro e Laprovittola acertou uma bola de três pontos no último lance antes do intervalo. Então, com boa participação dos dois jogadores, os comandados de Neto não só esfriaram a reação bauruense como ainda partiram para os vestiários com uma vantagem de 15 pontos: 45 a 25.

- O terceiro quarto teve dois protagonistas pelo lado do Flamengo: Olivinha e Marcelinho. Com oito pontos cada, os jogadores lideraram a boa produção rubro-negra na parcial e a vantagem no placar seguiu aumentando. Do outro lado da quadra, a forte defesa carioca continuou forçando os bauruenses a seguidos erros e os donos da casa não conseguiram frear o time rival. Depois de vencer o período por 22 a 14, os representantes do Rio de Janeiro partiram para os dez minutos finais com 23 pontos de frente: 62 a 39.

- Atrás no placar, Bauru entrou para o último quarto na base do tudo ou nada e conseguiu reagir. Com uma defesa mais pressionada, a equipe do técnico Guerrinha forçou o Flamengo a seguidos erros. No ataque, os baurenses contaram com a mão quente de Robert Day, que acertou quatro bolas de três pontos, e foi fundamental para a diferença no placar cair para 13 pontos (70 a 58), com pouco mais de quatro minutos para o fim.

- A rápida reação inflamou as arquibancadas do Ginásio Neusa Galetti e a torcida passou a jogar junto do time paulista. Mas foi então que o Flamengo mostrou porquê é o atual tricampeão do NBB. Com muita autoridade, os rubro-negros seguraram a pressão dos rivais e venceram com autoridade e tranquilidade.

RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS

1ª RODADA

09/05/2015 16:00 LIMEIRA                                             78 x 85  FLAMENGO

10/05/2015 13:00 BAURU                                               73 X 81 MOGI DAS CRUZES

2ª RODADA

11/05/2015 19:00 LIMEIRA                                             73 x 92  FLAMENGO

12/05/2015 21:00 BAURU                                               84 x 81  MOGI DAS CRUZES

3ª RODADA

14/05/2015 20:30 FLAMENGO                                       76 X 67 LIMEIRA

15/05/2015 19:30 MOGI DAS CRUZES                           85 X 78 BAURU

4ª RODADA

17/05/2015 13:00 MOGI DAS CRUZES                           91 X 98 BAURU

5ª RODADA

20/05/2015 19:30 BAURU                                               77 X 65 MOGI DAS CRUZES

PLACAR DOS CONFRONTOS DAS SEMIFINAIS

LIMEIRA                                                                       0 x 3  FLAMENGO

BAURU                                                                         3 x 2  MOGI DAS CRUZES

RESULTADOS DOS JOGOS DAS FINAIS

TERÇA-FEIRA - DIA 26 / MAIO / 2015 – 1ª RODADA

26/05/2015 21:30 FLAMENGO                                       91 X 69 BAURU

SÁBADO - DIA 30 / MAIO / 2015 – 2ª RODADA

30/05/2015 10:00 BAURU                                               77 X 67 FLAMENGO

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CAMPEÃO:                                                                   FLAMENGO – RJ

VICE-CAMPEÃO:                                                          BAURU - SP

Fonte: CBB - Confederação Brasileira de Basquetebol