27.7.15

FPFS - CHAVE BRONZE DE FUTSAL - 2ª DIVISÃO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 27 DE JULHO DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA
FPFS - CHAVE BRONZE DE FUTSAL - 2ª DIVISÃO
GRUPOS DA 2ª FASE FORAM REDEFINIDOS
- O Tribunal de Justiça Desportiva condenou o Posto Heira Boi/Norte Sul/Apamap/Pitanga Futsal com a perda de 6 pontos por atuar com o goleiro Gabriel Higinio de Souza, supostamente irregular em jogos da 1ª fase do Campeonato Paranaense da Série Bronze.
- Por unanimidade de votos, a comissão aplicou a prescrição da partida de 9 de maio, quando Pitanga venceu, fora de casa, o Laranjeiras do Sul por 4x1 e absolveu a equipe de irregularidade nas partidas de 23 de maio (Pitanga 1 x 1 Tibagi), 30 de maio (Pitanga 3×0 Araucária), 4 de junho (Piraí 3×1 Pitanga), 6 de junho (Pitanga 5×1 Piraí), 13 de junho (Pitanga 9×3 Laranjeiras), 20 de junho (Pitanga 5×3 Palmas) e 27 de junho (Tibagi 5×5 Pitanga).
- A condenação aconteceu somente para a partida do dia 16 de maio (Palmas 1×2 Pitanga), conforme o §1º do Art. 214 do CBJD. Pitanga não soma os três pontos da vitória e perde mais três. Prevaleceu o entendimento que o clube não agiu de má-fé, porque a Federação Paranaense de Futebol de Salão assumiu o erro ao não enviar a Carta Liberatória do atleta para a Confederação Brasileira de Futsal.
- Com o erro assumido, o clube acabou não sendo penalizado, pois o jogador estaria apto a jogar desde 18 de maio, conforme a nota emitida na semana passada pelo setor de Registro da Federação.
- Após o resultado do julgamento, o Paraná Centro entrou em contato com o secretário de Esportes de Pitanga, André Luiz Oliveira, que lamentou a punição e disse que o município estuda a possibilidade de entrar com recurso. “Consideramos uma punição injusta, porque na partida contra Palmas não utilizamos o atleta. A documentação dele foi enviada no dia 6 de maio”, explicou o secretário de Esportes, André Oliveira.
- Embora a FPFS não tenha divulgado a nova tabela do torneio, com a punição, o time pitanguense que era líder do grupo C com 23 pontos, caiu para o 2º lugar com 17, e vai enfrentar a Afiva/Ivaiporã na 2ª fase da competição.
- Até o momento desta postagem a FPFS não tinha definido a programação de jogos da segunda fase da Chave Bronze. Assim a primeira rodada da segunda fase deve acontecer em data a ser divulgada pela “FPFS”..
FORMAÇÃO DOS JOGOS DA 2ª FASE
GRUPO “D”
GRUPO SR ITAIPULANDIA FUTSAL
A.A.SÃO JOSE/ADESTI/PM TIBAGI
TAPEJARA FUTSAL
MARINGÁ SELETO CLUBE
ASFUC/KONRAD/LOVITA/CAMPO BONITO
PIRAI DO SUL FUTSAL
GRUPO “E”
AFIVA/IVAIPORA
AAEMA/MARIOPOLIS /RP-INFO SISTEMA
POSTO HEIRA BOI APAMAP PITANGA
MISSAL FUTSAL
SANTA PELIZZARI/PALMAS ESPORTES
COL. MATER DEI APUCARANA
DADOS GERAIS
- Quatro equipes de cada grupo se classificarão para a segunda fase, formando duas chaves de seis equipes, jogando entre si em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo da segunda fase avançam aos play offs, quando as equipes vão se afunilando até a decisão do título.
- Uma novidade na fórmula é que, como um dos grupos terá um time a menos que os demais, haverá um percentual de aproveitamento entre todas as equipes para definir a classificação geral da primeira fase. Os melhores classificados na primeira fase terão a vantagem de decidir em casa os play-offs a partir da terceira fase. As quatro melhores classificados ao fim da competição garantem o acesso para a Chave Prata.
- A previsão de início da Chave Bronze é no dia 2 de maio e a previsão de término é no início do mês de novembro. A competição também terá paralizações nas fases regionais e finais dos Jogos abertos do Paraná.
- Os clubes também demonstraram algumas dificuldades para cumprir todas as determinações da FPFS. Um ponto que gerou muita discussão foi sobre a obrigatoriedade do placar eletrônico nos jogos. A maioria decidiu que, neste ano, não será obrigatório o uso do placar eletrônico, mas que, em 2016, todas as equipes deverão estar com os equipamentos instalados em seus ginásios. Por outro lado, também foi definido, para a competição deste ano e para a próxima, que o tamanho mínimo da quadra será de 18m x 36m.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão