2.9.15

SELEÇÃO FEMININA DE FUTEBOL



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 2 DE SETEMBRO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA DO REPORTER FOTOGRAFICO
SELEÇÃO FEMININA DE FUTEBOL
EQUIPE PERMANENTE FAZ SELEÇÃO DE FUTEBOL FEMININO SONHAR COM PÓDIO NO RIO 2016
- A seleção brasileira de futebol feminino que se prepara no Spa Sport Resort, em Itu (SP), para os próximos compromissos internacionais - um amistoso contra a França em setembro e dois contra os Estados Unidos em outubro -, recebeu as visitas do ministro do Esporte, George Hilton, e do secretário Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, nesta segunda-feira (31.08).
 - Além de parabenizar a equipe pela medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, Hilton expôs o desejo de tornar as atletas “embaixadoras” da modalidade pelo país. “Vocês não sabem como vibramos com a conquista do Pan. O desempenho da seleção foi inquestionável e o futebol feminino está crescendo graças a vocês. Mas, ainda temos o desafio de criar uma cultura futebolística entre as mulheres no Brasil e a gente quer que vocês se tornem verdadeiras embaixadoras, dando o nome a campeonatos amadores, entregando os troféus, para que consigamos despertar o interesse nas jovens atletas e revelar novos valores”, afirmou o ministro para a comissão técnica e jogadoras brasileiras.
 - Desde o início do ano foi formada uma equipe permanente visando à preparação para os Jogos Rio 2016. Para o técnico Vadão, esta foi a melhor estratégia para fortalecer a seleção. “O futebol feminino não tem uma base, as meninas passam a ter orientação depois dos 16, 17 anos. Então há um déficit, principalmente em relação às grandes equipes. Optamos pela seleção permanente, para conseguirmos ter um avanço tático e físico, só assim vamos competir nas Olimpíadas com força”, analisa.
 - O treinador acredita que o Brasil está em condições de lutar pelo pódio. “Passamos a ter chances de brigar por medalhas. As meninas tem uma boa atitude, estão confiantes e sabemos que trabalhando, embora seja um sacrifício grande, porque ficamos muito tempo confinados, temos tido uma evolução e é isso que precisamos para as Olimpíadas”, completou.
PREPARAÇÃO
- A primeira etapa da preparação rumo a 2016 foi concluída com as disputas da Copa do Mundo, quando a equipe foi eliminada pela Austrália nas oitavas de final, e dos Jogos Pan-Americanos, que terminou com as brasileiras no lugar mais alto do pódio após vitória contra a Colômbia por 4x0.
 - Jogadora mais experiente da seleção, tendo disputado seis Copas e cinco Olimpíadas, a volante Formiga aponta os avanços do time, como a capacidade de mudar de esquema tático. “Quem assistiu aos jogos do Mundial e do Pan viu que a gente cresceu bastante. Antigamente a gente se adaptava mais facilmente no 4-4-2 e hoje conseguimos jogar de outras maneiras”.
 - Evolução também vista pela lateral Maurine, confiante que o esforço que vem sendo feito pelas atletas será recompensado. “A preparação aqui é bem puxada, a gente treina de segunda a sábado, mas acredito que isso tudo vai valer a pena, para a gente se apresentar muito bem nas Olimpíadas. Por isso foi feita a seleção permanente, temos nutricionista, trabalho físico e técnico”, apontou.
 - O Centro de Treinamento em Itu abrigou a seleção do Japão durante a Copa do Mundo de 2014. O local possui uma área de 140 mil m² com dois campos oficiais, hotel, restaurante, academia, espaço para tratamento médico, fisioterapia e massagem, além de salas de reunião.
 - Após o duelo no dia 19 de setembro contra a França, em Le Havre, a seleção permanente será desfeita para que as jogadoras disputem o Campeonato Brasileiro de 2015. Elas voltarão a se reunir para os amistosos contra os Estados Unidos em outubro e para dois jogos frente à Nova Zelândia, em novembro. No último mês do ano, o calendário prevê a disputa da oitava edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, que desta vez será realizado na Arena das Dunas, em Natal. A equipe permanente volta a se concentrar no início de 2016.
INVESTIMENTOS
- O trabalho de fortalecimento das categorias de base passa pela realização de torneios como a Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino (CBUFF), que terminou este mês. Organizada em parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a competição reuniu 700 atletas das 27 unidades da Federação e recebeu R$ 2,4 milhões de investimentos federais.
 - Um bom desempenho no Rio e o apoio do governo federal são fatores que ajudarão o país a formar mais jogadoras, segundo analisou Formiga. “O futebol feminino está virando realidade no nosso país e nada melhor que ver o Ministério do Esporte nos ajudando, fazendo com que as federações acreditem mais na modalidade. Eu fico feliz, porque quando comecei muitas meninas não tiveram o que temos hoje. Quem está chegando agora está tendo oportunidade de mostrar seu futebol”.
 - Outro importante apoio do Ministério do Esporte se dá pelo Programa Bolsa Atleta, que beneficia 116 jogadoras do futebol feminino, o que representa um investimento anual de R$ 1,6 milhão.
Fonte: Ministerio do Esporte