8.12.15

CBFS - SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTSAL



 CBFS  -  Confederação Brasileira de Futsal
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA

CBFS - SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTSAL

EM JANEIRO SELEÇÃO FARÁ PRÉ-TEMPORADA EM FOZ DO IGUAÇU

- Diferentemente deste ano, quando a seleção iniciou as atividades apenas no segundo semestre devido a uma grave crise no futsal brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) já tem definido praticamente todo o calendário da próxima temporada. O início dos trabalhos será no dia 25 de janeiro, quando o grupo convocado por Serginho Schiochet se apresenta em Foz do Iguaçu. A cidade paranaense receberá a seleção brasileira para uma pré-temporada de 10 dias. Após o período de treinamentos, o time verde-amarelo embarca para o Paraguai, onde disputa as Eliminatórias Sul-americanas para o Mundial 2016. A Copa do Mundo Fifa será em setembro na Colômbia.

– Dia 25 de janeiro nos apresentaremos em Foz do Iguaçu para os treinamentos visualizando as Eliminatórias. Teremos pelo menos 10 dias de treinamento antes da competição, não sei se é o adequado, mas já é alguma coisa – afirmou Serginho, que finalmente terá a opção de convocar jogadores que atuam fora do país por se tratar de uma “Data-Fifa”.

- A Conmebol divulgou no fim de outubro os grupos das Eliminatórias Sul-americanas, que serão disputadas em Assunção. O Brasil está no grupo A, ao lado de Paraguai, Venezuela, Peru e Equador. Dentre os adversários da chave, apenas os paraguaios participaram do Grand Prix e perderam para os brasileiros por 3 a 1 na terceira rodada da primeira fase. Para Serginho, a competição em Uberaba (MG) teve um bom nível e serviu para dar-lhe um parâmetro do que será a próxima temporada.

– A competição em si foi muito boa, e o Brasil foi crescendo dentro das dificuldades que foram aparecendo. Pegamos o Irã na final, uma seleção que vem sendo trabalhada há muitos anos e nós com algumas dificuldades de planejamento por tudo o que passamos. Esse título vem coroar o trabalho que foi feito, principalmente nessa semana – comentou o treinador.

- Sobre os jogadores convocados de última hora devido aos pedidos de dispensa de Corinthians e Intelli – os dois times pediram para desconvocar seus atletas chamados para o Grand Prix devido à semifinal da LNF -, Serginho deu a entender de que alguns dos novatos lhe agradaram, podendo receber novas oportunidades na seleção.

– O que eu te garanto é que as oportunidades aparecem para todos. Os jogadores que trouxemos aproveitaram a chance, nós sabemos que, se vamos fazer algo de diferente do que vínhamos fazendo, vamos estar muito tranquilos para tomar qualquer decisão – concluiu.


CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
GOLEIROS
 GIAN (Carlos Barbosa)
TIAGO (Brasil Kirin)
DUDU (Krona)
FIXOS
CAIO (Jaraguá)
Rato (InterMovistar)
Rodrigo (Brasil Futuro)
ALAS
ARI (MFK Dinamo - Rússia)
DANIEL (InterMovistar - Espanha)
XUXA (Brasil Futuro)
FERNANDINHO (MFK Dinamo - Rússia)
BATERIA (Barcelona - Espanha)
MARCÊNIO (Gazpron - Rússia);
PIVÔS
JÉ (Kairat - Cazaquistão)
PITO (Carlos Barbosa)
DIEGO (Jaraguá).
- A Conmebol confirmou os participantes e os dois grupos formados para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal de 2016, que ocorre na Colômbia. A seletiva para o mundial terá como sede o Paraguai e ocorre entre os dias 2 e 14 de fevereiro de 2016.
- O Brasil caiu no Grupo A da competição, ao lado dos donos da casa, o Paraguai, além de Venezuela, Peru e Equador. Na Grupo B estão Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Bolívia. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinal.
- Vale lembrar que apenas a Colômbia tem vaga garantida na próxima Copa do Mundo, já que é sede do evento. Mesmo sendo o último campeão, o Brasil precisa disputar a eliminatória e terminar entre os três primeiros colocados para garantir lugar no mundial.
- Em 2012 a competição foi realizada no Brasil, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. A Argentina saiu com o título, enquanto a Seleção Brasileira acabou em terceiro lugar – após derrota na prorrogação da semifinal para o Paraguai, que era treinado por Fernando Ferretti. Além de Argentina, Paraguai e Brasil, a Colômbia – quarto lugar – também disputou a Copa do Mundo de 2012 – realizada na Tailândia, quando a Seleção Brasileira conquistou o título.
GRUPOS DAS ELIMINATÓRIAS
GRUPO A – PARAGUAI, BRASIL, VENEZUELA, PERU E EQUADOR
GRUPO B – ARGENTINA, COLÔMBIA, CHILE, URUGUAI E BOLÍVIA
Fonte: CBFS – Confederação Brasileira de Futebol de Salão