15.1.16

RIO 2016 – BRIGA NA JUSTIÇA

Rio 2016
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 DE JANEIRO DE 2016 – TERÇA-FEIRA

RIO 2016 – BRIGA NA JUSTIÇA

Centro de TênisCONSÓRCIO DE OBRA OLÍMPICA IRÁ PROCESSAR A PREFEITURA DO RIO

- São Paulo (SP) - A situação entre o Consórcio ITD, formado pelas empresas Ibeg, Tangran e Damiani, e a Prefeitura do Rio de Janeiro segue caótica. Após protestos na última semana, motivados pela falta de pagamento de verbas rescisórias e salários a funcionários demitidos em dezembro, o órgão carioca rompeu contrato com as empreiteiras que, agora, cobrarão seus direitos na Justiça.

- Em entrevista ao site Globoesporte.com, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que a empresa estava chantageando o órgão, afirmando que não recebia verbas públicas e, assim, não tinha como pagar a indenização aos operários.

- É uma prática que, infelizmente, algumas empresas de engenharia do Brasil não percebem que não se pode mais adotar, que é chegar nessa fase das obras, deixar de pagar funcionário para achar que vai pressionar governo. Deixo claro que, na Olimpíada, ninguém vai fazer 'pressãozinha de quinta categoria' para nos obrigar a aumentar valor e esticar prazo. Quem fizer graça, vai ser afastado de acordo com as normas legais. Isso é pressão e chantagem - disse Paes.

- As empresas, porém, afirmam que o rompimento unilateral foi feito sem nenhuma explicação, citando que as obras já estão 95% concluídas. Além disso, o consórcio alega que há uma dívida da prefeitura com eles e, por isso, irá cobrar na Justiça uma reparação contra o órgão.

CONFIRA ABAIXO O COMUNICADO OFICIAL DIVULGADO PELO CONSÓRCIO NA ÍNTEGRA:

"O consórcio formado pelas empresas IBEG, Tangran e Damiani manifesta sua absoluta perplexidade pelo rompimento unilateral do contrato que tem com a Prefeitura do Rio de Janeiro para a construção do Complexo Olímpico de Tênis Barra, sem qualquer explicação oficial ou justificativa formal. Em primeiro lugar, por ter sido o único estádio do complexo onde já foi realizado um Evento-Teste, no mês de dezembro de 2015, aprovado e elogiado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o Comitê Olímpico Internacional, Atletas, Federação de Tênis (Nacional e Internacional), mídia especializada e a própria Prefeitura da Cidade.

- Em segundo lugar, porque a própria prefeitura reconhece que 95% das instalações estão concluídas e a obra está dentro do prazo, faltando apenas a interligação com os outros estádios e o próprio Complexo Olímpico, obras que não dependem exclusivamente do Consórcio ITD.

- Em terceiro lugar, pelo reconhecimento público do próprio prefeito Eduardo Paes da dívida financeira que a prefeitura tem com o consórcio ITD, publicado pela imprensa no dia 13/01, quarta-feira passada. Motivo pelo qual o consórcio não fez os pagamentos completos das indenizações a uma parte dos funcionários dispensados em função do fim das obras.

- Em quarto lugar, pelo desequilíbrio econômico-financeiro sofrido pelo consórcio em função da enorme alteração unilateral do projeto básico licitado por parte da prefeitura, bem como pelos constantes pagamentos incompletos das faturas emitidas.

- Em função de todos estes fatos, documentalmente comprovados, o Consórcio ITD repudia a atitude do rompimento do contrato e anuncia a busca da reparação na Justiça pelos prejuízos financeiros causados às empresas, bem como às suas imagens junto ao público."

Fonte: lancenet.com