30.6.16

FUTSAL - COPA INTERCONTINENTAL



Intercontinental Futsal Cup 2016
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 DE JUNHO DE 2016 – QUINTA-FEIRA
FUTSAL - COPA INTERCONTINENTAL
Futsal Sorocaba (Foto: Guilherme Mansueto/Magnus Futsal)
MAGNUS-SP VENCE NA PRORROGAÇÃO O CARLOS BARBOSA-RS
- Poucas vezes um nome é maior do que qualquer equipe. Falcão é um exemplo de ídolo, de um apaixonado pelo esporte e de um profissional que se cobra diariamente pelo melhor resultado possível. Nesta quinta-feira, dia 29 de junho de 2016, aos 39 anos, ele escreveu de vez o seu nome na história do futsal e do esporte mundial.
- Falcão é bicampeão do mundo com a seleção brasileira, eleito duas vezes o melhor jogador de futsal do mundo pela Fifa e ainda é o maior vencedor da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Brasileirão da modalidade, com nove conquistas. Mas, apesar do currículo extenso, faltava ao craque o título mundial de clubes. Em quatro finais disputadas pelos catarinenses do Jaraguá, quatro derrotas.
- Nesta quarta-feira a história foi outra. Em Doha, capital do Catar, o Sorocaba empatou com Carlos Barbosa por 1 a 1 no tempo normal e venceu, na prorrogação, por 3 a 2, levando o inédito título mundial de futsal. Em três anos de vida, o Sorocaba ostenta uma galeria de títulos de respeito: é campeão estadual, nacional, sul-americano e agora mundial de futsal.
- Para Falcão, fica o legado de ser um dos grandes ícones da história do esporte. Vencedor e que ainda comemora como se fosse o primeiro, o último título que faltava em sua vitoriosa carreira. 
O JOGO
- Poderia facilmente ser 1982 e um dos melhores momentos do futebol brasileiro, mas estamos em 2016 e na final do mundial de futsal. Falcão, do Sorocaba, e Zico, do Carlos Barbosa, fizeram a alegria dos saudosistas do esporte de plantão. Os dois jogadores foram os grandes destaques do equilibrado primeiro tempo da decisão entre paulistas e gaúchos, no Catar.
- Em busca do inédito título, o Sorocaba tinha que acabar com fama de ser freguês do Carlos Barbosa e, de quebra, com a maldição do seu maior craque. Nas quatro vezes que disputou a final do torneio, pelo Jaraguá, Falcão foi vice-campeão do Mundial. Por outro lado, Carlos Barbosa lutava pelo terceiro título e a consolidação de uma das maiores equipes de futsal do planeta.
- Em quadra, a disputa foi marcada pelo equilíbrio e pelo excelente futsal apresentado pelas duas equipes brasileiras, que eliminaram times milionários e recheados de estrelas antes de protagonizarem a final.
- Zico, por três vezes, parou no paredão Tiago, um dos destaques do Sorocaba em todo o torneio e que vive grande fase. Com Daniel, Simi e Falcão, o time do interior paulista respondia com perigo e deixando qualquer locutor sem fôlego, sem pausa nos ataques.
- E dos pés de Falcão o Sorocaba abriu o placar. Restando menos de três minutos para o fim do primeiro tempo, o camisa 12 cobrou falta, Deividi não segurou e Diego completou para o gol.
- No segundo tempo, o Carlos Barbosa tomou conta da partida, muito por conta do precoce recuo do adversário, que passou a apostar em uma bola no ataque e viu sua defesa ser bombardeada. Mais uma vez, Tiago foi o destaque salvando os paulista por inúmeras oportunidades.
- Carlos Barbosa conseguiu empatar a partida quando ficou com um homem a mais em quadra, após a expulsão do pivô Keko. Como diz o manual do futsal, o time gaúcho tocou a bola até sobrar para Canabarro, que soltou a bomba e venceu a muralha imposta por Tiago: 1 a 1.
- O duelo foi para a prorrogação e ganhou mais um capítulo de emoção para os torcedores dos dois times. Logo no primeiro minuto do tempo extra, Mithyuê recebeu bola de Daniel e soltou a bomba, vencendo o goleiro Deividi e colocando o Sorocaba novamente à frente do placar.
- Na sequência, Rafa perdeu gol cara a cara com o goleiro Tiago, explodindo a bola no travessão. O empate veio na sequência, com Grillo, após desviar o chute de Bruno.
- Nos últimos três minutos da prorrogação, o Sorocaba partiu para cima buscando forçar a quinta falta e ter direito ao tiro livre. E conseguiu. Simi foi para a cobrança e bateu no cantinho de Deividi, colocando o Sorocaba em vantagem no placar.
- Apostando no goleiro-linha, o Carlos Barbosa acabou sofrendo o terceiro gol. Daniel tabelou com Neguinho, ampliando para o time paulista. Ainda deu tempo, aos 12 segundos do fim da partida, de Carlos Barbosa diminuir o placar com Murilo, após cobrança de pênalti. Depois disso, não restou tempo para mais nada. Sorocaba campeão mundial de futsal.
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE CLASSIFICATÓRIA
PRIMEIRA RODADA - SEXTA - DIA 24 DE JUNHO DE 2016
21:00 - 15:00* - DYNAMO MOSCOW                3 X 2 CARLOS BARBOSA
22:45 - 16:45* - TASISAT DARYAEI                 2 X 4 FC BARCELONA LASSA
21:00 - 15:00* - AL RAYYAN                           1 X 2 MOVISTAR INTER
22:45 - 16:45* - BENFICA                               2 X 4 MAGNUS FUTSAL
SEGUNDA RODADA - SÁBADO - DIA 25 DE JUNHO DE 2016
21:00 - 15:00* - FC BARCELONA LASSA          3 X 2 DYNAMO MOSCOW
22:45 - 16:45* - CARLOS BARBOSA                 4 X 3 TASISAT DARYAEI
21:00 - 15:00* - MAGNUS FUTSAL                  2 X 4 AL RAYYAN
22:45 - 16:45* - MOVISTAR INTER                   1 X 1 BENFICA
TERCEIRA RODADA - DOMINGO - DIA 26 DE JUNHO DE 2016
21:00 - 15:00* - TASISAT DARYAEI                  2 X 2 DYNAMO MOSCOW
21:00 - 15:00* - CARLOS BARBOSA                  3 X 3 FC BARCELONA LASSA
22:45 - 16:45* - MAGNUS FUTSAL                   1 X 0 MOVISTAR INTER
22:45 - 16:45* - AL RAYYAN                           3 X 2 BENFICA
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE SEMIFINAL
TERÇA - DIA 28 DE JUNHO DE 2016
5ª E 6ª LUGARES
21:00 - 15:00* - DYNAMO MOSCOW                2 X 1 MOVISTAR INTER
7ª E 8ª LUGARES
23:00 - 17:00* - TASISAT DARYAEI                  1 X 2 BENFICA
SEMIFINAIS
21:00 - 15:00* - FC BARCELONA LASSA           3 (1) X (3) 3 MAGNUS FUTSAL
23:00 - 17:00* - AL RAYYAN                           0 X 3 CARLOS BARBOSA
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE FINAL
QUARTA - DIA 29 DE JUNHO DE 2016
21:00 - 15:00 - FC BARCELONA LASSA            6 X 1 AL RAYYAN
23:00 - 17:00 - MAGNUS FUTSAL                    1 (3) X (2) 1 CARLOS BARBOSA
CLASSIFICAÇÃO FINAL
CAMPEÃO:                                                       MAGNUS FUTSAL
VIC3-CANPEÃO:                                               CARLOS BARBOSA
3º COLOCADO:                                                 FC BARCELONA LASSA
4º COLOCADO:                                                 AL RAYYAN
5º COLOCADO:                                                 DINAMO MOSCOW
6º COLOCADO:                                                 MOVISTAR INTER
7º COLOCADO:                                                 SL BENFICA
8º COLOCADO:                                                 TASISAT DARYAEI
Fonte: CBFS – Confederação Brasileira de Futebol de Salão