30.6.16

RIO 2016 – TOCHA NA REGIÃO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 DE JUNHO DE 2016 – QUINTA-FEIRA
RIO 2016 – TOCHA NA REGIÃO
NESTA QUARTA (29) A TOCHA PASSOU PELA REGIÃO
- Depois de Londrina na terça(dia 28), nesta quarta(dia 29) a chama olímpica passou pelas cidades de Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel, concluindo mais um dia no Paraná. Nesta quinta(dia 30) a tocha vai para Foz do Iguaçu.
- Com emoção de anônimos e medalhistas, a tocha olímpica percorreu mais quatro cidades do Paraná nesta quarta-feira. A chama começou o dia em Arapongas e seguiu para Maringá, onde foi carregada por Ricardinho, levantador e ouro com a seleção masculina de vôlei em Atenas (2004) e teve a participação de Vanderlei Cordeiro de Lima. Bronze em Atenas (2004) e premiado com a Medalha Pierre de Coubertin. Depois, o símbolo olímpico passou por Campo Mourão e por Cascavel, onde encerrou o dia.
ARAPONGAS
- Em Arapongas, o revezamento durou aproximadamente uma hora e levou várias pessoas às ruas. A chama olímpica começou a ser conduzida às 8h e passou por 21 pessoas durante o percurso de 4 km. Em um dos momentos, um dos condutores ficou muito emocionado, chegando a ajoelhar e beijar a tocha antes de passar o fogo olímpico.
MARINGÁ
Vanderlei Cordeiro de Lima tocha olímpica Maringá (Foto: Pedro Veríssimo)
- O revezamento da tocha em Maringá começou por volta das 10h, com Luiz Fernando Baxhix, diretor local de uma patrocinadora da Olimpíada. Ao todo, 39 pessoas conduziram a chama olímpica, passando pelas principais vias da cidade.
- Um dos destaques foi a participação de Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele, que tinha carregado a chama olímpica em Brasília, correu ao lado do treinador Ricardo D'Angelo. Não faltou o tradicional aviãozinho, gesto feito por Vanderlei no fim das maratonas.
- O condutor mais ovacionado, em todo o trajeto, foi o campeão olímpico Ricardinho. Ele recebeu a chama olímpica em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória, o principal símbolo turístico da cidade, e foi acompanhado por uma multidão.
Tocha Olímpica piscina Maringá (Foto: Erick Gimenes)
- A tocha também “nadou” pela piscina da Vila Olímpica maringaense. A atleta Fárida Okuhara foi quem conduziu o fogo pela água – com um braço ela nadava, com o outro ela erguia a chama olímpica.É uma missão para minha família inteira, que é a família de nadadores. É um orgulho muito grande representar a cidade. A piscina é minha casa. Foi difícil [conduzir a tocha na água], mas muito emocionante – diz a nadadora.
- Outro destaque foi a ciclista Gabriela Yumi, que, montada na bicicleta, conduziu o fogo olímpico pelo velódromo municipal de Maringá, onde frequentemente treina a seleção nacional da modalidade. O revezamento terminou no Estádio Willie Davids, com Guilherme Santana, guia da atleta Jerusa Geber no atletismo paraolímpico, frente à centenas de pessoas.
CAMPO MOURÃO
- A terceira cidade a receber a tocha nesta quarta-feira foi Campo Mourão. O revezamento começou por volta das 15h. Doze pessoas participaram da passagem da chama olímpica. O percurso terminou em frente à Catedral da cidade.
CASCAVEL
- Cascavel foi a quarta cidade do Paraná a receber a tocha. Com a participação de 37 pessoas, entre elas a ginasta Nicole Müller, o revezamento de 8 km começou por volta 18h40 e terminou às 20h. No trajeto, a tocha passou pelo Teatro Municipal e Praça do Migrante. A colônia japonesa ainda fez uma apresentação de taiko para recepcionar o símbolo dos jogos.
FOZ DO IGUAÇÚ E REGIÃO
- Nesta quinta-feiraI(dia 30),mais cinco cidades vão receber a tocha olímpica: Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e Foz do Iguaçu. O percurso da tocha pelo Paraná vai até o dia 2 de julho, passando por outras cinco cidades. Depois, ela segue por Santa Catarina e Rio Grande Sul e retorna ao Paraná no dia 14 de julho, passando por mais oito cidades do estado.
Fonte: COB – Comite Olimpico Brasileiro