24.6.16

SEET - TOCHA EM MARINGÁ


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE JUNHO DE 2016 – SEXTA-FEIRA
SEET - TOCHA EM MARINGÁ
MARINGÁ ESTÁ PRONTA PARA RECEBER A TOCHA OLÍMPICA NO DIA 29
- Maringá receberá na próxima quarta-feira (29), o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O comboio trazendo a chama chegará à cidade a partir das 9 horas. A tocha será acesa pela primeira vez na avenida Gaspar Ricardo, em frente à Nissan, patrocinadora oficial do evento. O revezamento é promovido pelo Comitê Rio/2016 com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), junto com as Secretarias de Educação (Seduc), Cultura (Semuc) e de Trânsito e Segurança (Setrans).
- De lá a tocha segue para as avenidas Tuiuti e Brasil, até a avenida São Paulo, depois pelas avenidas Prudente de Moraes, Herval, Tiradentes, seguindo pelo Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio, avenida Getúlio Vargas, avenida Brasil e Duque de Caxias. O encerramento do revezamento ocorrerá na avenida Colombo, no fundo da Vila Olímpica, com atividades de performances e opções de entretenimento para a comunidade maringaense. O evento também oferece oportunidade única para a exposição nacional e global da própria cultura e patrimônio.
- O símbolo dos jogos passará por cerca de doze ruas, em torno de 5 mil metros dentro do município. A tocha permanecerá em solo maringaense por cerca de duas horas. A lista completa de condutores da tocha Olímpica de Maringá será divulgada nos próximos dias. Com o objetivo de garantir acesso à população aos locais por onde o revezamento da tocha passará serão realizadas alterações no trânsito pela Setrans.
- O secretário de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco, tem acompanhado a organização e falou sobre a importância de receber a Chama Olímpica: “Será uma grande satisfação presenciar a passagem da Tocha em Maringá, cidade que tem uma grande estrutura esportiva e que sempre apoia e estimula o esporte. Esperamos um grande público para juntos receber o tão esperado símbolo dos jogos”, diz.
- Confira um vídeo sobre o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, criado pelo Comitê Rio 2016, no link https://www.facebook.com/rio2016pt/videos/10154167629819111/
ORIENTAÇÃO
- De acordo com a organização do Comitê Rio 2016 não haverá espaços para a imprensa dentro do comboio. A cobertura do evento deverá, portanto, ser feita nos entornos do percurso, não sendo necessário credenciamento.
TOCHA
- A chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e a sua história foi desenvolvida por meio da mitologia grega e contada através da lenda em que Prometeu roubou o fogo de Zeus e entregou aos mortais. A tradição de manter uma tocha acessa durante as competições também serviu de homenagem à deusa Hera.
A primeira Olimpíada da Era Moderna a possuir uma torre que manteve o fogo aceso durante toda a competição foi no ano de 1926, em Amsterdã, na Holanda. Já a primeira competição a receber o revezamento da tocha por meio dos atletas foram os Jogos de Olímpicos de Berlim, na Alemanha no ano de 1936.
Fonte: SESP – Secretaria do Esporte e Lazer de Maringá