7.1.17

CBFS / CBF - SELEÇÃO DE FUTSAL



CBFS.png 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 7 DE JANEIRO DE 2017 – SÁBADO
CBFS / CBF - SELEÇÃO DE FUTSAL
PC OLIVEIRA ASSUME SELEÇÃO E FAZ CRÍTICAS
PC Oliveira Brasil Futsal (Foto: Beto Costa/CBFS)
PC OLIVEIRA - TÉCNICO
- Conforme antecipou o GloboEsporte.com no início da semana, PC Oliveira é o novo técnico da seleção brasileira de futsal. Campeão mundial em 2008 pelo time verde-amarelo, o treinador de 56 anos foi apresentado nesta quinta em um hotel na Zona Oeste do Rio. Na apresentação, PC fez a sua primeira convocação e apresentou o seu novo método de trabalho. No dia 23 de janeiro, a seleção embarca para Barcelona onde faz um período de treinamentos, além de um amistoso contra um selecionado da Catalunha. Por conta das férias do futsal brasileiro, PC convocou uma equipe quase toda formada por jogadores que atuam na Europa. A grande novidade é a volta do fixo Neto. Ganhador da Bola de Ouro Fifa, em 2012, ele ficou de fora do último Mundial por opção do então técnico Serginho Schiochet.
- Sempre vamos trabalhar com uma seleção do Brasil, uma da Europa e outra absoluta, a nossa equipe principal. Precisamos criar um Modelo Brasil. O futsal brasileiro foi estuprado nos últimos anos. Temos que buscar um conhecimento, estamos com um processo atrasado. Temos saber o que serve, mesmo porque a Argentina ganhou um Mundial sem um atleta naturalizado. Temos que saber o que é um jogador brasileiro, muitos quando vão para a Europa perdem isso - disse PC.
- Na reformulação proposta pelo novo treinador, a seleção contará com uma enorme equipe multidisciplinar. Lucas Chioro, ex-Corinthians, será o auxiliar. O ex-pivô Marquinho, campeão mundial em 2008, será o supervisor. Aposentado das quadras desde o ano passado, o ala Gabriel, de 35 anos, terá uma função até então inédita: diretor para assuntos internacionais. A tarefa do ex-ala será firmar compromissos fora do país e alinhar os interesses da seleção aos dos clubes europeus, como a viagem para a Catalunha, onde o Brasil utilizará as instalações do Barcelona para treinamento e preparação física.
- Queremos viajar muito pelo país e fora do país, mesmo porque fomos incapazes de ver o que estava acontecendo na Argentina, com boas práticas. Seleção vai passar por período de treinamento dentro de todas as diretrizes esportivas. Para você ter uma ideia, o Ary (fixo do Barcelona) estava na minha primeira lista e ele me disse que seleção não estava nos planos dele. Com isso, convocamos outro jogador. O atleta para trabalhar conosco tem que demonstrar conhecimento.
"FALCÃO É UMA INSTITUIÇÃO"
FALCAO - ATLETA
- Ausente da primeira lista de PC Oliveira, Falcão segue nos planos da nova comissão técnica. Cultivado como um ícone e grande catalizador de investimentos, o camisa 12 deve ser utilizado dentro do possível ao longo dos próximos quatro anos. Atualmente com 39 anos, o craque já afirmou que não se vê em condições de disputar mais um Mundial.
- Falcão é um jogador que precisa ser tratado como instituição, o maior de todos os tempos, mas estamos virando um ciclo. Você precisa dele para se montar um plano de negócios, e dentro da reestruturação você tem que saber aproveitá-lo respeitando tudo o que ele representa para o futsal. Temos que virar a página do futsal brasileiro da melhor maneira para todos - disse PC.
- PC Oliveira comentou também sobre o calendário da seleção brasileira para este ano. Segundo o treinador, a comissão técnica aguarda a divulgação das datas da Conmebol para "cruzar" com o calendário das ligas nacionais antes de definir o cronograma de competições. A ideia é realizar uma Copa América no Rio no primeiro semestre utilizando uma das arenas do Parque Olímpico.
- Estamos na batalha para trazer a Copa América para cá numa data Fifa. Queremos disputar eventos importantes, com a participação de Espanha e outras potências. Nossa ideia é definir o calendário até 2020 o quanto antes - concluiu.
CBFS NEGA INTERVENÇÃO DA CBF NO FUTSAL
Marcos Madeira, presidente CBFS, futsal (Foto: Juscelino Filho)
MARCOS MADEIRA - CBFS
- A coletiva de imprensa não contou com a presença de representantes da CBF, que passou a participar da gestão da seleção brasileira adulta por conta da difícil situação financeira da Confederação Brasileira de Futsal. PC Oliveira dividiu a bancada com Marcos Madeira, presidente da CBFS, que negou que a entidade estivesse abrindo mão da gestão da seleção. O dirigente tratou de explicar como funcionará a parceria a partir de então.
- Estamos iniciando hoje uma nota etapa do futsal brasileiro.  A CBFS nasceu em 1979 oriunda da CBD e eu estive naquela fundação. Somos uma entidade legal e temos que corrigir que a CBF está assumindo a CBFS. Não é isso. Está havendo uma colaboração mútua. Nós temos que dizer que não existe cessão do futsal para a CBF, o que existe é uma harmonia entre nós e o presidente Marco Polo Del Nero. O que existe atualmente é uma colaboração mútua, que vai ser feita de uma maneira mais intensa, que vai ser feita de uma maneira compartilhada - comentou Madeira.
- Madeira e alguns dirigentes da CBFS estão de mudança para o Rio, onde ficará a base da nova gestão da seleção, que será feita por intermédio de uma empresa criada através de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Futsal e uma agência indicada pela CBF. A agência que fará a gestão também não enviou representantes à coletiva.
- Nossa parceria com a CBF é logística e administrativa. É importante que estejamos nesse momento aglutinando informação - resumiu PC.
SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTO MASCULINA – CONVOCADOS
GOLEIROS:
TIAGO (Sorocaba), LÉO (Joaçaba)
FIXO:
NETO (Kairat Almaty-CAZ) e RAFAEL RATO (InterMovistar-ESP)
ALAS:
MARCÊNIO (Gazprom-Ugra-RUS), MATTEUS (El Pozo Murcia-ESP), DYEGO (Barcelona-ESP), DANIEL JAPONÊS (InterMovistar-ESP), GADEIA (InterMovistar-ESP)
PIVÔS:
HUMBERTO (InterMovistar-ESP), FERNANDINHO (FC Dynamo-RUS), PITO (El Pozo Murcia-ESP), BRUNO TAFFY (Inter Movistar-ESP), DIEGUINHO (Sporting Lisboa-POR)
Fonte: globoesporte.com