3.5.17

BASQUETE – CBB CONTINUA SUSPENSA



- MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 3 DE MAIO DE 2017 - QUARTA-FEIRA -
BASQUETE – CBB CONTINUA SUSPENSA
FIBA DIZ QUE "RECONHECE ESFORÇOS" DA CBB, 
MAS MANTÉM SELEÇÃO BRASILEIRA SUSPENSA
- Após reunião, Comitê opta por seguir com a punição e promete reavaliar os fatos no próximo congresso, no dia 21 de junho. Na teoria, time nacional ainda não está fora da Copa América de agosto
- Após julgar os novos fatos apresentados pela Confederação Brasileira de Basquete durante um congresso em Hong Kong nesta semana, o Comitê da Federação Internacional de Basquete (FIBA) decidiu manter a suspensão da seleção brasileira de basquete, que começou em novembro do ano passado (relembre aqui). O órgão máximo do basquete mundial estabeleceu um prazo para a CBB apresentar novos argumentos que pesem a favor do fim da punição: dia 21 de junho, quando o Comitê vai se reunir novamente.
- Com isso, o Brasil segue fora de qualquer torneio internacional disputado pelo menos até o fim de julho, por questões de preparação, e a FIBA Américas terá que indicar seleções substitutas para esses campeonatos. A manutenção da pena não exclui a possibilidade de a seleção disputar a AmeriCup 2017 (Copa América), que começa no dia 25 de agosto. Com vaga garantida, o Brasil precisará reverter a punição na próxima reunião para não ser substituído no principal torneio do continente.
- O Comitê Central confirma a permanência da suspensão, mas reconhece os esforços da nova diretoria da CBB e estabelece um novo prazo para a Confederação ter a oportunidade de atualizar as informações sobre suas ações para resolver os problemas de governança, finanças e esportivos. O Comitê Executivo irá avaliar novos fatos na próxima reunião, no dia 21 de junho, quando decidirá as medidas apropriadas - explicou a FIBA em nota oficial em seu site.
ENTENDA A SUSPENSÃO DA CBB
- Para suspender a CBB provisoriamente desde novembro, a Fiba enumerou diversos casos de falta de gestão na entidade. A mandatária do basquete mundial citou a falta de controle sobre o basquete do país, lembrando que na Copa América sub-18, em julho passado, os jogadores convocados para a seleção brasileira faziam parte de um mesmo time e tiveram seus custos pagos com recursos da Liga Nacional de Basquete.
- Além disso, a ausência de equipes brasileiras em torneios internacionais também foi lembrada, como no Campeonato Mundial de basquete 3x3 e no Campeonato Sul-Americano sub-15. Não bastasse, a Escola de Técnicos está desde 2014 sem atividades.
- As dívidas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) com a Federação Internacional de Basquete também foram lembradas. Na carta de suspensão, a Fiba lembra que a CBB não conseguiu dividendos para pagar valores que já haviam sido renegociados em 11 de abril de 2016. Por fim, também é citado o fato de a CBB encaminhar um processo de novas eleições sem reformular todas as suas ações e apresentar um plano estratégico.
Fonte: globoesporte.com