12.8.17

VOLEI MASCULINO - SULAMERICANO



- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 de AGOSTO de 2017 – SÁBADO – DIA DA JUVENTUDE -
VOLEI MASCULINO - SULAMERICANO
BRASIL VENCE A VENEZUELA É CAMPEÃO PELA 31ª VEZ
- De Santiago, no Chile - A seleção brasileira masculina de vôlei é campeã do Sul-Americano 2017 sem perder nenhum set. Em sua segunda final na temporada, depois de ter decidido também a Liga Mundial, o time do Brasil derrotou a Venezuela na noite desta sexta-feira (11.08) por 3 sets a 0 (25/21, 25/6 e 25/18), em 1h07 de partida disputada no Centro Nacional de Entreinamento, em Santiago.
- Este é o 31º título da equipe verde e amarela nesta que foi a 32ª edição do campeonato – o Brasil não participou no ano de 1964. O título ainda valeu a seleção brasileira a vaga no Campeonato Mundial de 2018, que será disputado na Itália e na Bulgária.
- Brasil e Venezuela se enfrentaram pela última vez em uma final de Sul-Americano no ano de 2003, quando a competição foi disputada no Rio de Janeiro. Neste ano, a Argentina ficou com a terceira colocação, assim como aconteceu desta vez. Para conquistar a medalha de bronze, os argentinos precisaram vencer o Chile e conseguiram o resultado por 3 sets a 0.
CBV- Este é o primeiro título da seleção brasileira sob o comando de Renan Dal Zotto. O treinador, que assumiu a equipe neste ano, já foi vice-campeão da Liga Mundial, sendo superado pela França na grande final. Após a partida, o treinador falou sobre a conquista.
“Um título importante, o Campeonato Sul-Americano vale vaga somente uma vaga ao Mundial. E importante também por manter a hegemonia brasileira na América do Sul, uma responsabilidade muito grande que tínhamos. Saímos daqui com o sentimento de dever cumprido".
- A equipe do Brasil começou o jogo com o levantador Bruninho, o oposto Wallace, os centrais Maurício Souza e Lucão, os ponteiros Lucarelli e Maurício Borges, e o líbero Tiago Brendle. Também participaram da partida o oposto Renan, o levantador Raphael e o central Otávio.
- Um dos destaques da partida, o oposto Wallace, que foi maior pontuador com 13 acertos, comentou a conquista brasileira sem ter perdido nenhuma parcial nas cinco partidas.
"Essa é a melhor maneira que temos de demonstrar nossa força. Sabemos que não é fácil passar um campeonato inteiro sem perder um set. O time mereceu, está de parabéns, agora vamos comemorar esse título".
- A seleção brasileira também dominou a eleição dos melhores do torneio: Bruno venceu como melhor levantador, Lucarelli foi escolhido melhor ponteiro, Wallace o melhor oposto e o ponteiro Maurício Borges, melhor jogador da competição.
- O capitão Bruninho também comentou sobre o carinho dos chilenos, que adotaram a seleção brasileira em confrontos sem a presença da equipe da casa.
"Um prazer voltar ao Chile, jogar aqui, sentir o carinho da torcida. Recebemos de todos os chilenos, foi uma experiência muito especial, quero voltar outras vezes, estamos muito contentes por essa conquista"
O JOGO
- O Brasil saiu na frente no erro do adversário. No bloqueio de Lucão, fez 2/0. Maurício Borges explorou o bloqueio venezuelano e abriu 3/0. Wallace marcou 4/0 e a Venezuela pediu tempo. Com Lucarelli, a equipe brasileira fez 8/3 no primeiro tempo técnico. Com mais um ponto de bloqueio, o placar foi a 10/3 e o adversário pediu tempo. Na volta, ace de Lucão e 11/3. Wallace ainda marcou 12/3. Em ponto de contra-ataque, Lucarelli marcou 16/7. A Venezuela reagiu e fez 11/17. Mas, a seleção brasileira voltou a pontuar e fez 20/12. Bem no saque, os venezuelanos aproximaram ainda mais no placar em 18/22. A reta final do set foi disputada e o Brasil fechou em 25/21.
- A seleção brasileira abriu 2/0 com dois pontos de bloqueio logo no começo do segundo set. Sem dar chances ao adversário, o Brasil fez 4/0 e a Venezuela pediu tempo. Com Wallace pontuando bem, a equipe verde e amarela chegou a 8/1. Na volta do tempo técnico, Lucão bloqueou duas vezes e levou o placar a 10/1. Em boa passagem de Bruninho pelo saque e com o bloqueio funcionando bem, o marcador ainda foi a 16/1. Sem dificuldades, a equipe do técnico Renan manteve uma grande vantagem em 20/3. No bloqueio, o Brasil chegou a 22/3. No final, 25/6.
- A terceira parcial começou mais equilibrada, com as seleções empatando em 3/3. Na sequência, o Brasil começou a abrir vantagem e fez 7/4 e a Venezuela voltou a empatar em 7/7. Com ponto de bloqueio, os venezuelanos assumiram o comando do placar (9/8). O Brasil passou a frente e fez 12/10. A vantagem verde e amarela passou a ser de três pontos em 16/13. A diferença no placar foi aumentando e o Brasil fez 19/14. Lucarelli marcou 21/15. Administrando com tranquilidade, o Brasil chegou ao ponto final em bela pipe de Lucarelli, que deu números finais ao terceiro set: 25/18, e mais um título ao Brasil.
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE SEMIFINAIS
QUINTA-FEIRA – DIA 10 / AGOSTO / 2017 – NO CHILE
10.08. 22:00  COLOMBIA                                 3x0 PERU
10.08. 21:30  ARGENTINA                                2x3 VENEZUELA
10.08. 20:00  URUGUAI                                    3x0 PARAGUAI
10.08. 19:30  BRASIL                                      3x0 CHILE
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE DE FINAIS
SEXTA-FEIRA – DIA 11 / AGOSTO / 2017 – NO CHILE
3º LUGAR
11.08. 19:30  CHILE                                         0X3 ARGENTINA
7º LUGAR
11.08. 20:00  PARAGUAI                                 1X3 PERU
FINAL
11.08. 21:30  BRASIL                                      3X0 VENEZUELA
5º LUGAR
11.08. 22:00  URUGUAI                                    1X3 COLOMBIA
CLASSIFICAÇÃO FINAL
CAMPEÃO                                                                         BRASIL
VICE-CAMPEÃO                                                              VENEZUELA
3º LUGAR                                                                           ARGENTINA
4º LUGAR                                                                           CHILE
5º LUGAR                                                                           COLOMBIA
6º LUGAR                                                                           URUGUAI
7º LUGAR                                                                           PERU
8º LUGAR                                                                           PARAGUAI
Fonte: Federação Internacional de Voleibol