11.1.18

BASQUETE - LIGA DAS AMÉRICAS DE 2018


- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 / JANEIRO / 2018 - QUINTA-FEIRA -
BASQUETE - LIGA DAS
AMÉRICAS DE 2018
ANUNCIADO OS GRUPOS E AS DATAS DA PRIMEIRA FASE
- As equipes brasileiras conheceram os caminhos que vão percorrer na Liga das Américas 2018. Nesta quinta-feira (21), a FIBA Américas anunciou a formação dos grupos, além das datas das quatro chaves da primeira fase do principal torneio interclubes do continente.
- Campeão e vice do último NBB, Bauru Basket e Paulistano ganharam companhia do Mogi das Cruzes como representantes nacionais na competição. Campeã da Liga Sul-Americana em 2016, a equipe paulista foi convidada pela FIBA Américas e disputará a Liga das Américas pela segunda vez.
“A gente ficou muito feliz pela inclusão do Mogir na Liga das Américas. É uma alegria muito grande e a nossa equipe volta a um cenário internacional por merecimento. Há alguns dias atrás éramos os atuais campeões sul-americanos. Fizemos todos os esforços para participar, agora que fomos oficializados, e vamos entrar com tudo para poder representar Mogi das Cruzes e o Brasil na Liga das Américas, que é uma competição muito importante”, disse o secretário de Esporte e Lazer de Mogi, Nilo Guimarães.
- Logo na primeira fase, duas equipes brasileiras se enfrentarão. Com sede em Talca, no Chile, o Grupo B terá Paulistano e Mogi, além do anfitrião Español de Talca e do San Lorenzo, atual campeão da Liga Argentina. A chave acontecerá entre os dias 26 e 28 de janeiro.
- Já o Bauru jogará em casa na fase inicial. Entre os dias 09 e 11 de fevereiro, o Dragão receberá Guaros de Lara, da Venezuela, atual bicampeão da Liga das Américas, Correcamino Colón, do Panamá, e San Salvador BC, de El Salvador, para as disputas do Grupo D.
“Essa será mais uma oportunidade única de disponibilizar para nossa cidade, nossos torcedores e nossos patrocinadores uma fase da Liga das Américas, a competição mais importante do nosso continente. Será uma honra e uma grande responsabilidade para todos nós”, afirmou o gestor do Sendi/Bauru, Vitor Jacob.
- As chaves A e C, que não tem equipes brasileiras, serão realizadas em Monterrey (MEX) e Corrientes (ARG), respectivamente. No Grupo A estão os mexicanos Fuerza Regia e Soles de Mexicali, o argentino Ferro Carril e o portorriquenho Capitanes de Arecibo. Já o Grupo C é formado por dois times da Argentina (Estudiantes e Regatas), um do Uruguai (Hebraica Y Maccabi) e um de Porto Rico (Leones de Ponce).
- Os dois melhores colocados de cada chave avançarão à segunda fase. Os oito classificados serão divididos em dois grupos e, novamente os dois melhores de cada lado, seguem na disputa pelo título. O campeão será conhecido no Final Four, que terá jogos eliminatórios e será realizado em uma única sede.
- Disputada desde 2007, a Liga das Américas já teve quatro campeões brasileiros – Brasília (2009), Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Bauru (2015) – e o Guaros de Lara, da Venezuela, é o atual bicampeão (2016 e 2017). O vencedor do torneio garante vaga na Copa Intercontinental de Clubes, disputada contra o campeão da Fiba Basketball Champions League (Europa).
GRUPOS DA LIGA DAS AMERICAS - 2018
GRUPO A – MONTERREY, MÉXICO – 19 A 21/01
FUERZA REGIA (MÉXICO)*
FERRO (ARGENTINA)
SOLES DE MEXICALI (MÉXICO)
CAPITANES DE ARECIBO (PORTO RICO)
GRUPO B – TALCA, CHILE- 26 A 28/01
ESPAÑOL DE TALCA (CHILE)*
SAN LORENZO (ARGENTINA)
MOGI DAS CRUZES/HELBOR
PAULISTANO/CORPORE
GRUPO C – CORRIENTES, ARGENTINA – 2 A 4/02
REGATAS CORRIENTES (ARGENTINA)*
ESTUDIANTES DE CONCORDIA (ARGENTINA)
LEONES DE PONCE (PORTO RICO)
HEBRAICA Y MACABI (URUGUAI)
GRUPO D – BAURU, BRASIL – 9 A 11/02
SENDI/BAURU BASKET*
SAN SALVADOR BC (EL SALVADOR)
CORRECAMINOS (PANAMÁ)
GUAROS DE LARA (VENEZUELA)
*equipes que sediarão os grupos

Fonte: FIBA Américas