26.3.18

BASQUETE - LIGA DAS AMÉRICAS

- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 / MARÇO / 2018 – SEGUNDA-FEIRA -
BASQUETE - LIGA DAS AMÉRICAS
San Lorenzo conquistou o título da Liga das Américas de 2018 (Foto: FIBA Americas)
SAN LORENZO FAZ VENCE O MOGI E É CAMPEÃO
- Equipe argentina se recupera após bom primeiro quarto do Mogi, segura reação dos brasileiros no fim e ganha por 79 a 71, em Buenos Aires, para conquistar título inédito e de forma invicta
- De maneira invicta, o San Lorenzo conquistou o título da Liga das Américas de basquete de 2018. Na noite deste domingo, o time argentino fez valer o fato de jogar no ginásio Polideportivo Roberto Pando lotado, venceu o Mogi das Cruzes por 79 a 71, em Buenos Aires, e levantou o troféu da principal competição do continente pela primeira vez em sua história.
- O Mogi fez um bom início de jogo e venceu o primeiro quarto. Aos poucos, porém, o time da casa melhorou e, após o intervalo, chegou a abrir 15 pontos de vantagem. A equipe brasileira reagiu no último período e até passou na frente, mas os donos da casa tiveram tranquilidade, reassumiram a liderança do placar e conquistaram a vitória sem sustos no fim.
- A final da Liga das Américas de 2018 teve dois cestinhas: Gabriel Deck, pelo San Lorenzo, e Tyrone, do Mogi, cada um com 22 pontos. Deck, aliás, ainda anotou um duplo-duplo ao pegar dez rebotes. O ala-pivô do San Lorenzo foi premiado como MVP do torneio.
- Com o título, o San Lorenzo garante o direito de disputar a Copa Intercontinental no segundo semestre, com adversário europeu ainda a ser definido. Já o Mogi volta as suas atenções para a reta final do NBB. Na próxima quinta-feira, o time comandado pelo técnico Guerrinha já joga pelo campeonato nacional contra o Pinheiros, às 20h, no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes.
MOGI COMEÇA MELHOR, MAS SAN LORENZO SE RECUPERA
Mogi agora passa a ter o NBB como foco (Foto: FIBA Americas)- Mesmo jogando no ginásio adversário completamente cheio, o Mogi começou muito bem a partida. Com ótimo aproveitamento nas bolas de três, a equipe brasileira abriu 16 a 6, e o técnico do San Lorenzo logo pediu tempo. Destaque para a boa atuação de Larry Taylor, autor de dez pontos no primeiro quarto. O Mogi não conseguiu manter o mesmo ritmo nos minutos seguintes, e o San Lorenzo aproveitou para encostar com uma cesta de três pontos de Aguirre no estouro do cronômetro. Mesmo assim, ao fim do período inicial, o Mogi vencia por 25 a 20.
- O San Lorenzo voltou bem para o segundo quarto e, empurrado por sua torcida, empatou a partida em 25 a 25. O Mogi demorou a reagir e só respondeu quando Tyrone anotou cinco pontos seguidos, fazendo a diferença subir para seis. Porém, com grande atuação de Gabriel Deck, um dos destaques do primeiro tempo com 15 pontos, a equipe argentina voltou a ser superior em quadra e assumiu a liderança do placar pela primeira vez. O jogo, então, seguiu muito equilibrado. No intervalo, o San Lorenzo estava na frente por apenas dois pontos: 40 a 38.
TIME ARGENTINO VOLTA MELHOR E ABRE GRANDE VANTAGEM
Gabriel Deck foi o destaque da final e MVP da Liga das Américas (Foto: FIBA Americas)- O Mogi não começou bem o terceiro quarto. O time brasileiro tinha dificuldades no ataque e, após três minutos, havia convertido apenas dois pontos. Com isso, Guerrinha pediu tempo, mas os mogianos não reagiram. O San Lorenzo, por outro lado, subiu de produção e aproveitou para abrir uma boa vantagem no placar. A equipe argentina chegou a fazer 17 a 4 na parcial e abriu 15 pontos de frente, passando a impressão de que tinha a vitória bem encaminhada.
- Para piorar, o Mogi ainda ficou sem o pivô Caio Torres, lesionado, e viu Tyrone e Wesley Sena ficarem pendurados com quatro faltas já no terceiro quarto. Além disso, Shamell, um dos destaques da equipe, estava apagado. Em meio a esse cenário complicado, a equipe mogiana ainda conseguiu diminuir um pouco a diferença com uma bola de três de Filipin nos minutos finais. Ao fim do período, o San Lorenzo ganhava por 59 a 50.
MOGI REAGE E PASSA À FRENTE, MAS SAN LORENZO SE MANTÉM FRIO
- O início do último quarto foi favorável ao Mogi, que, com ótima participação de Filipin e Tyrone, cortou a diferença para apenas cinco pontos e voltou de vez para o jogo. A dupla seguiu inspirada, e, após uma bola de três de Filipin, o time brasileiro chegou a passar na frente em 62 a 61, diminuindo a empolgação dos torcedores da casa.
- Apesar disso, o San Lorenzo teve sangue frio neste momento. A equipe do técnico Gonzalo García retomou a liderança e, com boa participação de Gabriel Deck, abriu nove pontos de vantagem a 2:20 do fim: 74 a 65. O Mogi ainda tentou se aproximar, mas a equipe argentina manteve o controle da partida e venceu por 79 a 71 para conquistar o título inédito do torneio continental.
TIMES E PONTUAÇÕES
SAN LORENZO: Aguirre (11), Tucker (15), Mata (11), Deck (22) e Ferrer (8)
Entraram: Vildoza (0), Safar (8), Calfani (4) e Joel Anthony (0)
Regatas Corrientes garantiu a medalha de bronze da competição (Foto: FIBA Americas)
Regatas Corrientes
MOGI: Larry (20), Shamell (8), Jimmy (10), Tyrone (22) e Caio Torres (0)
Entraram: Vithinho (0), Fabricio (2), Filipin (8) e Wesley Sena (1)
REGATAS CORRIENTES FICA COM O TERCEIRO LUGAR DA LDA
- Mais cedo, o Regatas Corrientes, que havia perdido para o Mogi nas semifinais, venceu o duelo argentino com o Estudiantes Concordia, por 60 a 59, e ficou com a terceira posição da Liga das Américas. Em uma noite pouco inspirada de Paolo Quinteros, principal nome do Regatas, quem se destacou foi Alexis Harris, cestinha do jogo deste domingo com 18 pontos.

Fonte: Fiba Américas