11.10.18

CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE


Resultado de imagem para CORRIDA INTERNACIONAL  DE SÃO SILVESTRE LOGOS
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 / OUTUBRO / 2018 - QUINTA-FEIRA -
CORRIDA INTERNACIONAL
DE SÃO SILVESTRE
94ª CORRIDA ABRIU INSCRIÇÕES
- São Paulo – SP – A corrida internacional de São Silvestre é, provavelmente, a mais famosa das provas de rua em nosso país. Sempre disputada na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, todos os anos o Brasil recebe corredores de outros países apenas para participar da competição.
- Poucas pessoas sabem o porquê da competição se chamar “Corrida de São Silvestre”. Essa prova é disputada nos dias 31 de dezembro devido à uma comemoração de final de ano, porém ,essa data apresenta um significado cristão: São Silvestre foi um papa que comandou a Igreja Católica no período entre 31 de janeiro de 314 a 31 de dezembro de 335. Desde sua canonização, o dia de comemoração para São Silvestre tem sido o dia 31 de dezembro.
- A primeira edição da São Silvestre ocorreu em 1924, cujo evento foi idealizado e organizado pelo jornalista Casper Líbero. Conta-se que ele teria voltado da França maravilhado com uma prova de corrida de rua noturna, cujos atletas carregavam tochas durante todo percurso. A partir de então, encarregou-se de organizar uma corrida de rua em nosso país. Essa primeira edição conseguiu reunir apenas quarenta e oito pessoas para disputar a prova. É importante salientar que, assim como a corrida francesa assistida por Casper Líbero, a São Silvestre também era realizada à noite, de modo que os atletas cruzassem a linha de chegada em horário próximo à meia noite.
- Apresentando características próprias de um momento em que o esporte era pouco profissionalizado, os corredores não usavam vestimentas especiais para a prova. Outra curiosidade é a de que, naquela época, o percurso de prova consistia em 8,8 quilômetros e os corredores não poderiam ingerir água durante toda a prova. Com o avanço do conhecimento médico, especificamente da fisiologia, hoje sabe-se que a hidratação é fundamental durante a prática de qualquer tipo de atividade física.
- As mulheres passaram a integrar a competição apenas no ano de 1975. Isso porque a Organização das Nações Unidas – ONU – havia homenageado aquele ano, como “Ano Internacional da Mulher”. Nesse sentido, como uma resposta ao apelo da igualdade entre os gêneros, a organização da prova incluiu as mulheres na disputa.
- Para que a prova tivesse reconhecimento oficial, ela precisou passar por adaptações, de modo a cumprir as exigências da Federação Internacional de Atletismo. Assim, em 1991 o percurso de prova passou a ter extensão de 15 quilômetros; a prova não seria mais disputada no período noturno (a largada feminina se daria às 15 horas e a masculina, às 17 horas). Mas as mudanças valeram a pena: a São Silvestre passou a integrar o calendário internacional de provas de rua.
- O trajeto atual da São Silvestre é composto pelo seguinte percurso: Largada na Avenida Paulista, passando pela Rua da Consolação, Avenida Ipiranga, São João, Largo São Francisco, Viaduto do Chá e, finalmente, a subida da Rua Brigadeiro Luiz Antônio.
- Ainda que infelizmente a televisão não transmita essa parte tão importante da prova, é importante lembrar que pessoas portadoras de deficiências também participam da prova. Há largadas específicas para atletas cadeirantes e outra para portadores de outros tipos de deficiência.
- Só depois é que largam as elites feminina e masculina e o pelotão geral.
- Os horários de largada são:
CADEIRANTES MASCULINO E FEMININO: 14H45M;
DEMAIS CATEGORIAS DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA: 14H50M;
ELITE FEMININA: 16H30M;
ELITE MASCULINA: 16H47M;
PÚBLICO GERAL MASCULINO E FEMININO: 16H47M (APÓS A ELITE MASCULINA).
INSCRIÇÕES
Taxa: R$ 185,00
Local: site oficial www.saosilvestre.com.br
Prazo: Até o dia 23 de novembro ou quando o limite de 30 mil participantes for alcançado.
Fonte: agazetaesportiva.com