23.1.19

FUTEBOL - COPA AMERICA 2019


Resultado de imagem para FUTEBOL - COPA AMERICA 2019 - LOGOS 

- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / JANEIRO / 2019 - QUARTA-FEIRA -
FUTEBOL - COPA AMERICA 2019
REUNIÃO PARA SORTEIO SERÁ NESTA QUINTA – DIA 24/1

- Representantes dos dez países filiados à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vão se reunir nesta quinta-feira, pela manhã, no Rio, para tratar das eliminatórias da próxima Copa do Mundo. Qualquer que seja a decisão da Fifa sobre o número de participantes em 2022, no Catar, a ideia dos dirigentes sul-americanos é manter o sistema de disputa, que tem sido o mesmo desde as eliminatórias para o Mundial de 2002: turno e returno, com 18 rodadas e todos contra todos. Os cartolas preferem começar a disputa classificatória ainda este ano, de preferência em outubro, em vez de em março de 2020.
- A Fifa só confirmará o número de seleções participantes em 2022, no Catar, no dia 15 de março, quando o Conselho da entidade decidirá se aceita a ideia do presidente Gianni Infantino, com apoio da Conmebol, de aumentar de 32 para 48 equipes, quatro anos antes do prazo original de 2026.
- Se a Fifa mantiver o número de 32 seleções para o Catar, a Copa do Mundo acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Pelo sistema de eliminatórias preferido da Conmebol, após 18 rodadas, os quatro primeiros colocados das eliminatórias sul-americanas irão ao Mundial, com o quinto se classificando para uma repescagem.
- No entanto, se a Fifa aumentar o total de participantes para 48 equipes, a América do Sul passaria a ter seis vagas diretas, com o sétimo colocado disputando uma repescagem de olho em vaga extra. Isso significaria, ao final da disputa das eliminatórias sul-americanas, que o mínimo de seis e o máximo de sete das dez seleções filiadas à Conmebol estariam classificadas para a Copa do Mundo-2022. Também significaria que o Catar não organizaria sozinho o megaevento, que necessitaria de mais datas, além do programado (21 de novembro a 18 de dezembro).
- Com isso, a fórmula de disputa das eliminatórias em turno e returno poderia se arrastar além de novembro de 2021, correndo o risco de provocar o desinteresse dos torcedores, se mais da metade dos países puder garantir vagas com o possível inchaço do Mundial-2022.
- Isso não parece importar aos dirigentes, de olho na arrecadação dos direitos de TV, de publicidade estática e da bilheteria dos estádios. Cada uma das dez seleções sul-americanas teria direito a nove partidas como mandante nas eliminatórias em turno e returno.
- A reunião de quinta-feira da Conmebol, no Rio, também servirá para decidir a sede da Copa América-2020, quando o torneio passará a ser quadrienal. Existe uma grande possibilidade de acontecer fora da América do Sul, como ocorreu em 2016, com a Copa América do Centenário, disputada nos Estados Unidos.
- A reunião de quinta-feira será a primeira de duas que o Rio de Janeiro sediará sobre a Copa do Mundo-2022. A Fifa confirmou na cidade o próximo encontro, marcado para 21 de fevereiro, da força-tarefa da entidade, que estuda opções para renovar a Copa do Mundo de Clubes e criar uma Liga Mundial das Nações. A força-tarefa, com representes das seis confederações continentais, teve a segunda reunião de trabalho na última sexta-feira, em Casablanca, no Marrocos, para avaliar propostas sobre esses dois eventos, atualizando o tema em discussões paralelas com outros grupos, incluindo representantes de clubes, ligas e sindicatos de jogadores.
- A Fifa tem uma oferta de US$ 25 bilhões (cerca de R$ 93 bilhões) de investidores liderados pelo conglomerado SoftBank, do Japão, para administrar as novas competições por 12 anos a partir de 2021. A Fifa teria 51% de participação nos dois campeonatos.
- O projeto, no entanto, sofre forte oposição dos europeus, que criticam o sigilo da Fifa sobre os investidores e temem que uma nova Copa do Mundo de Clubes possa rivalizar com a Liga dos Campeões da Uefa.
- O Conselho da Fifa deverá decidir sobre as propostas nas reuniões marcadas para 14 e 15 de março, em Miami, assim como o aumento ou não do número de seleções da Copa do Mundo-2022, no Catar.
- O sorteio da Copa América será realizado nesta quinta-feira, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Brasil, Argentina e Uruguai são os cabeças-de-chave. O evento será conduzido pelo ex-lateral-direito Cafu, embaixador do torneio, e terá a participação de Marta, Zico, Zé Roberto, do uruguaio Diego Lugano, do argentino Javier Zanetti, do colombiano Francisco Maturana e do paraguaio Romerito.
- Ronaldinho Gaúcho fará uma participação especial, mas a organização guarda sua aparição como o momento mais surpreendente do evento.
VAR EM TODOS OS JOGOS
- A Conmebol vai confirmar nos próximos dias a utilização do VAR nos 26 jogos da Copa América que será disputada no Brasil. A tecnologia como auxílio à arbitragem será implementada pela primeira vez no torneio, que terá cinco sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.
- Em novembro do ano passado, o brasileiro Wilson Luiz Seneme, presidente da comissão de arbitragem da Conmebol, havia anunciado a intenção de ter o VAR na Copa América. A confirmação será na reunião nesta quinta-feira – ia 24/1, juntamente ao sorteio dos grupos e à abertura da venda de um novo lote de ingressos.
- A comissão técnica da seleção brasileira é amplamente favorável à tecnologia.

Fonte: globoesporte.com