3.1.19

FUTSAL - CRESCE A FUNDAÇÃO DE LIGAS ESTADUAIS


Resultado de imagem para FUTSAL - CBFS - LOGOS Resultado de imagem para FELIZ 2019
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 3 / DEZEMBRO / 2019 - QUINTA-FEIRA -
FUTSAL - CRESCE A FUNDAÇÃO DE LIGAS ESTADUAIS
LIGAS ESTADUAIS SEGUEM MODELO DE GESTÃO

LIGA PAULISTA DE FUTSAL:
- Tudo começou em 2011, quando os principais clubes do Estado de São Paulo optaram pela independência organizacional das competições. Após ficarem vinculados a FPFS por mais de 45 anos, representantes destes mesmos clubes se reuniram e fundaram a LPF (Liga Paulista de Futsal).
- Todo o processo teve o respaldo do então Presidente da FPFS, Dr. Ciro Fontão de Souza, que se mostrou entusiasta com o surgimento da primeira Liga Oficial da modalidade.  Laércio Graça, na ocasião Supervisor do S.C. Corinthians Paulista e Presidente do São Caetano Futsal, foi eleito Presidente da nova entidade cargo que ocupa até hoje, pois ao final de seu primeiro mandato não apareceram opositores à sua gestão, ou pretendentes ao cargo.
- Aos poucos, LPF foi ganhando forma e simpatia dos torcedores e apreciadores da modalidade no cenário nacional, já que a competição desde sua nascença tem parceria com o canal SporTV. No ano 2015 aconteceu a primeira transmissão ao vivo pelo canal oficial da Liga Paulista  via Youtube, neste espaço de tempo a TVLPF já foi vista em mais de 130 países.
- Toda a independência e sucesso gerou interesse em outros Estados, onde muitos deles deram início ao procedimento para a criação de suas respectivas Ligas. Hoje a LPF é modelo de gestão e referência para novas Entidades. O processo de fundação destas ligas segue em ritmo acelerado em boa parte do Brasil, e a união das Ligas em todas as questões e o que mais cativa e aproxima seus Presidentes, que já estudam formato de competição entre elas, veja abaixo as Ligas já oficialmente constituídas:
Fala Presidente: LAÉRCIO GRAÇA
 “Objetivamos o melhor para modalidade, nossos propósitos são desonerar e fortalecer os Clubes, buscar a excelência no organizacional, oferecer recursos tecnológicos, cursos, treinamentos, intercâmbios”.
LIGA MATO-GROSSENSE DE FUTSAL:
- No Mato Grosso, a Liga Mato-grossense de Futsal foi fundada no dia 24 de abril de 2014. Jeferson Cristiano Grolli é o Presidente. Ao todo, participam da Liga Mato-grossense de Futsal 32 equipes (entre masculinas e femininas).
Fala Presidente: JEFFERSON CRISTIANO GROLLI
“Acreditamos que a modalidade precisa avançar como um todo, que melhorias e fortalecimento precisam chegar aos clubes levando-se essencialmente sustentabilidade e alternativas para que tenham melhor visibilidade e apoio”.
LIGA CATARINENSE DE FUTSAL:
- Em 24 de novembro de 2015, foi instituída a LCF (Liga Catarinense de Futsal). sob a Presidência de Jorge Roberto Soares Júnior. A competição conta com as participações de 19 clubes na categoria principal e 100 equipes nas categorias de base (do sub-8 ao sub-18).  A LCF 2018 conta com 18 equipes na categoria adulta masculina.
Fala Presidente: JORGE ROBERTO SOARES JUNIOR
“Nosso objetivo é fortalecer o futsal, diminuir custos, oferecer calendário, estrutura organizacional e interagir com público, clubes e demais simpatizantes”.
LIGA PERNAMBUCANA DE FUTSAL:
- Fundada em 4 de maio de 2016, a Liga Pernambucana de Futsal tem como atual Presidente, o Sr. Franklin Vasconcelos Silva, e no momento conta com 20 equipes filiadas, as quais disputam a competição nos Módulos Prata e Ouro.
Fala Presidente: FRANKLIN VASCONCELOS SILVA
 “A Entidade surgiu com visão de inovadora, buscando o desenvolvimento do esporte no Estado e abraçando equipes de menor porte, estruturando competições e organizando-as. Fazendo, assim, com que essas equipes cresçam e se tornem modelo dentro do Estado. Desta forma, a Liga projeta que em 5 anos terá um quantitativo de 40 filiados, gerando por consequência empregos e amplo desenvolvimento no âmbito competitivo e educacional”.
LIGA PARAIBANA DE FUTSAL
- Instituída no dia 1º de maio de 2016, a Liga Paraibana tem a frente o Presidente Marcelo Nascimento da Silva “Marcelão”. Seu diferencial e a forma de disputa inovadora neste sistema de ligas, 20 equipes filiadas disputam a Série A, enquanto outros 32  jogam a Série B.
- Na Série A serão rebaixadas quatro equipes, por consequência na Série B sobem quatro times. Os dois últimos colocados da competição perdem suas vagas à duas novas equipes.
Fala Presidente: MARCELO NASCIMENTO DA SILVA
 “Objetivamos filosofia que beneficie o crescimento estrutural, organizacional e tecnológico da modalidade”.
LIGA NORTE RIOGRANDENSE DE FUTSAL:
- Presidida por Severino Martins de Lima Junior, o ‘Djavan’, a Liga Norte Riograndense de Futsal foi fundada em 13 de maio de 2017 e no ano de sua fundação contou com 19 clubes participantes.
Fala Presidente: SEVERINO MARTINS DE LIRA JUNIOR “DJAVAN”
“Temos como objetivo principal resgatar a pratica da modalidade em nosso Estado, organizando e proporcionando baixo custo nas competições, além de buscar qualificação aos profissionais na parte técnica e também na arbitragem”.
LIGA GAÚCHA DE FUTSAL
- Com pouco mais de um ano de existência (2017), a LGF (Liga Gaúcha de Futsal), tem Claiton Puls de Almeida na Presidência. Neste ano, 12 equipes disputam o certame.
Fala Presidente: NELSON BAVIER (GESTOR
 “Acredito que a modalidade tem uma capacidade de desenvolvimento muito grande. Neste sentido estamos unindo forças para que possamos alcançar os patamares desejados”.
LIGA FUTSAL DO PARANÁ
- Criada em agosto/2017 a LFP tem o empresário Cristiano Bortolon como seu Presidente. A mais jovem Liga do País terá sua primeira competição somente no segundo semestre deste ano e contará com a participação de 16 equipes.
Fala Presidente: CRISTIANO BORTOLON
 “Nossa intenção é objetivar benefícios, fazer competições com maior visibilidade, possibilitando maior crescimento e credibilidade para a modalidade”.
LIGA NACIONAL DE FUTSAL
Fala Presidente: CLADIR JOÃO DARIVA (LNF
“A Liga Nacional de Futsal, LNF, foi criada com o propósito de demonstrar transparência, profissionalismo, melhorias de gestão e atualização do Futsal. As ligas estaduais não são muito diferentes, pois todas CLAMAM por fortalecer e dar suporte às entidades, inovando e aproximando o público às equipes, proporcionando atividades inerentes às competições e à modalidade. Assim, com as ligas estaduais poderemos buscar uma união em prol da modalidade, agindo de uma forma única, objetivando resultados que vão ao encontro dos interesses do Futsal Brasileiro. Desta maneira a Confederação e as Federações poderão caminhar juntas com a LNF e as ligas estaduais respeitando suas características e individualidades”.
Fonte: LNF – Liga Nacional de Futsal