23.2.19

KARATÊ - FORA DA OLIMPIADA


Resultado de imagem para Federação Mundial de Karatê - LOGOSResultado de imagem para confederação brasileira de karate - LOGOS

- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 / FEVEREIRO / 2019 - SEXTA-FEIRA -
KARATÊ - FORA DA OLIMPIADA
Atletas e Confederação de karatê lamentam provável saída do programa olímpico:
MODALIDADE ESTÁ FORA DA OLIMPIADA DE 2024

- Nesta semana, o Comitê Organizador Local (COL) anunciou a lista de esportes adicionais para o programa olímpico. Os franceses mantiveram o surfe, o skate e a escalada esportiva na programação, modalidades que vão estrear em Tóquio 2020 como esportes adicionais. O breakdance foi a quarta nova modalidade proposta. Desta maneira, o karatê deve ficar fora da edição de 2024 dos Jogos - o que provocou decepção e lamentos de atletas e também da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).
- A possibilidade do karatê ficar fora dos Jogos de Paris foi um duro golpe para a comunidade esportiva da modalidade. No Brasil, os principais atletas brasileiros se manifestaram e, claro, lamentaram o cenário.
- Vinicius Figueira, vice-campeão mundial em 2018 e o terceiro colocado do ranking na categoria até 67kg, foi enfático ao falar sobre o assunto. Para ele, o foco deve ser em Tóquio.
- É uma notícia muito triste, mas estamos focados em 2020 - resumiu o atleta.
- Bicampeão mundial em 2010 e 2014, Douglas Brose se mostrou decepcionado. Ele que foi um dos líderes na busca pela modalidade ser olímpica no Japão, compreende que o karatê do mundo inteiro perde, em caso deste cenário ser confirmado.
- É o nosso sonho que, por enquanto, tem dias contados. Não somente para nós atletas que buscamos uma vaga para 2020, mas também aqueles que nos enxergam como inspiração, para um dia estar em nossos lugares buscando uma vaga nos Jogos. O karatê do mundo perde muito - analisou, o lutador que busca a sua primeira participação nos Jogos.
- Para Valéria Kumizaki, vice-campeã Mundial em 2016, explicou que esperava pela manutenção da modalidade no programa olímpico.
- Nós que esperamos tanto esse momento, tínhamos a esperança de que continuaria e agora está fora. A gente sempre esperou, é uma decepção muito grande. Para a gente que esta na corrida olímpica fica aquele gostinho de sermos os únicos que teremos a participação nas Olimpíadas, pois não sei se teremos mais, né? - avaliou.
- Diante deste cenário, dificilmente o karatê, que está também em caráter de modalidade adicional nos Jogos de Tóquio em 2020, estará presente na edição seguinte dos Jogos. Porém, a definição dos esportes adicionais dependerá de uma análise do Comitê Olímpico Internacional (COI) - o Comitê Executivo, em março, terá uma reunião para tratar deste e outros assuntos. A previsão da definição das modalidades deve acontecer em dezembro de 2020.
- Confira a posição da Confederação Brasileira de Karatê e da Federação Mundial de Karatê sobre o tema:
- A Federação Mundial de Karatê está profundamente entristecida pelo anúncio de que o Karatê não será incluído como um esporte adicional no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“Nosso esporte cresceu exponencialmente nos últimos anos, e ainda não tivemos a chance de provar nosso valor como esporte olímpico, já que faremos nossa estréia como uma modalidade olímpica em Tóquio 2020. Nos últimos meses, trabalhamos implacavelmente, em conjunto com a Federação Francesa, para alcançar nosso objetivo de sermos incluídos em Paris 2024. Acreditávamos que tínhamos cumprido todos os requisitos e que tínhamos as condições perfeitas para ser adicionado ao programa esportivo; no entanto, ficamos sabendo hoje que nosso sonho não estará se concretizando", disse o presidente da WKF, Antonio Espinós.
- O Karate tem mais de 255 mil atletas afiliados na França em mais de 5.000 clubes. 55% destes atletas têm menos de 18 anos de idade. O país anfitrião de Paris 2024 é uma grande potência no Karate e conquistou 15 títulos mundiais nos últimos quatro Campeonatos Mundiais. Globalmente, o Karate tem 100 milhões de fãs em 194 federações nacionais em todo o mundo. A última edição do Campeonato Mundial foi transmitida em 186 países e registrou uma participação de 1200 atletas de 131 nações.
“A França é um dos países mais fortes do Karatê. Nós tínhamos esperanças de estar em Paris 2024 devido à força e popularidade do nosso esporte na França. Infelizmente, recebemos a péssima notícia para o Karate que nosso esporte será excluído dessa lista”, declarou o chefe do órgão internacional de governo do Karatê.
- A Federação Mundial de Karatê convoca para superar essa adversidade, como aconteceu muitas vezes em situações como essa no passado. “Mais uma vez, precisamos nos recuperar rapidamente e continuar trabalhando como sempre fizemos. É assim que somos capazes de ter uma Federação e um esporte que todos nós podemos nos orgulhar. Por isso, conto com o seu apoio e cooperação como sempre”, disse Espinós aos milhões de seguidores do Karate.
Fonte: globoesporte.com