23.3.20

CBF – BRASILEIRÃO – SEM MUDANÇAS


Resultado de imagem para HOMENS N JOGANDO FUTEBOL - DESENHOS  Resultado de imagem para CBF FUTEBOL LOGOS

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
CBFS – BRASILEIRÃO –
SEM MUDANÇAS ?
CBF RECHAÇA MUDAR FÓRMULA DO BRASILEIRÃO
E ADEQUAR CALENDÁRIO AO EUROPEU

- No final de semana, o Secretário Geral da CBF, Walter Feldman, voltou a falar sobre as mudanças no futebol brasileiro por conta da pandemia do Covid-19.
Resultado de imagem para Walter Feldman CBF  - FOTO- Em entrevista à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, o dirigente rechaçou mudar a fórmula do Campeonato Brasileiro de 2020 e adequar o calendário ao europeu.
- Com os jogos suspensos por tempo indeterminado, os estaduais podem ocupar datas e inviabilizar o Brasileirão de pontos corridos com 38 rodadas quando a bola voltar a rolar. Ainda assim, Feldman nega que a fórmula da competição será alterada.
“A mudança de fórmula do Campeonato Brasileiro está descartada”, pontou. “O desejo nosso, expresso pelo presidente Carlos Caboclo, é que a gente possa encontrar datas para os estaduais serem encerrados”, complementou o Secretário Geral.
- Para solucionar o problema de datas, há quem sugira adequar o calendário brasileiro com o europeu. Walter Feldman, entretanto, também mostra que a CBF é contra esta medida.
 “Não existe a possibilidade do calendário do futebol brasileiro ser adequado ao do futebol europeu”, declarou.
- Ainda na mesma entrevista, Walter Feldman afirmou que a previsão da entidade máxima do futebol brasileiro é que as atividades retornem entre maio e junho. Segundo ele, entretanto, trata-se de um prognóstico, que pode mudar, dependendo de como a epidemia do Covid-19 se propague no país.
PARA ESPECIALISTA, POSIÇÃO DE FELDMAN SOBRE CALENDÁRIO É PREMATURA
- Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-Santos, Dr. Rafael Cobra analisou a declaração do secretário-geral da CBF.
- O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, declarou em entrevista exclusiva ao “Esporte Interativo” que não mudará o formato do Campeonato Brasileiro, tampouco adequará o calendário do futebol nacional ao europeu, devido ao surto mundial de coronavírus.
- No entanto, o advogado especialista em Direito Desportivo, Rafael Cobra, avaliou a declaração como prematura, diante da falta de perspectiva quanto ao término da pandemia.
- Talvez tenha sido uma declaração que não possa corresponder com a realidade um pouco à frente. Acho que pela falta de noção exata do tempo que ficará suspenso as competições esportivas, é absolutamente prematuro afirmar que não adotará nenhuma outra medida – afirmou.
Walter Feldman, secretário-geral da CBF e presidente do Comitê de Reformas
Dr. RAFAEL COBRA - Advogado
- O especialista tirou como base a China, local onde foram registrados os primeiros casos da doença. Lá, o pico da enfermidade chegou ao fim nos últimos dias e o país começou, de forma lenta, a retomar as suas atividades, após cerca de quatro meses de paralisação geral para erradicação do COVID-19. Segundo Rafael, caso o prazo a nível nacional seja o mesmo, não haveria forma de adequar o calendário a não ser modificando o formato do Brasileirão ou estendendo a competição a 2021.
- Se formos usar como parâmetro China e Coreia, onde iniciou a disseminação do vírus, lá para o final de novembro, início de dezembro, agora que eles estão iniciando o controle e fazendo os primeiros movimentos para reativar as atividades esportivas. A gente tá falando de um período de aproximadamente quatro meses de suspensão de atividades. Se a gente usar essa mesma referência aqui pro Brasil, as competições esportivas voltariam em data que seria absolutamente impossível a manutenção de um Campeonato Brasileiro de turno e returno, pontos corridos, não haveriam datas pra isso. Então, obrigatoriamente uma das duas medidas precisarão ser adotadas: ou mudar a fórmula do campeonato ou, como última e única alternativa, restaria a adequação do calendário, terminando a competição no ano que vem – disse.
- Para Cobra, os estaduais foram os mais atingidos com a pandemia. O advogado crê que a possibilidade de cancelamento das competições é grande. No momento, todos os 27 campeonatos estão suspensos.
- Caso haja a continuidade dos campeonatos estaduais, o que eu acho de pouca probabilidade, eles não se encerrarão nas datas anteriormente previstas. Este conflito terá que ser analisado de forma muito contundente pelas entidades que administram as competições esportivas e talvez até com alguma alteração legislativa com vigência momentânea – pontuou.
- De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registrou 1.546 casos e 25 mortes devido o coronavírus.

Fonte: CBF – Confederação Brasileira de Futebol